Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Nos passos da França, Itália aprova projeto que proíbe burqa

A Itália deu um passo em direção à "liberdade" estabelecida ano passado na França ao aprovar, nesta terça, um projeto de lei que prevê a proibição da burqa, o véu islâmico usado por mulheres, no país. O projeto, que passou pelo comitê parlamentar de Assuntos Institucionais e deve ir à votação em setembro, é produto de propostas do Povo da Liberdade, o partido do premiê Silvio Berlusconi, e da Liga Norte. As informações são da agência Ansa.
Em 2010, a França passou uma medida similar, que prevê multa a quem optar por usar a vestimenta típica dos adeptos do islamimsmo, argumentando que a prática vai contra os fundamentos da liberdade individual. Nesta terça, a relatora do projeto, Suad Sbai of the Pdl, segui o mesmo caminho. "Não iremos parar no caminho à libertação das mulheres que são segregadas e não têm direitos", argumentou. Somente o Partido Democrático, de centro esquerda, votou contra o projeto.
O projeto de lei não contém menções à religião islâmica, mas prevê também a proibição da niqab (véu islâmico que cobre parte do rosto), além de outras indumentárias de "origem étnica". O texto contém a proposta de uma multa de 150 a 300 euros para quem descumprisse a eventual lei, e uma pena de 30 mil euros e aprisionamento de um ano para quem forçasse alguém a usar as vestimentas. De acordo com a Ansa, não há dados sobre o uso do véu na Itália, mas uma pesquisa indica que 73% das pessoas se opõem ao hábito
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5275998-EI8142,00-Nos+passos+da+Franca+Italia+aprova+projeto+que+proibe+burqa.html

0 comentários:

Postar um comentário