Kentaro Mori mostra cartaz de protesto contra homeopatia
.
Precisamente às 10h23 do próximo sábado, um grupo de ativistas anti-homeopatia vai se reunir na Praça Benedito Calixto, zona oeste da capital, para tomar uma overdose de medicamentos homeopáticos. O mesmo acontecerá em Porto Alegre (RS), Natal (RN) e outras 53 cidades de 25 países. Não se trata de uma tentativa de suicídio em massa. O objetivo dos autodenominados céticos é denunciar o desperdício de tempo e dinheiro com remédios que, segundo eles, não passam de água com açúcar.
.
Embora a prática seja reconhecida há mais de 30 anos pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira, ainda desperta polêmica tanto na comunidade médica como na sociedade leiga. Mesmo entre os adeptos há uma divisão. Enquanto uma corrente rejeita a interferência de medicamentos alopáticos e até mesmo de vacinas no tratamento, outra - que tem o respaldo das entidades médicas, farmacêuticas e do Ministérios da Saúde - entende que a homeopatia pode atuar de forma complementar à medicina tradicional.
O debate veio à baila graças à Campanha 10:23 (mais informações nesta página), que acontece pelo segundo ano consecutivo na Grã-Bretanha e é organizada pela Sociedade Merseyside de Céticos (MSS, na sigla em inglês). "Bilhões de dólares são gastos ao redor do mundo com remédios homeopáticos e, quando se explica do que realmente se tratam, a maioria das pessoas se choca e não acredita que esses tratamentos inúteis continuam a ser vendidos", diz Michael Marshall, porta-voz da MSS. Ele conta que o governo britânico fez recentemente uma revisão das evidências científicas e concluiu que não há provas conclusivas sobre a eficácia da homeopatia. No entanto, o Sistema National de Saúde da Grã-Bretanha gasta por ano mais de 4 milhões de libras (R$ 10 milhões) com remédios homeopáticos. "Alegam que as pessoas têm direito de escolher seu tratamento, não importa se ele funciona ou não. Isso é uma situação louca", diz .
No Brasil, em 2010, o investimento federal para custear consultas e medicamentos homeopáticos no Sistema Único de Saúde (SUS) foi de R$ 3 milhões, sem contar o gasto de Estados e municípios. Segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde, 285 municípios do País oferecem assistência homeopática na rede pública e cerca de 60% deles também fornecem medicamentos.
Carmem de Simoni, coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde, explica que a inclusão da homeopatia e demais tratamentos alternativos no SUS foi uma resposta ao desejo da população manifesto nas Conferências Nacionais de Saúde desde 1988. Além disso, atende a recomendações da Organização Mundial de Saúde.
Mas críticos como Kentaro Mori, representante da MSS no Brasil, alegam que o apoio institucional à homeopatia diminui a confiança do público na medicina baseada em evidências e pode fazer com que pacientes com doenças graves evitem procurar tratamento médico e venham a morrer. O médico Dráuzio Varella faz coro. "Não conheço médicos que já não tenham atendido doentes seriamente prejudicados por práticas alternativas", afirma.
Para Marcus Zulian Teixeira, um dos maiores pesquisadores do tema no País, a recusa de tratamentos convencionais está mais ligada a uma mentalidade de contracultura de certos médicos e pacientes que aos fundamentos da homeopatia. "Seria antiético tirar o remédio de um paciente que chega ao consultório com uma doença crônica e necessita da droga."
Mas ele reconhece que ainda há profissionais com esse posicionamento, como o que atendeu a secretária Patrícia Felipe, de 33 anos. "Tomei antidepressivos por cinco meses, mas queria me livrar de remédios fortes e procurei um homeopata." O médico suspendeu o tratamento e Patrícia passou a sofrer de crises de abstinência. "Sentia muito medo e ansiedade. Tinha vontade de pegar a caixa de antidepressivos e tomar tudo de uma vez."
.
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110130/not_imp672944,0.php
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
domingo, 30 de janeiro de 2011
Qual o motivo para expandir o Ateísmo?
.
.
Muitos teístas perguntam o porquê dos ateus quererem espalhar suas idéias,o motivo de se expandir esse pensamento,se não há salvação eterna,nem promessa de milagres,qual a utilidade de querer aumentar os adeptos dessa ideologia?!
Simples,a religião atrasa o desenvolvimento da sociedade!!Por exemplo,a escravidão negra,um dos grandes causadores de diferenças sociais e preconceitos no mundo de hoje,só foi possível pois a igreja cristã concordava (ou pelo menos não discordava)da idéia européia de superioridade sobre as outras raças!E esse é apenas um dos milhares de fatos!
Apesar de não acreditar em Deus/Deuses ou nada do tipo,não vejo esse como o maior problema das religiões,o grande problema é a submissão a Instituição!Muitos religiosos (talvez a enorme maioria) vê no seu líder religioso a ligação com Deus/Deuses ou o fundamento da sua crença,o que torna esse líder praticamente um Deus!
Como assim?!Se o seu pastor fala que café faz mal,você passa a acreditar nisso,se ele fala que café faz bem,você passa a acreditar nisso,usei isso como um exemplo bobo,e não quero generalizar,muitos tem a capacidade de discordar desse líder!
A questão chave é,a religião manipula a massa,é por isso que questões como aborto,legalização de droga,casamento gay,eutanásia,testes em animais,e etc… não conseguem ter o seu debate concluído,pois sempre cai numa questão religiosa,ou moral com base na religião!
A Terra gira em torno do Sol?Você provavelmente falou sim,mas na época que a igreja dominava o mundo(leia-se idade média,ou idade das trevas),você seria morto,imagine agora o atraso que isso se deu pra ciência?
Agora você já deve ter em mente uma boa resposta para:Qual o motivo para se expandir o Ateísmo?!
O grande motivo para se expandir o Ateísmo não é conseguir mais adeptos,não acho que nenhum ateu venha ganhar por mais pessoas seguirem a sua idéia,é simples e unicamente,separar a religião( não religiosos)da política e da organização social,distinguir,fé de fatos!Se a sua crença não permite tomar café,não tome,mas não atrapalhe quem goste de tomar!
Esse é o grande fundamento de se expandir essa idéia,tirar a religião das entranhas da formação social para que essa possa seguir um rumo linear no qual busque o melhor para TODOS independente se fulano é judeu,cristão,pagão,ateu,etc…
Obrigado pela atenção!
Brayan de Souza!
.
http://ateusim.wordpress.com/
sábado, 29 de janeiro de 2011
Humano transgênico
Publicados resultados de procedimentos feitos nos primeiros seres humanos modificados geneticamente
.
Faz mais de dois anos que os primeiros seres humanos transgênicos circulam lépidos e felizes entre nós. Mas não se preocupe, eles não são policiais com superpoderes ou corredores de maratona turbinados. São pessoas que nasceram com doenças genéticas graves e foram geneticamente modificados nos hospitais. Receberam o gene que faltava em seu genoma e se livraram da doença. Agora, após dois anos de acompanhamento, os resultados desses experimentos estãos endo publicados na literatura científica. É o começo de uma nova era.
O paciente P2 é um jovem de 18 anos que teve o azar de herdar de um dos pais uma cópia não funcional do gene que produzum dos componentes da hemoglobina, a proteína que carrega oxigênio e é responsável pela cor vermelha do sangue. Mas seu azar foi duplo, pois a cópia do gene que herdou do outro progenitor também era defeituosa e incapaz de produzir a quantidade necessária de hemoglobina.
Essa doença é comum, chama- se talassemia e,quando as duas cópias do gene não funcionam, provoca anemia fortíssima. Antigamente era fatal, mas hoje pode ser tratada com transfusões periódicas ou transplante de medula.Foram as transfusões que recebia a cada mês, desde os 3 anos, que mantiveram P2 vivo, pois nunca foi achado um doador compatível.
Num primeiro passo, os cientistas colheram uma amostra da medula óssea de P2, onde estão as células que produzem hemácias. No caso de P2, essas células não produziam hemoglobina. As células foram mantidas vivas fora do corpo e geneticamente transformadas com um vírus modificado.
Esse vírus continha uma cópia normal do gene que faltava a P2. Enquanto suas células geneticamente modificadas cresciam no laboratório, P2 foi submetido a uma forte quimioterapia para matar grande parte das células que habitavam amedula de seus ossos.
Finalmente, em junho de 2007, as células originais de sua medula, agora com um gene funcional, foram reinjetadas. Durante o primeiro ano, P2 teve de receber transfusões, mas a análisedo sangue mostrava que, aos poucos, a quantidade de hemoglobina derivada das novas células aumentava.
Isso porque as células se dividiam e colonizavam a medula dos ossos. Em junho de 2008, P2, agora um humano transgênico, recebeu sua última transfusão e foi considerado curado da talassemia.
Novidade. O desenvolvimento do vírus modificado,capaz de carregar o gene para a célula, é a novidade que permitiu o tratamento. Desde 1984, cientistas tentam construir um vírus capaz de executar essa tarefa de modo seguro.
Os primeiros, desenvolvidos tendo como base os retrovírus, foram testados em pacientes entre 2000 e 2003,quando se descobriu que eles alteravam o comportamento das células. Algumas se tornavam malignas,causandocâncer. Esse fracasso provocou moratória nos testes.
O novo vírus, baseado no HIV, parece mais seguro e os testes em humanos foram retomados. Foram 25 anos entre a ideia inicial e a cura dos primeiros pacientes.
Em todos os experimentos foi respeitada uma regra autoimposta: as modificações genéticas introduzidas em humanos não deveriam envolver a linhagem germinativa.Isso quer dizer que P2, apesar de ser transgênico e ter o gene correto em sua medula, não tem o gene correto nos testículos e, se tiver filhos, certamente transmitirá a doença.
A construção dos primeiros humanos transgênicos inicia uma nova era. Após compreender como funcionam os genes e modificar geneticamente plantas e animais, estamos nos aventurando no nosso genoma. Alguns serão contra essa incursão – por medo ou restrições éticas e religiosas –, mas P2 é hoje um homem mais feliz.
.
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,humano-transgenico,641793,0.htm
.
Faz mais de dois anos que os primeiros seres humanos transgênicos circulam lépidos e felizes entre nós. Mas não se preocupe, eles não são policiais com superpoderes ou corredores de maratona turbinados. São pessoas que nasceram com doenças genéticas graves e foram geneticamente modificados nos hospitais. Receberam o gene que faltava em seu genoma e se livraram da doença. Agora, após dois anos de acompanhamento, os resultados desses experimentos estãos endo publicados na literatura científica. É o começo de uma nova era.
O paciente P2 é um jovem de 18 anos que teve o azar de herdar de um dos pais uma cópia não funcional do gene que produzum dos componentes da hemoglobina, a proteína que carrega oxigênio e é responsável pela cor vermelha do sangue. Mas seu azar foi duplo, pois a cópia do gene que herdou do outro progenitor também era defeituosa e incapaz de produzir a quantidade necessária de hemoglobina.
Essa doença é comum, chama- se talassemia e,quando as duas cópias do gene não funcionam, provoca anemia fortíssima. Antigamente era fatal, mas hoje pode ser tratada com transfusões periódicas ou transplante de medula.Foram as transfusões que recebia a cada mês, desde os 3 anos, que mantiveram P2 vivo, pois nunca foi achado um doador compatível.
Num primeiro passo, os cientistas colheram uma amostra da medula óssea de P2, onde estão as células que produzem hemácias. No caso de P2, essas células não produziam hemoglobina. As células foram mantidas vivas fora do corpo e geneticamente transformadas com um vírus modificado.
Esse vírus continha uma cópia normal do gene que faltava a P2. Enquanto suas células geneticamente modificadas cresciam no laboratório, P2 foi submetido a uma forte quimioterapia para matar grande parte das células que habitavam amedula de seus ossos.
Finalmente, em junho de 2007, as células originais de sua medula, agora com um gene funcional, foram reinjetadas. Durante o primeiro ano, P2 teve de receber transfusões, mas a análisedo sangue mostrava que, aos poucos, a quantidade de hemoglobina derivada das novas células aumentava.
Isso porque as células se dividiam e colonizavam a medula dos ossos. Em junho de 2008, P2, agora um humano transgênico, recebeu sua última transfusão e foi considerado curado da talassemia.
Novidade. O desenvolvimento do vírus modificado,capaz de carregar o gene para a célula, é a novidade que permitiu o tratamento. Desde 1984, cientistas tentam construir um vírus capaz de executar essa tarefa de modo seguro.
Os primeiros, desenvolvidos tendo como base os retrovírus, foram testados em pacientes entre 2000 e 2003,quando se descobriu que eles alteravam o comportamento das células. Algumas se tornavam malignas,causandocâncer. Esse fracasso provocou moratória nos testes.
O novo vírus, baseado no HIV, parece mais seguro e os testes em humanos foram retomados. Foram 25 anos entre a ideia inicial e a cura dos primeiros pacientes.
Em todos os experimentos foi respeitada uma regra autoimposta: as modificações genéticas introduzidas em humanos não deveriam envolver a linhagem germinativa.Isso quer dizer que P2, apesar de ser transgênico e ter o gene correto em sua medula, não tem o gene correto nos testículos e, se tiver filhos, certamente transmitirá a doença.
A construção dos primeiros humanos transgênicos inicia uma nova era. Após compreender como funcionam os genes e modificar geneticamente plantas e animais, estamos nos aventurando no nosso genoma. Alguns serão contra essa incursão – por medo ou restrições éticas e religiosas –, mas P2 é hoje um homem mais feliz.
.
