Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Sobre radicalismo ateu

Dawkins diz no livro "Deus um delírio" que a gente deve respeitar as pessoas mas não as suas crenças e eu gostei muito disso. Sei que é difícil separar essas duas coisas pois estão interligadas e acho que nós ateus temos que aprender ainda a fazer isso. Minha mãe e minha avó eram católicas, minha mulher também é católica, a maioria da família de meu pai é crente, e a maioria de meus amigos também acreditam em deus, meu pai era ateu e meus irmãos acredito que sejam todos ateus. Apesar de discordar de meus parentes ou amigos teístas eu nunca tive problemas com eles quanto a isso. O importante é o amor que a gente sente pelas pessoas, independente de suas crenças ou descrenças, isso é apenas um detalhe. Um ateu se achar melhor do que um teísta só por ser ateu é ridículo e pobre. Eu nunca tive vergonha de ser ateu e nunca me senti discriminado por isso, acho que de todas as minorias a menos descriminada são os ateus. Imagina ser negro, gay, drogado, a discriminação que sofremos é muito suave e acho que os ateus exageram muito quando se referem a isso. Eu odeio crentes fanáticos que querem fazer você acreditar em deus mas amo meus parentes e amigos que acreditam em deus e acho que ser um ateu fundamentalista ou radical é tão pobre quanto qualquer cristão fanático. Sei que estamos numa auto-afirmação enquanto ateus para nos valorizarmos e nos conscientizarmos de nosso ateísmo mas acho que não podemos cair para o radicalismo ateísta, que nada tem a ver com a militância ateísta. Eu mesmo me considero um militante ateísta no mundo virtual mas não me considero um ateu radical, tirando meu pai e irmãos as pessoas mais importantes da minha vida acreditam ou acreditavam em deus. Vamos sair do armário mas sem cair em radicalismos de criar Estados ateus virtuais ou coisas do tipo, vivemos num País com múltiplas crenças e religiões e acho que é dentro dele que temos que viver a nossa realidade. Mais tolerância de ambas as partes acho que deve ser o caminho a ser seguido.
.
Cheguei agora da chácara e li os posts desse tópico. Acho que realmente eu buscava uma reflexão sobre o sair do armário e não misturar isso com radicalismo ateu. Dawkins não é um cara radical e se vocês assistiram o vídeo dele em que ele lança a campanha "OUT" fica bem claro que ele busca é uma conscientização dos ateus para que mais ateus se assumam enquanto tal e reduzam o grau de preconceito que tem sociedade em geral contra nós, a exemplo do que faz o movimento gay. Acho que radicalismo, fanatismo, intolerância, fundamentalismo cabe tudo no mesmo saco e acho que não é o que eu quero para mim. E foi nesse sentido que criei as minhas comunidades no orkut de ateísmo em vídeos e esse grupo aqui do facebook, para conscientizar os ateus a assumirem o seu ateísmo, a pegarem instrumental teórico e se auto-ajudarem para vencer o preconceito contra nós. Estou satisfeito com esse grupo, tanto que estou ficando viciado aqui e dando pouca atenção as minhas comunidades do orkut. Acho o facebook mais dinâmico, adoro esses debates, vejo que tem uma gurizada nova com pouco embasamento teórico e pouca leitura mas vejo que isso é o que se passa em geral com a juventude, hoje se lê pouco, se assiste muito vídeo e se passa muito tempo em bate papo na net. Na minha adolescência eu lia muito porque não tinha outras opções, mas hoje acho difícil botar essa gurizada a ler, acho que ler está ficando ultrapassado e velho, daqui a uns anos livros impressos serão coisa de museu, infelizmente.
.
São posts que fiz e coloquei no meu grupo Ateus ... saiam do armário do facebook: http://www.facebook.com/groups/ateuligente/

1 comentários:

Divina disse...

Muitas coisas que o religioso faz e que e apenas manifestação de sua fe, se um ateu faz vira radicalismo, falta de respeito e ate intolerância.

Postar um comentário