Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mão indica que hominídeo foi o 1º a fabricar ferramentas

Lee Berger mostra a mão fossilizada encontrada por ele e pelo filho na África


.
Ele se balançava nas árvores como um chimpanzé, mas tinha dedos longos e hábeis para fabricar ferramentas, além de pés híbridos para caminhar ereto: assim era o hominídeo Australopithecus sediba, possível ancestral do gênero Homo, segundo estudo publicado na edição desta quinta-feira da revista Science.
Até agora, acreditava-se que o primeiro fabricante de ferramentas tivesse sido o Homo habilis. Esta crença se baseava em estudos de 21 ossos de mão fossilizados encontrados na Tanzânia, que datam de 1,75 milhão de anos atrás. Mas um exame mais detalhado de dois esqueletos parciais fossilizados de Australopithecus sediba, descobertos na África do Sul em 2008, sugerem que estas criaturas, que habitavam o planeta há 1,9 milhão de anos, elaboravam ferramentas até mesmo antes e poderiam ser o primeiro antepassado direto do gênero Homo.
Após analisar a mão mais completa encontrada até agora, os especialistas concluíram que o Australopithecus sediba tinha um polegar extralongo e dedos fortes, que teria usado para fabricar ferramentas, apesar de ainda ter um cérebro pequeno, similar ao do macaco, demonstraram as descobertas.
Os ossos da mão encontrados pertenciam a uma mulher adulta, que tinha entre 20 e 30 anos ao morrer. Seus restos foram encontrados perto dos de um menino, cujos ossos fossilizados também foram incluídos no estudo. "A mão sediba revela uma surpreendente mistura de características que não teríamos previsto que pudessem existir em uma mesma mão", disse uma das cientistas, Tracy Kivell, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva em Leipzig, Alemanha.
"Tem um polegar longo, mas é surpreendente que este polegar seja ainda mais longo do que os que vemos nos humanos modernos", comentou. "O punho estava mais bem preparado para suportar cargas maiores do que o que poderia durante o uso de ferramentas, por exemplo" e tinha dedos longos e estreitos, "capazes de agarrar com força", acrescentou.
"Esta morfologia nos sugere, assim, que o 'sediba' provavelmente ainda usava suas mãos para subir em árvores... Mas é provável que também fosse capaz de executar as manobras de precisão que acreditamos ser necessárias para fabricar ferramentas de pedra", afirmou Kivell.
Outras partes do corpo incluídas no estudo foram o pequeno, porém avançado cérebro do Australopithecus sediba, sua pélvis, que reflete uma postura ereta, e um conjunto único de pé e tornozelo que "combina características dos macacos e dos seres humanos em um único pacote anatômico", disse o autor principal do estudo, Lee Berger.
Berger, um cidadão americano professor da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, e seu filho de nove anos descobriram o fóssil em Malapa, ao norte de Johannesburgo, em 2008. Neste sítio foram encontrados mais de 220 ossos de pelo menos cinco pessoas, entre as quais crianças, jovens e adultos.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5337409-EI8147,00-Mao+indica+que+hominideo+foi+o+a+fabricar+ferramentas.html

0 comentários:

Postar um comentário