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,humano-transgenico,641793,0.htm
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Câmera do Hubble mira em galáxia do redemoinho; veja foto
As linhas mais estreitas de poeira, ao centro, explicam a origem do nome da galáxia do redemoinho
.
A agência espacial americana, Nasa, divulgou a imagem da galáxia espiral M51 feita pelo telescópio espacial Hubble.
Tirada com luzes infravermelhas e após tratamento técnico que reduziu a luz natural das estrelas, mostra a estrutura de poeira dessa que é também conhecida como galáxia do redemoinho.
.
As linhas mais estreitas de poeira, que vão visíveis ao centro da imagem, explicam a origem do nome da galáxia, como se estivessem rodando.
Recheada de estrelas, poeira estelar e gás, acredita-se que o formato de redemoinho tenha surgido após uma grande colisão entre duas galáxias.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/866734-camera-do-hubble-mira-em-galaxia-do-redemoinho-veja-foto.shtml
.
A agência espacial americana, Nasa, divulgou a imagem da galáxia espiral M51 feita pelo telescópio espacial Hubble.
Tirada com luzes infravermelhas e após tratamento técnico que reduziu a luz natural das estrelas, mostra a estrutura de poeira dessa que é também conhecida como galáxia do redemoinho.
.
As linhas mais estreitas de poeira, que vão visíveis ao centro da imagem, explicam a origem do nome da galáxia, como se estivessem rodando.
Recheada de estrelas, poeira estelar e gás, acredita-se que o formato de redemoinho tenha surgido após uma grande colisão entre duas galáxias.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/866734-camera-do-hubble-mira-em-galaxia-do-redemoinho-veja-foto.shtml
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Cirurgia pioneira 'cura' depressão aguda de britânica
Eletrodos são ligados a uma bateria que envia pequenas quantidades de eletricidade para estimular ou inibir o funcionamento de áreas específicas do cérebro, responsáveis pelo controle das emoções
.
Uma mulher britânica que sofreu por quase uma década de depressão aguda conseguiu conter o problema graças a uma cirurgia pioneira realizada por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Bristol.
A depressão levou Sheila Cook, de 62 anos, a se aposentar precocemente e a deixou incapaz de se vestir ou de se alimentar sozinha. Pensamentos sobre suicídio passaram a ser frequentes.
Mas a operação realizada no hospital Frenchay, em Bristol, restaurou sua vontade de viver. A técnica, chamada de estimulação cerebral profunda, envolve o uso de fios e eletrodos implantados no cérebro por meio de furos abertos no crânio.
Os eletrodos são ligados a uma bateria que envia pequenas quantidades de eletricidade para estimular ou inibir o funcionamento de áreas específicas do cérebro, responsáveis pelo controle das emoções.
'Túnel escuro'
Os pesquisadores da Universidade de Bristol estão analisando os efeitos de estímulos em duas áreas diferentes do cérebro com oito pacientes diferentes.Sheila Cook foi a primeira paciente a passar pela operação, que teve bons resultados iniciais. "Eu somente queria que a vida terminasse. Era como estar em um túnel escuro, mas em vez de luz no fim do túnel, havia apenas escuridão", disse ela.
"Eu de repente acordei uma manhã e vi que me sentia diferente, que queria me levantar, queria fazer coisas. Minha visão sobre a vida mudou completamente", disse. Apesar da melhora inicial, Cook teve uma recaída posterior e acabou passando por uma operação mais radical, numa técnica também pioneira, na qual uma área do cérebro foi danificada para inibir seu funcionamento.
Mas a equipe de pesquisadores esperam desenvolver a técnica de estimulação cerebral profunda para que ela tenha efeito duradouro ou definitivo e evite a necessidade de novas operações, como no caso de Cook.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4909262-EI8147,00-Cirurgia+pioneira+cura+depressao+aguda+de+britanica.html
.
Uma mulher britânica que sofreu por quase uma década de depressão aguda conseguiu conter o problema graças a uma cirurgia pioneira realizada por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Bristol.
A depressão levou Sheila Cook, de 62 anos, a se aposentar precocemente e a deixou incapaz de se vestir ou de se alimentar sozinha. Pensamentos sobre suicídio passaram a ser frequentes.
Mas a operação realizada no hospital Frenchay, em Bristol, restaurou sua vontade de viver. A técnica, chamada de estimulação cerebral profunda, envolve o uso de fios e eletrodos implantados no cérebro por meio de furos abertos no crânio.
Os eletrodos são ligados a uma bateria que envia pequenas quantidades de eletricidade para estimular ou inibir o funcionamento de áreas específicas do cérebro, responsáveis pelo controle das emoções.
'Túnel escuro'
Os pesquisadores da Universidade de Bristol estão analisando os efeitos de estímulos em duas áreas diferentes do cérebro com oito pacientes diferentes.Sheila Cook foi a primeira paciente a passar pela operação, que teve bons resultados iniciais. "Eu somente queria que a vida terminasse. Era como estar em um túnel escuro, mas em vez de luz no fim do túnel, havia apenas escuridão", disse ela.
"Eu de repente acordei uma manhã e vi que me sentia diferente, que queria me levantar, queria fazer coisas. Minha visão sobre a vida mudou completamente", disse. Apesar da melhora inicial, Cook teve uma recaída posterior e acabou passando por uma operação mais radical, numa técnica também pioneira, na qual uma área do cérebro foi danificada para inibir seu funcionamento.
Mas a equipe de pesquisadores esperam desenvolver a técnica de estimulação cerebral profunda para que ela tenha efeito duradouro ou definitivo e evite a necessidade de novas operações, como no caso de Cook.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4909262-EI8147,00-Cirurgia+pioneira+cura+depressao+aguda+de+britanica.html
Cientistas dizem ter descoberto gene que espalha o câncer
Cientistas da Universidade de Anglia Oriental, na Inglaterra, garantem ter descoberto o gene que propicia a extensão de muitos tipos de câncer, o WWP2, cujo bloqueio com remédios poderia representar um grande avanço na luta contra a doença.O estudo foi publicado na revista científica Oncogene.
A equipe de cientistas é dirigida pelo doutor Andrew Chantry, que afirma que a identificação deste gene pode ser um grande passo para soluções médicas no prazo de uma década para deter os tipos de câncer mais agressivos. Entre eles estão o de mama, cérebro, colo do útero e pele, que se alastram especialmente rápido.
"O desafio agora é identificar um medicamento potente que invada as células cancerígenas, destruindo a atividade do gene defeituoso", manifesta Chantry. "Começamos a experimentar uma molécula que achamos que pode fazer o trabalho. Se esse for o caso, poderemos criar uma nova geração de um só remédio para vários tipos de câncer", explicou o especialista.
O WWP2 é produto de uma enzima que une os elementos químicos dentro das células e está presente em todos os organismos humanos. "Todos temos o gene mas, quando ele é defeituoso, modifica o processo e ajuda o câncer a se desenvolver e se espalhar para outras partes do corpo", manifestou o doutor Chantry.
Caso fosse desenvolvido um medicamento que desativasse o WWP2, os tratamentos convencionais e as cirurgias poderiam ser limitadas aos tumores cancerígenos primários sem o risco de se instalarem em outras partes do organismo. A previsão de Chantry é de que este tratamento menos invasivo e com menos efeitos colaterais possa ser aplicado em um prazo de cinco a dez anos.
O grupo Câncer Resarch do Reino Unido expressou sua satisfação pela descoberta, mas com certa cautela. "Nas décadas recentes, pesquisadores de todo o mundo descobriram genes que impulsionam o crescimento do câncer e esta pesquisa é mais uma em uma lista que segue crescendo", declarou Kat Arney, porta-voz da organização
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4908094-EI8147,00-Cientistas+dizem+ter+descoberto+gene+que+espalha+o+cancer.html
A equipe de cientistas é dirigida pelo doutor Andrew Chantry, que afirma que a identificação deste gene pode ser um grande passo para soluções médicas no prazo de uma década para deter os tipos de câncer mais agressivos. Entre eles estão o de mama, cérebro, colo do útero e pele, que se alastram especialmente rápido.
"O desafio agora é identificar um medicamento potente que invada as células cancerígenas, destruindo a atividade do gene defeituoso", manifesta Chantry. "Começamos a experimentar uma molécula que achamos que pode fazer o trabalho. Se esse for o caso, poderemos criar uma nova geração de um só remédio para vários tipos de câncer", explicou o especialista.
O WWP2 é produto de uma enzima que une os elementos químicos dentro das células e está presente em todos os organismos humanos. "Todos temos o gene mas, quando ele é defeituoso, modifica o processo e ajuda o câncer a se desenvolver e se espalhar para outras partes do corpo", manifestou o doutor Chantry.
Caso fosse desenvolvido um medicamento que desativasse o WWP2, os tratamentos convencionais e as cirurgias poderiam ser limitadas aos tumores cancerígenos primários sem o risco de se instalarem em outras partes do organismo. A previsão de Chantry é de que este tratamento menos invasivo e com menos efeitos colaterais possa ser aplicado em um prazo de cinco a dez anos.
O grupo Câncer Resarch do Reino Unido expressou sua satisfação pela descoberta, mas com certa cautela. "Nas décadas recentes, pesquisadores de todo o mundo descobriram genes que impulsionam o crescimento do câncer e esta pesquisa é mais uma em uma lista que segue crescendo", declarou Kat Arney, porta-voz da organização
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4908094-EI8147,00-Cientistas+dizem+ter+descoberto+gene+que+espalha+o+cancer.html
Imagem mostra bojo significativo de estrelas no centro de galáxia
Galáxias starburst, como a Henize 2-10, são galáxias que atravessam um processo intenso e contínuo de formação estelar, normalmente em consequência de uma colisão com outras galáxias
.
Estrelas estão se formando rapidamente na galáxia starbusrt Henize 2-10, localizada a cerca de 30 milhões anos-luz da Terra, dando a aglomerados de estrelas nessa galáxia uma aparência azul. Galáxias starburst são galáxias que atravessam um processo intenso e contínuo de formação estelar, normalmente em consequência de uma colisão com outras galáxias.
A combinação de uma explosão de formação de estrelas e um buraco negro é análoga às condições no começo do universo. Desde Henize 2-10 não se tem registros de um bojo significativo de estrelas no centro de uma galáxia. Os resultados mostram que o crescimento do buraco negro supermassivo pode preceder o crescimento de bojos em galáxias. Isso difere de um universo relativamente próximo, onde o crescimento do núcleo de galáxias e buracos negros supermassivos parece ocorrer em paralelo.
Esta combinação feita por múltiplos telescópios possibilitou aos astrônomos um novo olhar detalhado sobre como as formações de uma galáxia e um buraco negro podem ter ocorrido no começo do universo. O resultado dessa pesquisa foi publicado online na revista Nature, em 9 de janeiro deste ano.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4909448-EI301,00-Imagem+mostra+bojo+significativo+de+estrelas+no+centro+de+galaxia.html
.
Estrelas estão se formando rapidamente na galáxia starbusrt Henize 2-10, localizada a cerca de 30 milhões anos-luz da Terra, dando a aglomerados de estrelas nessa galáxia uma aparência azul. Galáxias starburst são galáxias que atravessam um processo intenso e contínuo de formação estelar, normalmente em consequência de uma colisão com outras galáxias.
A combinação de uma explosão de formação de estrelas e um buraco negro é análoga às condições no começo do universo. Desde Henize 2-10 não se tem registros de um bojo significativo de estrelas no centro de uma galáxia. Os resultados mostram que o crescimento do buraco negro supermassivo pode preceder o crescimento de bojos em galáxias. Isso difere de um universo relativamente próximo, onde o crescimento do núcleo de galáxias e buracos negros supermassivos parece ocorrer em paralelo.
Esta combinação feita por múltiplos telescópios possibilitou aos astrônomos um novo olhar detalhado sobre como as formações de uma galáxia e um buraco negro podem ter ocorrido no começo do universo. O resultado dessa pesquisa foi publicado online na revista Nature, em 9 de janeiro deste ano.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4909448-EI301,00-Imagem+mostra+bojo+significativo+de+estrelas+no+centro+de+galaxia.html
Nasa divulga imagem de estrela com cor alterada pela luz
A estrela Zeta Ophiuchi - no centro da imagem - é vista por meio de radiação infravermelha, que altera sua cor, de vermelho para azul
.
A Nasa - a agência espacial americana - divulgou nesta quarta imagem da estrela Zeta Ophiuchi, vista em azul no centro da imagem, que se localiza na constelação de Serpentário.
A estrela, quando vista por meio de instrumentos com luzes visíveis, é vista na cor vermelha. Já com a utilização de radiação infravermelha, com a sonda Wide-field Infrared Suvey Explorer (Wise), a estrela é vista na cor azul, envolta por outras estrelas escurecidas e poeira.
A estrela Zeta Ophiuchi possui grande massa, é muito quente e seu brilho é visto por meio da onda de poeira e gás formada a sua volta.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4912140-EI301,00-Nasa+divulga+imagem+de+estrela+com+cor+alterada+pela+luz.html
.
A Nasa - a agência espacial americana - divulgou nesta quarta imagem da estrela Zeta Ophiuchi, vista em azul no centro da imagem, que se localiza na constelação de Serpentário.
A estrela, quando vista por meio de instrumentos com luzes visíveis, é vista na cor vermelha. Já com a utilização de radiação infravermelha, com a sonda Wide-field Infrared Suvey Explorer (Wise), a estrela é vista na cor azul, envolta por outras estrelas escurecidas e poeira.
