Pôster do filme “Criação” (Creation) - baseado no livro “Annie’s Box”, escrito por Randal Reynes, tataraneto de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Bolivianos defendem em passeatas mascagem da folha de coca

Produtor masca folha de coca durante o Dia Nacional da Coca realizado em frente à embaixada americana em La Paz


.
Manifestações multitudinárias tomaram, nesta quarta-feira, as ruas de várias cidades bolivianas, entre elas La Paz e Santa Cruz, as mais importantes do país, em um dia destinado a apoiar uma gestão do governo para que a ONU anule a proibição da mascagem da folha de coca. Participaram do ato plantadores de coca, camponeses, indígenas, mineiros, vendedores de produtos feitos com base da folha, ativistas e parlamentares do partido do governo.
"Os países nos apoiam para que possamos descriminalizar; o único que se opõe são os Estados Unidos", queixou-se Leonilda Zurita, dirigente dos produtores de coca e do partido Movimento ao Socialismo (MAS, situação). A delegação americana explicou, em declaração à imprensa, que "a posição do governo dos Estados Unidos de não apoiar a emenda proposta se baseia na importância de manter a integridade da Convenção de 1961, que constitui uma ferramenta importante para a luta mundial contra o narcotráfico".
Uma coluna de manifestantes se instalou pacificamente em frente à sede da embaixada americana - protegida preventivamente por 50 policiais - para mascar, durante quase uma hora, folhas de coca. "A folha de coca não é cocaína", declararam os manifestantes.
O dia da mascagem, "acullico" ou "pijcheo" - como se denomina a prática nos idiomas aymara ou quechua - foi celebrada em várias praças de La Paz, Santa Cruz, Cochabamba, Oruro, Potosí e Tarija, com a degustação da planta milenar e a exposição de produtos a base de coca. A folha de coca, matéria-prima da cocaína, está incluída em uma lista de substâncias proibidas da ONU, assim como sua mascagem, cuja prática o governo boliviano tenta descriminalizar.
O chanceler David Choquehuanca fez um giro por vários países europeus buscando apoio a esta causa. No dia 31 deste mês termina o prazo para que os países se pronunciem sobre o tema. Os Estados Unidos já manifestaram na quarta-feira passada sua oposição ao pedido boliviano.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4912782-EI8140,00-Bolivianos+defendem+em+passeatas+mascagem+da+folha+de+coca.html

0 comentários:

Postar um comentário