A estrela Zeta Ophiuchi possui grande massa, é muito quente e seu brilho é visto por meio da onda de poeira e gás formada a sua volta.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4912140-EI301,00-Nasa+divulga+imagem+de+estrela+com+cor+alterada+pela+luz.html
Cientistas descobrem buraco negro supermassivo
A imagem, datada originalmente de 1997, exibe à esquerda o centro da galáxia em luz visível
.
Cientistas da Agência Espacial Americana (Nasa) confirmaram a existência de um buraco negro supermassivo no centro da galáxia M84. Foi utilizado o espectrógrafo - um equipamento que realiza um registro fotográfico de um espectro luminoso - mais potente do telescópio Hubble para mapear a rápida rotação de gás no centro da galáxia.
A prova concreta da descoberta é o ziguezague colorido. Se na imagem não existisse o buraco negro, a linha seria quase que vertical. Os astrônomos calculam que o buraco negro tenha pelo menos 300 milhões de vezes à massa solar.
A galáxia M84 está localizada no aglomerado de galáxias Virgo, a 50 milhões de anos-luz, da Terra, e vizinho próximo da galáxia M87 - que também contém um buraco negro muito massivo. A imagem, datada originalmente de 1997, exibe à esquerda o centro da galáxia em luz visível.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4907129-EI301,00-Cientistas+descobrem+buraco+negro+supermassivo.html
.
Cientistas da Agência Espacial Americana (Nasa) confirmaram a existência de um buraco negro supermassivo no centro da galáxia M84. Foi utilizado o espectrógrafo - um equipamento que realiza um registro fotográfico de um espectro luminoso - mais potente do telescópio Hubble para mapear a rápida rotação de gás no centro da galáxia.
A prova concreta da descoberta é o ziguezague colorido. Se na imagem não existisse o buraco negro, a linha seria quase que vertical. Os astrônomos calculam que o buraco negro tenha pelo menos 300 milhões de vezes à massa solar.
A galáxia M84 está localizada no aglomerado de galáxias Virgo, a 50 milhões de anos-luz, da Terra, e vizinho próximo da galáxia M87 - que também contém um buraco negro muito massivo. A imagem, datada originalmente de 1997, exibe à esquerda o centro da galáxia em luz visível.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4907129-EI301,00-Cientistas+descobrem+buraco+negro+supermassivo.html
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
DNA de orangotango tem 97% de coincidência com o do ser humano
.
Os orangotangos são muito mais diversos geneticamente do que se pensava, uma descoberta que pode ajudar em sua sobrevivência, afirmam cientistas que acabam de concluir o primeiro exame de DNA da espécie de macaco em risco crítico de extinção.
O estudo, publicado na edição da revista científica "Nature", também revela que o símio --conhecido como "o homem da floresta"-- quase não evoluiu nos últimos 15 milhões de anos, em forte contraste com o Homo sapiens e seu primo mais próximo, o chimpanzé.
Antes amplamente distribuídos pelo sudeste da Ásia, apenas duas populações do símio inteligente e escalador de árvores vivem na natureza, ambas em ilhas da Indonésia.
De 40 mil a 50 mil indivíduos vivem em Bornéu, enquanto em Sumatra o desmatamento e a caça fizeram reduzir uma comunidade que antes chegava a ter 7.000 indivíduos, segundo a União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).
Segundo o estudo, estes dois grupos se separaram geneticamente por volta de 400 mil anos atrás, consideravelmente depois do que se pensava, e hoje constituem espécies separadas, embora com relacionamento próximo: o Pongo abelii (Sumatra) e o Pongo pygmaeus (Bornéu).
Um consórcio internacional de mais de 30 cientistas decodificou o sequenciamento completo do genoma de uma fêmea de orangotango de Sumatra, chamada Susie.
Eles, então, completaram as sequências de outros dez adultos, cinco de cada população.
"Nós descobrimos que o orangotango médio é mais diverso, geneticamente falando, do que o homem médio", relatou o chefe das pesquisas, Devin Locke, geneticista evolutivo da Universidade de Washington, no Missouri (EUA).
Os genomas de humanos e orangotangos se justapõem em 97%, enquanto que o de humanos e chimpanzés, em 99%, afirmou.
Mas a grande surpresa foi que a população de Sumatra, consideravelmente menor, demonstrou ter mais variações no DNA do que seu primo comum de Bornéu. Embora perplexos, os cientistas disseram que isto pode aumentar as chances de sobrevivência da espécie.
"Sua variação genética é uma boa notícia porque, a longo prazo, permite que mantenham uma população saudável" e ajudará a dar forma aos esforços de conservação, explica o co-autor do estudo, Jeffrey Rogers, professor do Baylor College de Medicina, no Texas (EUA).
No fim das contas, no entanto, o destino deste grande símio --cujo comportamento e as expressões lânguidas às vezes parecem assustadoramente humanas-- dependerá da gestão que será feita na natureza, afirmou Rogers.
"Se a floresta desaparecer, então a variação genética não importará. O habitat é absolutamente essencial", explicou. "Se as coisas continuarem como estão nos próximos 30 anos, não teremos orangotangos na selva."
PRÓXIMOS DE NÓS
Os cientistas também ficaram assombrados pela estabilidade persistente do genoma do orangotango, que parece ter mudado muito pouco desde que se ramificou para um caminho evolutivo separado.
Isto significa que a espécie é geneticamente mais próxima do nosso ancestral comum do qual se supõe que todos os grandes símios tenham se originado, de 14 milhões a 16 milhões de anos atrás.
Uma pista possível para a falta de mudanças estruturais no DNA do orangotango é a relativa ausência, na comparação com os humanos, de marcadores genéticos conhecidos como "Alu".
Estes curtos segmentos de DNA compõem cerca de 10% do genoma humano --por volta de 5.000-- e podem aparecer em lugares imprevisíveis para criar novas mutações, algumas das quais persistem.
"No genoma do orangotango, nós encontramos apenas 250 novas cópias de Alu em um período de tempo de 15 milhões de anos", disse Locke.
Os orangotangos são os únicos grandes símios a viver principalmente em árvores. Na natureza, eles podem viver de 35 a 45 anos e em cativeiro, mais dez anos. As gêmeas dão à luz, em média, a cada oito anos, o maior intervalo entre nascimentos entre os mamíferos.
Uma pesquisa anterior demonstrou que os grandes símios não são apenas adeptos de fazer e usar ferramentas, mas são capazes de ter aprendizado cultural, o que antes se pensava ser uma característica exclusivamente humana.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/866259-dna-de-orangotango-tem-97-de-coincidencia-com-o-do-ser-humano.shtml
Astrônomos descobrem a galáxia mais distante já detectada
No destaque, galáxia com 13,2 bilhões de anos-luz; ela pode ser a mais distante já encontrada, segundo estudo da "Nature"
.
Um grupo de astrônomos descobriu uma galáxia que pode ser a mais distante detectada até o momento. Ela está situada a cerca de 13,2 bilhões de anos-luz, segundo estudo publicado pela revista científica "Nature".
Uma equipe de astrônomos que analisava imagens cósmicas registradas pelo telescópio espacial Hubble aumentou seu alcance até 480 milhões de anos após o Big Bang, quando o Universo tinha 4% de sua idade atual.
"Estamos nos aproximando das primeiras galáxias, que achamos que foram formadas entre 200 milhões e 300 milhões de anos depois do Big Bang", ressaltou Garth Illingworth, professor de astronomia e astrofísica da Universidade da Califórnia (EUA) e um dos autores do estudo.
.
Em sua pesquisa, Illingworth e Rychard Bouwens, da Universidade de Leiden (Holanda), utilizaram dados do Hubble reunidos pela câmara Wide Field Camera 3 (WFC3).
Os astrônomos observaram as mudanças que se produziram nas galáxias de 480 milhões a 650 milhões de anos depois do Big Bang e detectou que a taxa de nascimento das estrelas no Universo aumentou cerca de dez vezes durante esse período de 170 milhões de anos. Para Illingworth, isso é um "aumento assombroso em um período de tempo tão curto, somente 1% da idade atual do Universo".
Os astrônomos também registraram mudanças significantes no número de galáxias detectadas. "Nossas buscas anteriores tinham encontrado 47 galáxias quando o Universo possuía cerca de 650 milhões de anos", disse Illingworth. Ele acrescentou que "o Universo está mudando muito rapidamente em um período de tempo muito curto".
Já Bouwens afirmou que os resultados dos estudos são consistentes com a imagem hierárquica da formação das galáxias, segundo a qual estas cresceram e se uniram sob a influência gravitacional da matéria escura.
Para chegar à nova descoberta, os astrônomos calcularam a distância de um objeto no espaço com base em seu "deslocamento rumo ao vermelho", fenômeno que ocorre quando a radiação eletromagnética --normalmente a luz visível-- que se emite de um objeto tende ao vermelho no final do espectro.
Sua medida é considerada pela comunidade astronômica internacional como o procedimento mais confiável para calcular distâncias espaciais --a galáxia recém-descoberta alcançou um nível provável de "redshift" (desvio rumo ao vermelho) de 10,3 pontos.
Os especialistas acrescentaram que a galáxia em questão é pequena se for comparada às enormes já vistas no Universo, como a Via Láctea, pelo menos cem vezes maior.
.
Um grupo de astrônomos descobriu uma galáxia que pode ser a mais distante detectada até o momento. Ela está situada a cerca de 13,2 bilhões de anos-luz, segundo estudo publicado pela revista científica "Nature".
Uma equipe de astrônomos que analisava imagens cósmicas registradas pelo telescópio espacial Hubble aumentou seu alcance até 480 milhões de anos após o Big Bang, quando o Universo tinha 4% de sua idade atual.
"Estamos nos aproximando das primeiras galáxias, que achamos que foram formadas entre 200 milhões e 300 milhões de anos depois do Big Bang", ressaltou Garth Illingworth, professor de astronomia e astrofísica da Universidade da Califórnia (EUA) e um dos autores do estudo.
.
Em sua pesquisa, Illingworth e Rychard Bouwens, da Universidade de Leiden (Holanda), utilizaram dados do Hubble reunidos pela câmara Wide Field Camera 3 (WFC3).
Os astrônomos observaram as mudanças que se produziram nas galáxias de 480 milhões a 650 milhões de anos depois do Big Bang e detectou que a taxa de nascimento das estrelas no Universo aumentou cerca de dez vezes durante esse período de 170 milhões de anos. Para Illingworth, isso é um "aumento assombroso em um período de tempo tão curto, somente 1% da idade atual do Universo".
Os astrônomos também registraram mudanças significantes no número de galáxias detectadas. "Nossas buscas anteriores tinham encontrado 47 galáxias quando o Universo possuía cerca de 650 milhões de anos", disse Illingworth. Ele acrescentou que "o Universo está mudando muito rapidamente em um período de tempo muito curto".
Já Bouwens afirmou que os resultados dos estudos são consistentes com a imagem hierárquica da formação das galáxias, segundo a qual estas cresceram e se uniram sob a influência gravitacional da matéria escura.
Para chegar à nova descoberta, os astrônomos calcularam a distância de um objeto no espaço com base em seu "deslocamento rumo ao vermelho", fenômeno que ocorre quando a radiação eletromagnética --normalmente a luz visível-- que se emite de um objeto tende ao vermelho no final do espectro.
Sua medida é considerada pela comunidade astronômica internacional como o procedimento mais confiável para calcular distâncias espaciais --a galáxia recém-descoberta alcançou um nível provável de "redshift" (desvio rumo ao vermelho) de 10,3 pontos.
Os especialistas acrescentaram que a galáxia em questão é pequena se for comparada às enormes já vistas no Universo, como a Via Láctea, pelo menos cem vezes maior.
Bolivianos defendem em passeatas mascagem da folha de coca
Produtor masca folha de coca durante o Dia Nacional da Coca realizado em frente à embaixada americana em La Paz
.
Manifestações multitudinárias tomaram, nesta quarta-feira, as ruas de várias cidades bolivianas, entre elas La Paz e Santa Cruz, as mais importantes do país, em um dia destinado a apoiar uma gestão do governo para que a ONU anule a proibição da mascagem da folha de coca. Participaram do ato plantadores de coca, camponeses, indígenas, mineiros, vendedores de produtos feitos com base da folha, ativistas e parlamentares do partido do governo.
"Os países nos apoiam para que possamos descriminalizar; o único que se opõe são os Estados Unidos", queixou-se Leonilda Zurita, dirigente dos produtores de coca e do partido Movimento ao Socialismo (MAS, situação). A delegação americana explicou, em declaração à imprensa, que "a posição do governo dos Estados Unidos de não apoiar a emenda proposta se baseia na importância de manter a integridade da Convenção de 1961, que constitui uma ferramenta importante para a luta mundial contra o narcotráfico".
Uma coluna de manifestantes se instalou pacificamente em frente à sede da embaixada americana - protegida preventivamente por 50 policiais - para mascar, durante quase uma hora, folhas de coca. "A folha de coca não é cocaína", declararam os manifestantes.
O dia da mascagem, "acullico" ou "pijcheo" - como se denomina a prática nos idiomas aymara ou quechua - foi celebrada em várias praças de La Paz, Santa Cruz, Cochabamba, Oruro, Potosí e Tarija, com a degustação da planta milenar e a exposição de produtos a base de coca. A folha de coca, matéria-prima da cocaína, está incluída em uma lista de substâncias proibidas da ONU, assim como sua mascagem, cuja prática o governo boliviano tenta descriminalizar.
O chanceler David Choquehuanca fez um giro por vários países europeus buscando apoio a esta causa. No dia 31 deste mês termina o prazo para que os países se pronunciem sobre o tema. Os Estados Unidos já manifestaram na quarta-feira passada sua oposição ao pedido boliviano.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4912782-EI8140,00-Bolivianos+defendem+em+passeatas+mascagem+da+folha+de+coca.html
.
Manifestações multitudinárias tomaram, nesta quarta-feira, as ruas de várias cidades bolivianas, entre elas La Paz e Santa Cruz, as mais importantes do país, em um dia destinado a apoiar uma gestão do governo para que a ONU anule a proibição da mascagem da folha de coca. Participaram do ato plantadores de coca, camponeses, indígenas, mineiros, vendedores de produtos feitos com base da folha, ativistas e parlamentares do partido do governo.
"Os países nos apoiam para que possamos descriminalizar; o único que se opõe são os Estados Unidos", queixou-se Leonilda Zurita, dirigente dos produtores de coca e do partido Movimento ao Socialismo (MAS, situação). A delegação americana explicou, em declaração à imprensa, que "a posição do governo dos Estados Unidos de não apoiar a emenda proposta se baseia na importância de manter a integridade da Convenção de 1961, que constitui uma ferramenta importante para a luta mundial contra o narcotráfico".
Uma coluna de manifestantes se instalou pacificamente em frente à sede da embaixada americana - protegida preventivamente por 50 policiais - para mascar, durante quase uma hora, folhas de coca. "A folha de coca não é cocaína", declararam os manifestantes.
O dia da mascagem, "acullico" ou "pijcheo" - como se denomina a prática nos idiomas aymara ou quechua - foi celebrada em várias praças de La Paz, Santa Cruz, Cochabamba, Oruro, Potosí e Tarija, com a degustação da planta milenar e a exposição de produtos a base de coca. A folha de coca, matéria-prima da cocaína, está incluída em uma lista de substâncias proibidas da ONU, assim como sua mascagem, cuja prática o governo boliviano tenta descriminalizar.
O chanceler David Choquehuanca fez um giro por vários países europeus buscando apoio a esta causa. No dia 31 deste mês termina o prazo para que os países se pronunciem sobre o tema. Os Estados Unidos já manifestaram na quarta-feira passada sua oposição ao pedido boliviano.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4912782-EI8140,00-Bolivianos+defendem+em+passeatas+mascagem+da+folha+de+coca.html
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Documentários Interessantes - Prisioneiros de um Deus branco
Parte 1. http://www.youtube.com/watch?v=tA2rduXBwck
.
Parte 2. http://www.youtube.com/watch?v=O59_j3VYnpo
.
Parte 3. http://www.youtube.com/watch?v=V86Yr5AbgmE
.
Parte 4. http://www.youtube.com/watch?v=kaQSEomOLWE
.
Parte 5. http://www.youtube.com/watch?v=M37OyZAJRCI
.
Parte 6. http://www.youtube.com/watch?v=rLvQ3mgJGkM
.
.
Parte 2. http://www.youtube.com/watch?v=O59_j3VYnpo
.
Parte 3. http://www.youtube.com/watch?v=V86Yr5AbgmE
.
Parte 4. http://www.youtube.com/watch?v=kaQSEomOLWE
.
Parte 5. http://www.youtube.com/watch?v=M37OyZAJRCI
.
Parte 6. http://www.youtube.com/watch?v=rLvQ3mgJGkM
.
AntiFé
A fé foi criada pelos homens para sanar suas ignorâncias e lhes tirar tristezas...
Uniu nações, destruiu outras milhares
Agregou conhecimento, e não o difundiu estagnando a evolução humana
Matou centenas pela intolerância
AntiFé - 01 - Na luta contra a ignorância humana
http://www.youtube.com/watch?v=726m8ps8ixg
.
AntiFé - 02 - Jesus apanhou por nós? E se não tivesse?
http://www.youtube.com/watch?v=G3LPp6DBNl0
.
AntiFé - 03 - O Domínio dos poderosos
http://www.youtube.com/watch?v=9BxzT4zdwg4
.
AntiFé - 04 - Preconceito e ACHISMOS
http://www.youtube.com/watch?v=UNxIjq2-OIw
.
AntiFé - 05 - Deus, uma ilusão humana
http://www.youtube.com/watch?v=TrkMDeQMgBc
.
.
Uniu nações, destruiu outras milhares
Agregou conhecimento, e não o difundiu estagnando a evolução humana
Matou centenas pela intolerância
AntiFé - 01 - Na luta contra a ignorância humana
http://www.youtube.com/watch?v=726m8ps8ixg
.
AntiFé - 02 - Jesus apanhou por nós? E se não tivesse?
http://www.youtube.com/watch?v=G3LPp6DBNl0
.
AntiFé - 03 - O Domínio dos poderosos
http://www.youtube.com/watch?v=9BxzT4zdwg4
.
AntiFé - 04 - Preconceito e ACHISMOS
http://www.youtube.com/watch?v=UNxIjq2-OIw
.
AntiFé - 05 - Deus, uma ilusão humana
http://www.youtube.com/watch?v=TrkMDeQMgBc
.
.
sábado, 22 de janeiro de 2011
Vídeos do Atheist Experience em Português
1. The Atheist Experience - A Aposta de Pascal detonada
http://www.youtube.com/watch?v=xu6PGFFzPes
2. The Atheist Experience - Argumento fundamentalista para o criacionismo
http://www.youtube.com/watch?v=pGfMsX08_0I
3. The Atheist Experience - Ateus ensinam um cristão a usar o Google
http://www.youtube.com/watch?v=vhFt1mGdfpw
4. The Atheist Experience - Ateus não merecem, mas serão punidos
http://www.youtube.com/watch?v=aCgADP2zOaA
5. The Atheist Experience - Bananas, evolução e abiogênese
http://www.youtube.com/watch?v=GAKhF07TcJ8
6. The Atheist Experience - Cristianismo não tem moralidade
http://www.youtube.com/watch?v=9dTqZNR33BE
7. The Atheist Experience - Deus contra a realidade
http://www.youtube.com/watch?v=lb14XuFpM8w
8. The Atheist Experience - Deus é imoral (e bundão...) - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=4PTGoEnDrHU
9. The Atheist Experience - Deus é imoral (e bundão...) - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=wKtKKbIkntQ
10. The Atheist Experience - Deus está em todo lugar
http://www.youtube.com/watch?v=_-89_a-ZawQ
11. The Atheist Experience - Deus, o chefe da máfia - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=AyeQirLMhxU
12. The Atheist Experience - Deus, o chefe da máfia - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=_A9mtT-kBuw
13. The Atheist Experience - Deus, o juiz imoral - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=OPk1PgbztF0
14. The Atheist Experience - Deus, o juiz imoral - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=1ItiXOzFYGs
15. The Atheist Experience - Deus, o juiz imoral - Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=-hDNP1vbRsU
16. The Atheist Experience - E preciso ter fé para ser ateu
http://www.youtube.com/watch?v=G1zxolRqRqI
17. The Atheist Experience - Moral não cai do céu
http://www.youtube.com/watch?v=sWnRCnLsqCk
18. The Atheist Experience - O caráter imoral de Deus
http://www.youtube.com/watch?v=OZvlA-_sxGE
19. The Atheist Experience - O ego de Deus
http://www.youtube.com/watch?v=ViMHT12G3xM
20. The Atheist Experience - O medo do inferno
http://www.youtube.com/watch?v=-fdRP17aewk
21. The Atheist Experience - O melhor daquele programa ateu - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=rhmqZ0bt_MI
22. The Atheist Experience - O melhor daquele programa ateu - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=9W9ECG2VQtA
23. The Atheist Experience - O melhor participante de todos os tempos
http://www.youtube.com/watch?v=6XXBBIWnyaM
24. The Atheist Experience - O participante mais burro de todos os tempos
http://www.youtube.com/watch?v=W3R2GZ0OCBg
25. The Atheist Experience - Por que as pessoas rezam
http://www.youtube.com/watch?v=_vo4ld5YOL0
26. The Atheist experience - Quem criou o universo
http://www.youtube.com/watch?v=f0cvyKP19XU
27. The Atheist Experience - Razões para a crença ligação frustrante - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=fn7XJvFA2F4
28. The Atheist Experience - Razões para a crença ligação frustrante - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=di-UPcVASVo
29. The Atheist Experience - Religiões e seus males, bruxaria, superstição e ignorância em geral
http://www.youtube.com/watch?v=IwEq5-wEn48
30. The Atheist Experience - Revelation (Apocalipse)
http://www.youtube.com/watch?v=revRkHXG3kU
31. The Atheist Experience - TAG Slick x Dillahunty, Epilogo - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=30SeXGADpII
32. The Atheist Experience - TAG Slick x Dillahunty, Epilogo Xeque-mate - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=4EtOxdrapWo
33. The Atheist Experience - Um cristão idiota ameaça ateus
http://www.youtube.com/watch?v=uxpHDMoUp88
34. The Atheist Experience - Você é meio que um homem patético - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=QoaNiIjK5zw
35. The Atheist Experience - Você é meio que um homem patético - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=RqDVhKUdF3k
36. The Atheist Experience - Você mataria por Deus
http://www.youtube.com/watch?v=GOcHC0iZ1Mw
37. The Atheist Experience - Ateus, falem alto e sejam ouvidos
http://www.youtube.com/watch?v=trrK8lQU2XE
38. The Atheist Experience - Ritual de matança de crianças em Uganda
http://www.youtube.com/watch?v=iVNMykKkYyU
39. The Atheist Experience - Eres Más Moral Que Tu dios! Y Como La Religión Denigra Tu Humanidad
http://www.youtube.com/watch?v=3Wxn6VNkoU4
40. The Atheist Experience - Cuando Los Creyentes Explican Su Fe y Creencias
http://www.youtube.com/watch?v=mynFZP81_Co
41. The Atheist Experience - De dios y la verdad absoluta – Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=FKo8Yx40jbs
42. The Atheist Experience - De dios y la verdad absoluta – Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=pyED4giwNMM
43. http://www.youtube.com/watch?v=ekRsnvctgOg&cc=1
44. Algumas pessoas não entendem mesmo.
http://www.youtube.com/watch?v=gD_0i3KZ_2g
45. Casamento não veio da Bíblia
http://www.youtube.com/watch?v=PrzB7JLdc18
46. Ligador Maluco no Atheist Experience
http://www.youtube.com/watch?v=HPWXWfA2p2g
47. Nenhuma "pós-vida" é aceitável pra mim.
http://www.youtube.com/watch?v=VGpAyFTnVGY
48. O que Jesus fez?
http://www.youtube.com/watch?v=q8rOxgoQes4
49. Os Cristãos não entendem o Caráter de Deus.
http://www.youtube.com/watch?v=pcEBg_6emTc
50. Pensamento Positivo destrói vidas.
http://www.youtube.com/watch?v=u5ikuA6Mggw
51. Porque um Deus amoroso manda pessoas pro Inferno?
http://www.youtube.com/watch?v=autr2AAHzTY
52. A Voz da Razão.
http://www.youtube.com/watch?v=3NTsdoBXS04
53. Ateus devem contar sobre Jesus e Papai Noel às crianças?
http://www.youtube.com/watch?v=rNm-_fRkiuc
54. O Plano de Deus para os Ateus.
http://www.youtube.com/watch?v=82Aqn5d1yEg
55. Ateus Merecem Tortura Eterna
http://www.youtube.com/watch?v=B6BfVPGD_o0
56. Eu estudei ciências... Fail - Atheist Experience
http://www.youtube.com/watch?v=wYMaTcdMmHM
57. Rock in Roll!!!!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=qMIJNpC-SyU
58. O Diabo é mais poderoso que Deus?
http://www.youtube.com/watch?v=iW7zDyQdHx0
http://www.youtube.com/watch?v=xu6PGFFzPes
2. The Atheist Experience - Argumento fundamentalista para o criacionismo
http://www.youtube.com/watch?v=pGfMsX08_0I
3. The Atheist Experience - Ateus ensinam um cristão a usar o Google
http://www.youtube.com/watch?v=vhFt1mGdfpw
4. The Atheist Experience - Ateus não merecem, mas serão punidos
http://www.youtube.com/watch?v=aCgADP2zOaA
5. The Atheist Experience - Bananas, evolução e abiogênese
http://www.youtube.com/watch?v=GAKhF07TcJ8
6. The Atheist Experience - Cristianismo não tem moralidade
http://www.youtube.com/watch?v=9dTqZNR33BE
7. The Atheist Experience - Deus contra a realidade
http://www.youtube.com/watch?v=lb14XuFpM8w
8. The Atheist Experience - Deus é imoral (e bundão...) - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=4PTGoEnDrHU
9. The Atheist Experience - Deus é imoral (e bundão...) - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=wKtKKbIkntQ
10. The Atheist Experience - Deus está em todo lugar
http://www.youtube.com/watch?v=_-89_a-ZawQ
11. The Atheist Experience - Deus, o chefe da máfia - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=AyeQirLMhxU
12. The Atheist Experience - Deus, o chefe da máfia - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=_A9mtT-kBuw
13. The Atheist Experience - Deus, o juiz imoral - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=OPk1PgbztF0
14. The Atheist Experience - Deus, o juiz imoral - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=1ItiXOzFYGs
15. The Atheist Experience - Deus, o juiz imoral - Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=-hDNP1vbRsU
16. The Atheist Experience - E preciso ter fé para ser ateu
http://www.youtube.com/watch?v=G1zxolRqRqI
17. The Atheist Experience - Moral não cai do céu
http://www.youtube.com/watch?v=sWnRCnLsqCk
18. The Atheist Experience - O caráter imoral de Deus
http://www.youtube.com/watch?v=OZvlA-_sxGE
19. The Atheist Experience - O ego de Deus
http://www.youtube.com/watch?v=ViMHT12G3xM
20. The Atheist Experience - O medo do inferno
http://www.youtube.com/watch?v=-fdRP17aewk
21. The Atheist Experience - O melhor daquele programa ateu - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=rhmqZ0bt_MI
22. The Atheist Experience - O melhor daquele programa ateu - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=9W9ECG2VQtA
23. The Atheist Experience - O melhor participante de todos os tempos
http://www.youtube.com/watch?v=6XXBBIWnyaM
24. The Atheist Experience - O participante mais burro de todos os tempos
http://www.youtube.com/watch?v=W3R2GZ0OCBg
25. The Atheist Experience - Por que as pessoas rezam
http://www.youtube.com/watch?v=_vo4ld5YOL0
26. The Atheist experience - Quem criou o universo
http://www.youtube.com/watch?v=f0cvyKP19XU
27. The Atheist Experience - Razões para a crença ligação frustrante - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=fn7XJvFA2F4
28. The Atheist Experience - Razões para a crença ligação frustrante - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=di-UPcVASVo
29. The Atheist Experience - Religiões e seus males, bruxaria, superstição e ignorância em geral
http://www.youtube.com/watch?v=IwEq5-wEn48
30. The Atheist Experience - Revelation (Apocalipse)
http://www.youtube.com/watch?v=revRkHXG3kU
31. The Atheist Experience - TAG Slick x Dillahunty, Epilogo - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=30SeXGADpII
32. The Atheist Experience - TAG Slick x Dillahunty, Epilogo Xeque-mate - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=4EtOxdrapWo
33. The Atheist Experience - Um cristão idiota ameaça ateus
http://www.youtube.com/watch?v=uxpHDMoUp88
34. The Atheist Experience - Você é meio que um homem patético - Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=QoaNiIjK5zw
35. The Atheist Experience - Você é meio que um homem patético - Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=RqDVhKUdF3k
36. The Atheist Experience - Você mataria por Deus
http://www.youtube.com/watch?v=GOcHC0iZ1Mw
37. The Atheist Experience - Ateus, falem alto e sejam ouvidos
http://www.youtube.com/watch?v=trrK8lQU2XE
38. The Atheist Experience - Ritual de matança de crianças em Uganda
http://www.youtube.com/watch?v=iVNMykKkYyU
39. The Atheist Experience - Eres Más Moral Que Tu dios! Y Como La Religión Denigra Tu Humanidad
http://www.youtube.com/watch?v=3Wxn6VNkoU4
40. The Atheist Experience - Cuando Los Creyentes Explican Su Fe y Creencias
http://www.youtube.com/watch?v=mynFZP81_Co
41. The Atheist Experience - De dios y la verdad absoluta – Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=FKo8Yx40jbs
42. The Atheist Experience - De dios y la verdad absoluta – Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=pyED4giwNMM
43. http://www.youtube.com/watch?v=ekRsnvctgOg&cc=1
44. Algumas pessoas não entendem mesmo.
http://www.youtube.com/watch?v=gD_0i3KZ_2g
45. Casamento não veio da Bíblia
http://www.youtube.com/watch?v=PrzB7JLdc18
46. Ligador Maluco no Atheist Experience
http://www.youtube.com/watch?v=HPWXWfA2p2g
47. Nenhuma "pós-vida" é aceitável pra mim.
http://www.youtube.com/watch?v=VGpAyFTnVGY
48. O que Jesus fez?
http://www.youtube.com/watch?v=q8rOxgoQes4
49. Os Cristãos não entendem o Caráter de Deus.
http://www.youtube.com/watch?v=pcEBg_6emTc
50. Pensamento Positivo destrói vidas.
http://www.youtube.com/watch?v=u5ikuA6Mggw
51. Porque um Deus amoroso manda pessoas pro Inferno?
http://www.youtube.com/watch?v=autr2AAHzTY
52. A Voz da Razão.
http://www.youtube.com/watch?v=3NTsdoBXS04
53. Ateus devem contar sobre Jesus e Papai Noel às crianças?
http://www.youtube.com/watch?v=rNm-_fRkiuc
54. O Plano de Deus para os Ateus.
http://www.youtube.com/watch?v=82Aqn5d1yEg
55. Ateus Merecem Tortura Eterna
http://www.youtube.com/watch?v=B6BfVPGD_o0
56. Eu estudei ciências... Fail - Atheist Experience
http://www.youtube.com/watch?v=wYMaTcdMmHM
57. Rock in Roll!!!!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=qMIJNpC-SyU
58. O Diabo é mais poderoso que Deus?
http://www.youtube.com/watch?v=iW7zDyQdHx0
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Einstein e o Argumento para a existência de Deus
Feito pelo Daniel: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=2675612526616995794
.
Vídeo:
É uma resposta a esse vídeo:
.
.
Vídeo:
É uma resposta a esse vídeo:
.
Família sueca aceita desafio em casa ecológica
A ecocasa tem paredes triplas, superisolamento térmico e células fotovoltaicas
.
Uma família de classe média da Suécia, os Lindell, aceitaram o desafio de reduzir as emissões individuais de cada um dos seus quatro integrantes de 6 ou 7 toneladas/ano para apenas uma. Para isso, se mudaram por seis meses para uma casa ecológica nos arredores de Estocolmo.
A construção tem paredes triplas, superisolamento térmico e células fotovoltaicas que - mesmo no alto do hemisfério norte - devem fornecer toda a energia necessária. Deve sobrar eletricidade até para alimentar um carro.
As células fotovoltaicas devem fornecer toda a energia necessária. Mas a família vai ter que fazer sacrifícios. "O projeto se chama Vida de Uma Tonelada (One Tonne Life) e é um desafio para a família viver da forma mais climaticamente correta, reduzindo a pegada de carbono anual para o equivalente a uma tonelada de carbono por pessoa", afirmou o pai, Niels Lindell.
A comida consumida, as roupas e até os móveis que forem comprados entram no cálculo de carbono utilizado. Até celulares e outros eletrônicos vão ter que ser controlados, se a família realmente quiser atingir as metas. A família diz estar preparada até para mudar hábitos alimentares.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4900659-EI238,00-Familia+sueca+aceita+desafio+em+casa+ecologica.html
.
Uma família de classe média da Suécia, os Lindell, aceitaram o desafio de reduzir as emissões individuais de cada um dos seus quatro integrantes de 6 ou 7 toneladas/ano para apenas uma. Para isso, se mudaram por seis meses para uma casa ecológica nos arredores de Estocolmo.
A construção tem paredes triplas, superisolamento térmico e células fotovoltaicas que - mesmo no alto do hemisfério norte - devem fornecer toda a energia necessária. Deve sobrar eletricidade até para alimentar um carro.
As células fotovoltaicas devem fornecer toda a energia necessária. Mas a família vai ter que fazer sacrifícios. "O projeto se chama Vida de Uma Tonelada (One Tonne Life) e é um desafio para a família viver da forma mais climaticamente correta, reduzindo a pegada de carbono anual para o equivalente a uma tonelada de carbono por pessoa", afirmou o pai, Niels Lindell.
A comida consumida, as roupas e até os móveis que forem comprados entram no cálculo de carbono utilizado. Até celulares e outros eletrônicos vão ter que ser controlados, se a família realmente quiser atingir as metas. A família diz estar preparada até para mudar hábitos alimentares.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4900659-EI238,00-Familia+sueca+aceita+desafio+em+casa+ecologica.html
Estudo: golfinhos vendados conseguem imitar companheiros
Golfinhos vendados podem imitar mergulhos, movimentos e comportamento de companheiros, diz estudo
.
.
Um estudo realizado na Flórida, nos Estados Unidos, descobriu que golfinhos vendados podem imitar mergulhos, movimentos e comportamento de companheiros mesmo não podendo vê-los.
A pesquisa do Centro de Pesquisas de Golfinhos envolveu um macho chamado Tanner, que foi vendado com óculos opacos de látex e capazes de detectar o movimento dos outros golfinhos.
Uma das responsáveis pelo estudo, publicado no International Journal of Comparative Psychology, afirma que ainda não ficou claro se os animais usam o sonar ou sons emitidos naturalmente para detectar os companheiros, forma de navegação chamada de ecolocalização. Porém, a pesquisa está descobrindo novas percepções acerca da inteligência dos golfinhos.
No começo, apenas uma venda era utilizada em Tanner, até mudar gradualmente para duas vendas. O estudo se estendeu por 19 sessões em 11 semanas. Pesquisas anteriores demonstraram que os golfinhos podem copiar assobios dos companheiros e o comportamento deles, bem como sons gerados por computador. Os golfinhos também têm a capacidade de copiar os seres humanos, em certa medida, de acordo uma das responsáveis pelo estudo.
.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4903194-EI8145,00-Estudo+golfinhos+vendados+conseguem+imitar+companheiros.html
.
.
Um estudo realizado na Flórida, nos Estados Unidos, descobriu que golfinhos vendados podem imitar mergulhos, movimentos e comportamento de companheiros mesmo não podendo vê-los.
A pesquisa do Centro de Pesquisas de Golfinhos envolveu um macho chamado Tanner, que foi vendado com óculos opacos de látex e capazes de detectar o movimento dos outros golfinhos.
Uma das responsáveis pelo estudo, publicado no International Journal of Comparative Psychology, afirma que ainda não ficou claro se os animais usam o sonar ou sons emitidos naturalmente para detectar os companheiros, forma de navegação chamada de ecolocalização. Porém, a pesquisa está descobrindo novas percepções acerca da inteligência dos golfinhos.
No começo, apenas uma venda era utilizada em Tanner, até mudar gradualmente para duas vendas. O estudo se estendeu por 19 sessões em 11 semanas. Pesquisas anteriores demonstraram que os golfinhos podem copiar assobios dos companheiros e o comportamento deles, bem como sons gerados por computador. Os golfinhos também têm a capacidade de copiar os seres humanos, em certa medida, de acordo uma das responsáveis pelo estudo.
.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4903194-EI8145,00-Estudo+golfinhos+vendados+conseguem+imitar+companheiros.html
Gabão faz apreensão de cabeças e mãos de chimpanzés
Cinco pessoas foram presas na operação que confiscou cabeças e mãos de chimpanzés
.
Autoridades do Gabão realizaram uma das maiores apreensões já feitas de partes de animais selvagens para o comércio ilegal na África Central, segundo a organização ambientalista World Wildlife Fund (WWF).
.
Cinco pessoas foram presas em uma operação que confiscou cabeças e mãos de um gorila ameaçado de extinção, além 12 cabeças e 30 mãos de chimpanzés.
A organização pediu uma resposta firme da Justiça do país, para ajudar a coibir o tráfico.
Os animais selvagens da fauna africana são frequentemente caçados por causa da demanda no mercado ilegal de carne e de peles ou do seu uso como amuletos de boa sorte, em juju (magia negra) e na medicina tradicional.
.
Especialistas dizem que em áreas rurais da África central, a carne de animais selvagens é a fonte de até 80% da proteína na dieta da população
.
As florestas tropicais do Gabão são abundantes em espécies como gorilas e elefantes. Um décimo do território do país é formado por parques nacionais de conservação.
Os itens encontrados na batida incluíam ainda 12 peles de leopardo, parte da pele de um leão, peles de cobra e cinco rabos de elefante.
"A coleção de espécies protegidas que foram confiscadas nesta operação é muito perturbadora", disse o representante do WWF na África David Greer.
"Que eu saiba, não houve uma apreensão de partes do corpo dessa magnitude na Africa Central nos últimos 10 anos."
De acordo com a WWF, os suspeitos devem comparecer ao tribunal nesta semana.
.
http://www1.folha.uol.com.br/bbc/863933-gabao-faz-apreensao-de-cabecas-e-maos-de-chimpanzes.shtml
.
Autoridades do Gabão realizaram uma das maiores apreensões já feitas de partes de animais selvagens para o comércio ilegal na África Central, segundo a organização ambientalista World Wildlife Fund (WWF).
.
Cinco pessoas foram presas em uma operação que confiscou cabeças e mãos de um gorila ameaçado de extinção, além 12 cabeças e 30 mãos de chimpanzés.
A organização pediu uma resposta firme da Justiça do país, para ajudar a coibir o tráfico.
Os animais selvagens da fauna africana são frequentemente caçados por causa da demanda no mercado ilegal de carne e de peles ou do seu uso como amuletos de boa sorte, em juju (magia negra) e na medicina tradicional.
.
Especialistas dizem que em áreas rurais da África central, a carne de animais selvagens é a fonte de até 80% da proteína na dieta da população
.
As florestas tropicais do Gabão são abundantes em espécies como gorilas e elefantes. Um décimo do território do país é formado por parques nacionais de conservação.
Os itens encontrados na batida incluíam ainda 12 peles de leopardo, parte da pele de um leão, peles de cobra e cinco rabos de elefante.
"A coleção de espécies protegidas que foram confiscadas nesta operação é muito perturbadora", disse o representante do WWF na África David Greer.
"Que eu saiba, não houve uma apreensão de partes do corpo dessa magnitude na Africa Central nos últimos 10 anos."
De acordo com a WWF, os suspeitos devem comparecer ao tribunal nesta semana.
.
http://www1.folha.uol.com.br/bbc/863933-gabao-faz-apreensao-de-cabecas-e-maos-de-chimpanzes.shtml
Fumar causa danos genéticos minutos após inalação, diz estudo
Altos níveis de substâncias tóxicas no sangue de voluntários foram registrados no intervalo de 15 a 30 minutos
.
Um estudo realizado por cientistas norte-americanos concluiu que a fumaça do cigarro começa a provocar danos genéticos minutos --e não anos-- após chegar aos pulmões.
Os pesquisadores envolvidos no estudo de pequeno porte descreveram os resultados como um alerta para pessoas inclinadas a fumar.
.
A pesquisa, a primeira feita em humanos que detalha a forma como certas substâncias presentes no tabaco provocam danos ao DNA associados ao câncer, consta na revista científica "Chemical Research in Toxicology".
A publicação, cujos artigos são aprovados por cientistas, é uma entre 38 edições publicadas pela American Chemical Society.
DANOS AO DNA
O cientista Stephen S. Hecht e equipe comentam no artigo que o câncer de pulmão mata 3.000 pessoas por dia, a grande maioria delas em consequência do fumo.
O fumo também está associado a pelo menos 18 outros tipos de câncer.
Há evidências de que substâncias nocivas presentes na fumaça do cigarro, chamadas hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (ou HPAs), seriam responsáveis pelo câncer de pulmão.
Até hoje, no entanto, os cientistas não tinham informações sobre a forma específica como os HPAs presentes na fumaça do cigarro danificavam o DNA humano.
Como parte do estudo, financiado pelo Instituto Nacional do Câncer, os cientistas adicionaram um HPA específico, o fenantreno, a cigarros, e depois monitoraram o progresso da substância no organismo de 12 voluntários que fumaram os cigarros.
SUBSTÂNCIAS TÓXICAS
Os cientistas dizem ter verificado que o fenantreno rapidamente formou substâncias tóxicas no sangue dos voluntários, provocando mutações que podem causar câncer.
Os fumantes tiveram níveis máximos da substância em um intervalo de tempo que surpreendeu os próprios pesquisadores: entre 15 e 30 minutos após os voluntários terminarem de fumar.
Os pesquisadores disseram que o efeito foi tão rápido, que seria o equivalente a injetar a substância diretamente na corrente sanguínea.
"Este estudo é único", escreveu Hecht, um renomado especialista em substâncias causadoras do câncer encontradas na fumaça do cigarro e no tabaco sem fumaça.
Ele é o primeiro a investigar o metabolismo humano de um HPA adquirido por meio de inalação de fumaça de cigarro, sem interferência de outras fontes de exposição como a poluição do ar ou a dieta.
"Os resultados relatados aqui devem servir como um aviso aos que consideram começar a fumar."
.
http://www1.folha.uol.com.br/bbc/862138-fumar-causa-danos-geneticos-minutos-apos-inalacao-diz-estudo.shtml
.
Um estudo realizado por cientistas norte-americanos concluiu que a fumaça do cigarro começa a provocar danos genéticos minutos --e não anos-- após chegar aos pulmões.
Os pesquisadores envolvidos no estudo de pequeno porte descreveram os resultados como um alerta para pessoas inclinadas a fumar.
.
A pesquisa, a primeira feita em humanos que detalha a forma como certas substâncias presentes no tabaco provocam danos ao DNA associados ao câncer, consta na revista científica "Chemical Research in Toxicology".
A publicação, cujos artigos são aprovados por cientistas, é uma entre 38 edições publicadas pela American Chemical Society.
DANOS AO DNA
O cientista Stephen S. Hecht e equipe comentam no artigo que o câncer de pulmão mata 3.000 pessoas por dia, a grande maioria delas em consequência do fumo.
O fumo também está associado a pelo menos 18 outros tipos de câncer.
Há evidências de que substâncias nocivas presentes na fumaça do cigarro, chamadas hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (ou HPAs), seriam responsáveis pelo câncer de pulmão.
Até hoje, no entanto, os cientistas não tinham informações sobre a forma específica como os HPAs presentes na fumaça do cigarro danificavam o DNA humano.
Como parte do estudo, financiado pelo Instituto Nacional do Câncer, os cientistas adicionaram um HPA específico, o fenantreno, a cigarros, e depois monitoraram o progresso da substância no organismo de 12 voluntários que fumaram os cigarros.
SUBSTÂNCIAS TÓXICAS
Os cientistas dizem ter verificado que o fenantreno rapidamente formou substâncias tóxicas no sangue dos voluntários, provocando mutações que podem causar câncer.
Os fumantes tiveram níveis máximos da substância em um intervalo de tempo que surpreendeu os próprios pesquisadores: entre 15 e 30 minutos após os voluntários terminarem de fumar.
Os pesquisadores disseram que o efeito foi tão rápido, que seria o equivalente a injetar a substância diretamente na corrente sanguínea.
"Este estudo é único", escreveu Hecht, um renomado especialista em substâncias causadoras do câncer encontradas na fumaça do cigarro e no tabaco sem fumaça.
Ele é o primeiro a investigar o metabolismo humano de um HPA adquirido por meio de inalação de fumaça de cigarro, sem interferência de outras fontes de exposição como a poluição do ar ou a dieta.
"Os resultados relatados aqui devem servir como um aviso aos que consideram começar a fumar."
.
http://www1.folha.uol.com.br/bbc/862138-fumar-causa-danos-geneticos-minutos-apos-inalacao-diz-estudo.shtml
Dinossauros voadores se pareciam mais com répteis do que com aves, diz estudo
Ilustração de como seria um pterossauro; na China, pesquisadores encontraram exemplar do animal e um ovo
.
Os dinossauros que voavam há cerca de 160 milhões de anos sobre o nordeste da China se pareciam mais com répteis do que com aves, segundo um estudo publicado pela revista "Science" na quinta-feira.
Os pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências Geológicas de Pequim descobriram, em rochas sedimentares da região da atual província chinesa de Liaoning, o fóssil de um pterossauro adulto preservado junto com um de seus ovos.
.
A presença do ovo indica que o réptil alado era uma fêmea "sexualmente madura", o que originou várias comparações entre os machos e as fêmeas desta espécie denominada Darwinopterus, da qual se encontraram dezenas de fósseis.
"Os modos de reprodução e crescimento têm um impacto profundo sobre a anatomia, a ecologia e a evolução, mas ainda são pouco conhecidos no que se refere à maioria da fauna extinta", destaca o artigo.
Isto inclui os pterossauros, um grupo importante de répteis voadores que persistiu desde o fim do período Triásico, há cerca de 200 milhões de anos, até o término do Cretáceo, há aproximadamente 65 milhões de anos.
Como até pouco tempo atrás eram poucos os exemplares fósseis obtidos dos pterossauros, "as ideias sobre a biologia reprodutiva destes animais eram obtidas, em grande medida, por meio de comparações com as aves", revelou o estudo.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/864027-dinossauros-voadores-se-pareciam-mais-com-repteis-do-que-com-aves-diz-estudo.shtml
.
Os dinossauros que voavam há cerca de 160 milhões de anos sobre o nordeste da China se pareciam mais com répteis do que com aves, segundo um estudo publicado pela revista "Science" na quinta-feira.
Os pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências Geológicas de Pequim descobriram, em rochas sedimentares da região da atual província chinesa de Liaoning, o fóssil de um pterossauro adulto preservado junto com um de seus ovos.
.
A presença do ovo indica que o réptil alado era uma fêmea "sexualmente madura", o que originou várias comparações entre os machos e as fêmeas desta espécie denominada Darwinopterus, da qual se encontraram dezenas de fósseis.
"Os modos de reprodução e crescimento têm um impacto profundo sobre a anatomia, a ecologia e a evolução, mas ainda são pouco conhecidos no que se refere à maioria da fauna extinta", destaca o artigo.
Isto inclui os pterossauros, um grupo importante de répteis voadores que persistiu desde o fim do período Triásico, há cerca de 200 milhões de anos, até o término do Cretáceo, há aproximadamente 65 milhões de anos.
Como até pouco tempo atrás eram poucos os exemplares fósseis obtidos dos pterossauros, "as ideias sobre a biologia reprodutiva destes animais eram obtidas, em grande medida, por meio de comparações com as aves", revelou o estudo.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/864027-dinossauros-voadores-se-pareciam-mais-com-repteis-do-que-com-aves-diz-estudo.shtml
Predisposição genética para a religião se reproduz com rapidez, diz professor
Um cálculo matemático demonstra que os supostos genes responsáveis pela orientação religiosa de um indivíduo se reproduzem com mais rapidez.
A base do estudo teve como ponto de partida análises demográficas, que indicam que grupos religiosos geram mais filhos do que os ateus.
Em média, uma mulher sem qualquer religião teria de um a dois bebês. Para termos de comparação, no caso de uma seguidora do judaísmo ortodoxo, esse número passaria a ser seis.
O resultado a longo prazo é que o "gene da religião" se tornaria mais comum a cada nova geração.
De acordo com Robert Rowthorn, professor emérito de economia do Kings College, em Cambridge (Reino Unido), que desenvolveu o cálculo, essa expansão teria aumentado em até 50% depois de dez gerações.
Rowthorn acrescenta que os genes seriam ainda mais perpetuados e distribuídos se os integrantes do segmento religioso passassem a se relacionar com a população secular.
"Este é puramente um exercício especulativo", diz o autor do estudo a ser publicado nesta quarta-feira no "Proceedings of the Royal Society B".
Ele enfatiza que, até 150 anos atrás, o contraste na taxa de natalidade entre famílias religiosas e não religiosas não existia. O número de nascimentos caiu globalmente e a transição afetou mais alguns grupos do que outros.
Segundo Rowthorn, a progressão matemática demonstrada em seu cálculo indica a hipótese de que a população pode ser mais propensa à religião a longo prazo, mas isso dependeria também da proporção entre fertilidade e "deserção" de membros no grupo religioso.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/859465-predisposicao-genetica-para-a-religiao-se-reproduz-com-rapidez-diz-professor.shtml
A base do estudo teve como ponto de partida análises demográficas, que indicam que grupos religiosos geram mais filhos do que os ateus.
Em média, uma mulher sem qualquer religião teria de um a dois bebês. Para termos de comparação, no caso de uma seguidora do judaísmo ortodoxo, esse número passaria a ser seis.
O resultado a longo prazo é que o "gene da religião" se tornaria mais comum a cada nova geração.
De acordo com Robert Rowthorn, professor emérito de economia do Kings College, em Cambridge (Reino Unido), que desenvolveu o cálculo, essa expansão teria aumentado em até 50% depois de dez gerações.
Rowthorn acrescenta que os genes seriam ainda mais perpetuados e distribuídos se os integrantes do segmento religioso passassem a se relacionar com a população secular.
"Este é puramente um exercício especulativo", diz o autor do estudo a ser publicado nesta quarta-feira no "Proceedings of the Royal Society B".
Ele enfatiza que, até 150 anos atrás, o contraste na taxa de natalidade entre famílias religiosas e não religiosas não existia. O número de nascimentos caiu globalmente e a transição afetou mais alguns grupos do que outros.
Segundo Rowthorn, a progressão matemática demonstrada em seu cálculo indica a hipótese de que a população pode ser mais propensa à religião a longo prazo, mas isso dependeria também da proporção entre fertilidade e "deserção" de membros no grupo religioso.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/859465-predisposicao-genetica-para-a-religiao-se-reproduz-com-rapidez-diz-professor.shtml
Humor ateu - Penn & Teller LEGENDADO no Youtube - 8ª Temporada
1 Penn & Teller: Bullshit! Cheerleaders - LEGENDADO
http://www.youtube.com/watch?v=4BX0xy5-N98
2 Penn & Teller: Bullshit! Fast Food - LEGENDADO
http://www.youtube.com/watch?v=drMh0Py6vQk
3 Penn & Teller: Bullshit! Martial Arts - LEGENDADO
http://www.youtube.com/watch?v=7nDIHo4lAbs
4 Penn & Teller: Bullshit! Teen Sex - LEGENDADO
http://www.youtube.com/watch?v=E398uooqfr0
5 Penn & Teller: Bullshit! Easy Money - LEGENDADO
http://www.youtube.com/watch?v=Jgdupwa3dJs
6 Penn & Teller: Bullshit! Area 51 - LEGENDADO
http://www.youtube.com/watch?v=2G4rgfuX-4U
7 Penn & Teller: Bullshit! Criminal Justice - LEGENDADO
http://www.youtube.com/watch?v=IBlc0I9Nc9Y
8 Penn & Teller: Bullshit! Old People - LEGENDADO
http://www.youtube.com/watch?v=Wd4HdtYNb40
9 Penn & Teller: Bullshit! Self-Esteem - LEGENDADO
http://www.youtube.com/watch?v=HBISc8SdyEg
10 Penn & Teller: Bullshit! Vaccinations - LEGENDADO
http://www.youtube.com/watch?v=oXahDVBAvVs
.
.
http://www.youtube.com/watch?v=4BX0xy5-N98
2 Penn & Teller: Bullshit! Fast Food - LEGENDADO
http://www.youtube.com/watch?v=drMh0Py6vQk
3 Penn & Teller: Bullshit! Martial Arts - LEGENDADO
http://www.youtube.com/watch?v=7nDIHo4lAbs
4 Penn & Teller: Bullshit! Teen Sex - LEGENDADO
http://www.youtube.com/watch?v=E398uooqfr0
5 Penn & Teller: Bullshit! Easy Money - LEGENDADO
http://www.youtube.com/watch?v=Jgdupwa3dJs
6 Penn & Teller: Bullshit! Area 51 - LEGENDADO
http://www.youtube.com/watch?v=2G4rgfuX-4U
7 Penn & Teller: Bullshit! Criminal Justice - LEGENDADO
http://www.youtube.com/watch?v=IBlc0I9Nc9Y
8 Penn & Teller: Bullshit! Old People - LEGENDADO
http://www.youtube.com/watch?v=Wd4HdtYNb40
9 Penn & Teller: Bullshit! Self-Esteem - LEGENDADO
http://www.youtube.com/watch?v=HBISc8SdyEg
10 Penn & Teller: Bullshit! Vaccinations - LEGENDADO
http://www.youtube.com/watch?v=oXahDVBAvVs
.
.
Deus é responsável pelo Big Bang, diz papa Bento 16
Papa Bento 16 disse que cristãos devem rejeitar ideia de que Universo tenha surgido por acaso; Deus seria a origem
.
A mente de Deus esteve por trás de teorias científicas complexas como a do Big Bang, e os cristãos devem rejeitar a ideia de que o Universo tenha surgido por acaso, disse o papa Bento 16 nesta quinta-feira.
Vote na enquete sobre as declarações do papa
"O Universo não é fruto do acaso, como alguns querem que acreditemos", disse Bento 16 no dia em que os cristãos celebram a Epifania --a Bíblia diz que os Reis Magos, seguindo uma estrela, chegaram ao lugar onde Jesus nasceu.
"Não é preciso um Deus para criar o Universo", diz Stephen Hawking
"Contemplando (o Universo), somos convidados a enxergar algo profundo nele: a sabedoria do Criador, a criatividade inesgotável de Deus", disse o papa em sermão para 10 mil fiéis na Basílica de São Pedro.
Vincenzo Pint/AFP
Papa Bento 16 disse que cristãos devem rejeitar ideia de que Universo tenha surgido por acaso; Deus seria a origem
Nas ocasiões anteriores em que o papa falou sobre a evolução, ele raramente voltou atrás no tempo para discutir conceitos específicos como o do Big Bang, que cientistas acreditam tenha levado à formação do Universo, cerca de 13,7 bilhões de anos atrás.
Pesquisadores da Cern (sigla francesa de Organização Européia de Pesquisa Nuclear, em Genebra) vêm esmagando prótons em velocidade quase igual à da luz para simular as condições que, acreditam, teriam dado origem ao Universo primordial, do qual terminaram por emergir as estrelas, os planetas e a vida na Terra --e possivelmente em outros lugares também.
Alguns ateus afirmam que a ciência pode provar que Deus não existe, mas o papa disse que algumas teorias científicas são "mentalmente limitadoras" porque "chegam apenas até certo ponto (...) e não conseguem explicar a realidade última (...)".
PERGUNTAS SEM RESPOSTAS
O papa declarou que as teorias científicas sobre a origem e o desenvolvimento do Universo e dos humanos, embora não entrem em conflito com a fé, deixam muitas perguntas sem resposta.
"Na beleza do mundo, em seu mistério, sua grandeza e sua racionalidade (...), só podemos nos deixar ser guiados em direção a Deus, criador do Céu e da Terra", disse ele.
Bento 16 e seu predecessor, João Paulo 2º, procuram despir a Igreja da imagem de ser contrária à ciência --rótulo que ela ganhou quando condenou Galileu por ensinar que a Terra gira em volta do Sol, contestando as palavras da Bíblia.
Galileu foi reabilitado, e hoje a Igreja também aceita a evolução como teoria científica e não vê razão pela qual Deus não possa ter empregado um processo evolutivo natural para formar a espécie humana.
A Igreja Católica deixou de ensinar o criacionismo --a ideia de que Deus teria criado o mundo em seis dias, conforme descrito na Bíblia-- e diz que o relato bíblico do livro do Gênesis é uma alegoria para explicar como Deus criou o mundo.
Mas a Igreja é contra o uso da evolução para respaldar uma filosofia ateia que nega a existência de Deus ou qualquer participação divina na criação. Ela também é contra o uso do livro do Gênesis como texto científico.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/855860-deus-e-responsavel-pelo-big-bang-diz-papa-bento-16.shtml
.
A mente de Deus esteve por trás de teorias científicas complexas como a do Big Bang, e os cristãos devem rejeitar a ideia de que o Universo tenha surgido por acaso, disse o papa Bento 16 nesta quinta-feira.
Vote na enquete sobre as declarações do papa
"O Universo não é fruto do acaso, como alguns querem que acreditemos", disse Bento 16 no dia em que os cristãos celebram a Epifania --a Bíblia diz que os Reis Magos, seguindo uma estrela, chegaram ao lugar onde Jesus nasceu.
"Não é preciso um Deus para criar o Universo", diz Stephen Hawking
"Contemplando (o Universo), somos convidados a enxergar algo profundo nele: a sabedoria do Criador, a criatividade inesgotável de Deus", disse o papa em sermão para 10 mil fiéis na Basílica de São Pedro.
Vincenzo Pint/AFP
Papa Bento 16 disse que cristãos devem rejeitar ideia de que Universo tenha surgido por acaso; Deus seria a origem
Nas ocasiões anteriores em que o papa falou sobre a evolução, ele raramente voltou atrás no tempo para discutir conceitos específicos como o do Big Bang, que cientistas acreditam tenha levado à formação do Universo, cerca de 13,7 bilhões de anos atrás.
Pesquisadores da Cern (sigla francesa de Organização Européia de Pesquisa Nuclear, em Genebra) vêm esmagando prótons em velocidade quase igual à da luz para simular as condições que, acreditam, teriam dado origem ao Universo primordial, do qual terminaram por emergir as estrelas, os planetas e a vida na Terra --e possivelmente em outros lugares também.
Alguns ateus afirmam que a ciência pode provar que Deus não existe, mas o papa disse que algumas teorias científicas são "mentalmente limitadoras" porque "chegam apenas até certo ponto (...) e não conseguem explicar a realidade última (...)".
PERGUNTAS SEM RESPOSTAS
O papa declarou que as teorias científicas sobre a origem e o desenvolvimento do Universo e dos humanos, embora não entrem em conflito com a fé, deixam muitas perguntas sem resposta.
"Na beleza do mundo, em seu mistério, sua grandeza e sua racionalidade (...), só podemos nos deixar ser guiados em direção a Deus, criador do Céu e da Terra", disse ele.
Bento 16 e seu predecessor, João Paulo 2º, procuram despir a Igreja da imagem de ser contrária à ciência --rótulo que ela ganhou quando condenou Galileu por ensinar que a Terra gira em volta do Sol, contestando as palavras da Bíblia.
Galileu foi reabilitado, e hoje a Igreja também aceita a evolução como teoria científica e não vê razão pela qual Deus não possa ter empregado um processo evolutivo natural para formar a espécie humana.
A Igreja Católica deixou de ensinar o criacionismo --a ideia de que Deus teria criado o mundo em seis dias, conforme descrito na Bíblia-- e diz que o relato bíblico do livro do Gênesis é uma alegoria para explicar como Deus criou o mundo.
Mas a Igreja é contra o uso da evolução para respaldar uma filosofia ateia que nega a existência de Deus ou qualquer participação divina na criação. Ela também é contra o uso do livro do Gênesis como texto científico.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/855860-deus-e-responsavel-pelo-big-bang-diz-papa-bento-16.shtml
Menos futebol, mais ciência?
Uma enquete realizada pelo MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia) levantou um dado curioso: os brasileiros dizem gostar mais de ciência e tecnologia do que de esportes (vejam matéria minha sobre o tema aqui).
A pesquisa foi feita em todo ao país, com diferentes classes econômicas, faixas etárias, sexo e outras variáveis. Do total de 2.016 respondentes, 65% disseram que se interessam ou se interessam muito por “ciência e tecnologia” (bem mais do que os 41% da mesmo pesquisa realizada em 2006), enquanto 62% tiveram a mesma resposta para o tema “esportes”.
Isso é possível no país do futebol?
Sim. Explico: ciência e tecnologia são temas que agradam muita gente, mesmo que boa parte das pessoas não entenda do tema.
A pesquisa do MCT viu, por exemplo, que só 12% das pessoas conseguem dizer o nome de um cientista ou 18% dizem o nome de uma instituição de pesquisa (como uma universidade). Esse número certamente seria muito diferente caso a pergunta fosse sobre o nome de um time ou de um jogador de futebol. Ou seja: as pessoas não conhecem a ciência brasileira, como conhecem esportes. Mas gostam dela.
Alguns especialistas dizem que, nesse tipo de pesquisa, muita gente quer agradar o entrevistador e, por isso, acaba respondendo mais o que soa “bonito” do que o que a pessoa realmente pensa. Exemplo disso é Bogotá, a capital iberoamericana com maior índice de interesse revelado em ciência e tecnologia. Lá, 89% dos respondentes revelaram se interessar ou se interessar muito pelo tema.
Outra hipótese é que o tema “ciência” seja simpático às pessoas. Mesmo sem entender, mesmo sem ir a museus de ciência (talvez porque não tenha nenhum por perto), as pessoas gostam de saber sobre ciência. E prestam atenção quando o tema aparece na mídia – especialmente na TV.
Já o tema “esportes”, que é definitivamente uma paixão nacional, pode não ter um interesse tão generalizado. Isso porque as pessoas mais velhas e também mulheres se dizem menos interessadas pelo assunto. E aí a porcentagem geral cai.
Mas, independente da discussão de quem ganha na briga esportes X ciência, a pesquisa do MCT levantou outro dado bacana: 46% das pessoas se dizem satisfeitas com o conteúdo de ciência veiculado nos jornais. E de quem está insatisfeito, 74% reclama que existe pouca ciência na imprensa.
Se esse estudo for um termômetro real da nova sociedade brasileira – com mais com acesso à educação e a condições melhores de vida – talvez esse seja um sinal de que a ciência ainda deve ganhar mais espaço no Brasil nos próximos anos. E isso será lindo.
Escrito por Sabine Righetti às 14h46
.
http://laboratorio.folha.blog.uol.com.br/arch2011-01-09_2011-01-15.html#2011_01-10_14_46_44-153602802-0
A pesquisa foi feita em todo ao país, com diferentes classes econômicas, faixas etárias, sexo e outras variáveis. Do total de 2.016 respondentes, 65% disseram que se interessam ou se interessam muito por “ciência e tecnologia” (bem mais do que os 41% da mesmo pesquisa realizada em 2006), enquanto 62% tiveram a mesma resposta para o tema “esportes”.
Isso é possível no país do futebol?
Sim. Explico: ciência e tecnologia são temas que agradam muita gente, mesmo que boa parte das pessoas não entenda do tema.
A pesquisa do MCT viu, por exemplo, que só 12% das pessoas conseguem dizer o nome de um cientista ou 18% dizem o nome de uma instituição de pesquisa (como uma universidade). Esse número certamente seria muito diferente caso a pergunta fosse sobre o nome de um time ou de um jogador de futebol. Ou seja: as pessoas não conhecem a ciência brasileira, como conhecem esportes. Mas gostam dela.
Alguns especialistas dizem que, nesse tipo de pesquisa, muita gente quer agradar o entrevistador e, por isso, acaba respondendo mais o que soa “bonito” do que o que a pessoa realmente pensa. Exemplo disso é Bogotá, a capital iberoamericana com maior índice de interesse revelado em ciência e tecnologia. Lá, 89% dos respondentes revelaram se interessar ou se interessar muito pelo tema.
Outra hipótese é que o tema “ciência” seja simpático às pessoas. Mesmo sem entender, mesmo sem ir a museus de ciência (talvez porque não tenha nenhum por perto), as pessoas gostam de saber sobre ciência. E prestam atenção quando o tema aparece na mídia – especialmente na TV.
Já o tema “esportes”, que é definitivamente uma paixão nacional, pode não ter um interesse tão generalizado. Isso porque as pessoas mais velhas e também mulheres se dizem menos interessadas pelo assunto. E aí a porcentagem geral cai.
Mas, independente da discussão de quem ganha na briga esportes X ciência, a pesquisa do MCT levantou outro dado bacana: 46% das pessoas se dizem satisfeitas com o conteúdo de ciência veiculado nos jornais. E de quem está insatisfeito, 74% reclama que existe pouca ciência na imprensa.
Se esse estudo for um termômetro real da nova sociedade brasileira – com mais com acesso à educação e a condições melhores de vida – talvez esse seja um sinal de que a ciência ainda deve ganhar mais espaço no Brasil nos próximos anos. E isso será lindo.
Escrito por Sabine Righetti às 14h46
.
http://laboratorio.folha.blog.uol.com.br/arch2011-01-09_2011-01-15.html#2011_01-10_14_46_44-153602802-0
Genes podem interferir até na escolha das amizades, diz estudo
A amizade pode ser influenciada por mais fatores que apenas a identificação ou empatia pessoal. Ela pode ter origem na formação genética de cada pessoa.
Esse é o resultado de uma pesquisa que, baseada em dados coletados por dois estudos independentes, localizou genes que indicam dois padrões de comportamento.
Segundo a descoberta, quem possui o gene DRD2 --associado ao alcoolismo-- tende a se unir com seus semelhantes que carregam o mesmo gene. O mesmo se aplica aos que não o possuem: eles se juntam àqueles que são deficitários no gene.
Já o CYP2A6, relacionado a uma personalidade mais aberta, gera a união de pessoas opostas. Essa associação "negativa", ou atração dos opostos, é mais evidente na escolha de um parceiro, o que poderia indicar que geralmente os casais procuram companheiros diferentes, mas complementares, do seu sistema imunológico --garantindo, com isso, sua saúde e a de seus descendentes.
Por que isso ocorre é uma questão que os pesquisadores envolvidos no estudo --publicado no "Proceedings of the National Academy of Sciences"-- não sabem ainda responder.
Eles especulam, porém, que esses comportamentos representam uma ferramenta de defesa. Uma forma de se evitar um parceiro que seria suscetível às mesmas doenças de um indivíduo.
O professor James Fowler, da Universidade da Califórnia (EUA), diz que os genes podem, de alguma forma, explicar por que frequentemente gostamos instintivamente --ou não-- de uma pessoa que acabamos de conhecer.
Fowler acrescenta que análises adicionais são necessárias para mostrar se a identificação de genótipos similares é feita de modo consciente ou inconsciente, com base biológicas ou genéticas, e não apenas sociais.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/862315-genes-podem-interferir-ate-na-escolha-das-amizades-diz-estudo.shtml
Esse é o resultado de uma pesquisa que, baseada em dados coletados por dois estudos independentes, localizou genes que indicam dois padrões de comportamento.
Segundo a descoberta, quem possui o gene DRD2 --associado ao alcoolismo-- tende a se unir com seus semelhantes que carregam o mesmo gene. O mesmo se aplica aos que não o possuem: eles se juntam àqueles que são deficitários no gene.
Já o CYP2A6, relacionado a uma personalidade mais aberta, gera a união de pessoas opostas. Essa associação "negativa", ou atração dos opostos, é mais evidente na escolha de um parceiro, o que poderia indicar que geralmente os casais procuram companheiros diferentes, mas complementares, do seu sistema imunológico --garantindo, com isso, sua saúde e a de seus descendentes.
Por que isso ocorre é uma questão que os pesquisadores envolvidos no estudo --publicado no "Proceedings of the National Academy of Sciences"-- não sabem ainda responder.
Eles especulam, porém, que esses comportamentos representam uma ferramenta de defesa. Uma forma de se evitar um parceiro que seria suscetível às mesmas doenças de um indivíduo.
O professor James Fowler, da Universidade da Califórnia (EUA), diz que os genes podem, de alguma forma, explicar por que frequentemente gostamos instintivamente --ou não-- de uma pessoa que acabamos de conhecer.
Fowler acrescenta que análises adicionais são necessárias para mostrar se a identificação de genótipos similares é feita de modo consciente ou inconsciente, com base biológicas ou genéticas, e não apenas sociais.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/862315-genes-podem-interferir-ate-na-escolha-das-amizades-diz-estudo.shtml
Jovem que abusa de bebida alcoólica pode estar sob influência de um tipo de gene
A genética parece ter um papel fundamental entre jovens que consomem bebidas alcoólicas em demasia, como uma forma de lidar com seus sentimentos negativos.
Para chegar a essa teoria, foram coletados DNAs de 282 adolescentes holandeses que haviam consumido algum tipo de bebida alcoólica pelo menos uma vez na vida. Eles também responderam a um questionário sobre as razões que os motivaram a beber e qual era o nível de problemas relacionados ao álcool.
O resultado obtido mostra que aqueles que bebem mais e apresentam maiores problemas podem estar sob a influência de variações do gene receptor de dopamina, o DRD2, relacionado à sensação de recompensa originada no cérebro --também recentemente associado à maneira como escolhemos as amizades.
O estudo avalia, pela primeira vez, a conexão entre aspectos genéticos, razões para beber e abuso no consumo entre jovens.
Segundo a principal autora da pesquisa, a doutoranda Carmen S. van der Zwaluw da Universidade Radboud, são necessários exames adicionais para provar que determinadas variações genéticas tendem a potencializar o risco de um indivíduo desenvolver problemas com o consumo de bebidas alcoólicas.
A íntegra do texto consta, em inglês, na tese "Alcoholism: Clinical & Experimental Research" ("Alcoolismo: Pesquisa Clínica e Experimental", em tradução livre).
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/863434-jovem-que-abusa-de-bebida-alcoolica-pode-estar-sob-influencia-de-um-tipo-de-gene.shtml
Para chegar a essa teoria, foram coletados DNAs de 282 adolescentes holandeses que haviam consumido algum tipo de bebida alcoólica pelo menos uma vez na vida. Eles também responderam a um questionário sobre as razões que os motivaram a beber e qual era o nível de problemas relacionados ao álcool.
O resultado obtido mostra que aqueles que bebem mais e apresentam maiores problemas podem estar sob a influência de variações do gene receptor de dopamina, o DRD2, relacionado à sensação de recompensa originada no cérebro --também recentemente associado à maneira como escolhemos as amizades.
O estudo avalia, pela primeira vez, a conexão entre aspectos genéticos, razões para beber e abuso no consumo entre jovens.
Segundo a principal autora da pesquisa, a doutoranda Carmen S. van der Zwaluw da Universidade Radboud, são necessários exames adicionais para provar que determinadas variações genéticas tendem a potencializar o risco de um indivíduo desenvolver problemas com o consumo de bebidas alcoólicas.
A íntegra do texto consta, em inglês, na tese "Alcoholism: Clinical & Experimental Research" ("Alcoolismo: Pesquisa Clínica e Experimental", em tradução livre).
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/863434-jovem-que-abusa-de-bebida-alcoolica-pode-estar-sob-influencia-de-um-tipo-de-gene.shtml
Moléculas fundamentais à vida podem ter origem extraterrestre, diz pesquisa
Cientistas da Nasa (agência espacial americana) descobriram que alguns aminoácidos --elementos essenciais à vida na Terra-- podem ter vindo do espaço, pegando carona em asteroides que se chocaram com a nossa atmosfera.
Os aminoácidos são importantíssimos porque ajudam a compor as proteínas, indispensáveis para a existência de todas as formas de vida no nosso planeta.
Ao estudar os fragmentos de um meteorito (pedaço de asteroide) que caiu no deserto africano em 2008, cientistas da Nasa comandados por Daniel Glavin do Centro Goddard de Voo Espacial, descobriram que os pedaços de rocha vindo do espaço continham aminoácidos do tipo canhoto.
Os aminoácidos podem ser de duas variedades: destros ou canhotos. Elas funcionam como imagens espelhadas. Algo como nossas mãos, uma com o polegar voltado para direita e outra, para a esquerda.
Na Terra, todos os seres vivos têm aminoácidos canhotos, como os do meteorito. Mas isso não quer dizer que a versão destra seja impossível por aqui. Cientistas já conseguiram sintetizá-la em laboratório.
O que eles não sabem ainda é por que os canhotos prevaleceram. Os fragmentos do meteorito podem, então, dar uma importante contribuição para matar essa charada.
Ao analisar essas moléculas, os pesquisadores se surpreenderam: alguns dos aminoácidos simplesmente não existiam na Terra, enquanto outros eram realmente bem difíceis de se encontrar na natureza.
Isso, de acordo com os autores do trabalho, publicado esta semana na revista "Meteoritics and Planetary Science", comprovaria que o meteorito já teria chegado ao planeta com os aminoácidos, tornando impossível a hipótese de "contaminação" no ambiente.
Eles acreditam que o asteroide, batizado de 2008 TC3, é provavelmente uma parte de algum planeta que existiu nos primórdios do Sistema Solar. Mas, como a temperatura nesse planeta devia ser realmente muito alta, os cientistas acham que os aminoácidos não se formaram enquanto o astro ainda estava inteiro.
E o enigmas vão além: ao contrário dos aminoácidos da Terra, que precisam de água para se formar, as "moléculas ET" não tinham o líquido disponível no ambiente do meteorito.
Isso, de acordo com o chefe do trabalho, aumenta as possibilidades da existência de vida usando "ingredientes" até agora considerados impossíveis.
Glavin disse em entrevista ao "Science News" que, na opinião dele, se realmente existir uma forma de produzir aminoácidos sem água, isso então "aumentaria muito a probabilidade da existência de vida em outros lugares do Universo".
Embora esta seja uma grande novidade, vale lembrar que os aminoácidos são apenas uma parte da vida. Para chegar até ela, ainda são necessários muitos outros fatores.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/863217-moleculas-fundamentais-a-vida-podem-ter-origem-extraterrestre-diz-pesquisa.shtml
Os aminoácidos são importantíssimos porque ajudam a compor as proteínas, indispensáveis para a existência de todas as formas de vida no nosso planeta.
Ao estudar os fragmentos de um meteorito (pedaço de asteroide) que caiu no deserto africano em 2008, cientistas da Nasa comandados por Daniel Glavin do Centro Goddard de Voo Espacial, descobriram que os pedaços de rocha vindo do espaço continham aminoácidos do tipo canhoto.
Os aminoácidos podem ser de duas variedades: destros ou canhotos. Elas funcionam como imagens espelhadas. Algo como nossas mãos, uma com o polegar voltado para direita e outra, para a esquerda.
Na Terra, todos os seres vivos têm aminoácidos canhotos, como os do meteorito. Mas isso não quer dizer que a versão destra seja impossível por aqui. Cientistas já conseguiram sintetizá-la em laboratório.
O que eles não sabem ainda é por que os canhotos prevaleceram. Os fragmentos do meteorito podem, então, dar uma importante contribuição para matar essa charada.
Ao analisar essas moléculas, os pesquisadores se surpreenderam: alguns dos aminoácidos simplesmente não existiam na Terra, enquanto outros eram realmente bem difíceis de se encontrar na natureza.
Isso, de acordo com os autores do trabalho, publicado esta semana na revista "Meteoritics and Planetary Science", comprovaria que o meteorito já teria chegado ao planeta com os aminoácidos, tornando impossível a hipótese de "contaminação" no ambiente.
Eles acreditam que o asteroide, batizado de 2008 TC3, é provavelmente uma parte de algum planeta que existiu nos primórdios do Sistema Solar. Mas, como a temperatura nesse planeta devia ser realmente muito alta, os cientistas acham que os aminoácidos não se formaram enquanto o astro ainda estava inteiro.
E o enigmas vão além: ao contrário dos aminoácidos da Terra, que precisam de água para se formar, as "moléculas ET" não tinham o líquido disponível no ambiente do meteorito.
Isso, de acordo com o chefe do trabalho, aumenta as possibilidades da existência de vida usando "ingredientes" até agora considerados impossíveis.
Glavin disse em entrevista ao "Science News" que, na opinião dele, se realmente existir uma forma de produzir aminoácidos sem água, isso então "aumentaria muito a probabilidade da existência de vida em outros lugares do Universo".
Embora esta seja uma grande novidade, vale lembrar que os aminoácidos são apenas uma parte da vida. Para chegar até ela, ainda são necessários muitos outros fatores.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/863217-moleculas-fundamentais-a-vida-podem-ter-origem-extraterrestre-diz-pesquisa.shtml
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Descoberto registro de cão doméstico mais antigo da América
Fragmento tem entre 0,3 e 0,4 cm de comprimento
.
Cientistas encontraram um pedaço de osso de cão doméstico datado de quase 10 mil anos em uma pilha de excrementos no sudeste do Texas, nos Estados Unidos. Trata-se do registro do cão domesticado mais antigo da América. Cientistas da Universidade do Maine pesquisavam a alimentação das pessoas em uma região do Texas entre mil e 10 mil anos atrás. "Acontece que essa pessoa que viveu há 9,4 mil anos estava comendo um cão", disse um dos pesquisadores.
Porém, esse registro não é o mais antigo já conhecido no mundo, e sim na América, segundo os próprios cientistas. "Há registros arqueológicos de cães por volta de 31 mil anos atrás em um site belga, 26 mil anos na República Checa e 15 mil anos na Sibéria", afirmou um especialista em evolução do cão. O fragmento mede aproximadamente o tamanho de uma unha do dedo indicador de uma pessoa.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4898694-EI238,00-Descoberto+registro+de+cao+domestico+mais+antigo+da+America.html
.
Cientistas encontraram um pedaço de osso de cão doméstico datado de quase 10 mil anos em uma pilha de excrementos no sudeste do Texas, nos Estados Unidos. Trata-se do registro do cão domesticado mais antigo da América. Cientistas da Universidade do Maine pesquisavam a alimentação das pessoas em uma região do Texas entre mil e 10 mil anos atrás. "Acontece que essa pessoa que viveu há 9,4 mil anos estava comendo um cão", disse um dos pesquisadores.
Porém, esse registro não é o mais antigo já conhecido no mundo, e sim na América, segundo os próprios cientistas. "Há registros arqueológicos de cães por volta de 31 mil anos atrás em um site belga, 26 mil anos na República Checa e 15 mil anos na Sibéria", afirmou um especialista em evolução do cão. O fragmento mede aproximadamente o tamanho de uma unha do dedo indicador de uma pessoa.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4898694-EI238,00-Descoberto+registro+de+cao+domestico+mais+antigo+da+America.html
BBC - Quantas pessoas podem viver na terra?
Parte 1. http://www.youtube.com/watch?v=d5DOI1xBP5w
.
Parte 2. http://www.youtube.com/watch?v=-Ej-BgXgw7Y
.
Parte 3. http://www.youtube.com/watch?v=h3jk8cPtkTY
.
Parte 4. http://www.youtube.com/watch?v=SysygTAEOqY
.
Parte 5. http://www.youtube.com/watch?v=l3O0-o_nXqo
.
Parte 6 final. http://www.youtube.com/watch?v=IL89gXmABTI
.
.
Parte 2. http://www.youtube.com/watch?v=-Ej-BgXgw7Y
.
Parte 3. http://www.youtube.com/watch?v=h3jk8cPtkTY
.
Parte 4. http://www.youtube.com/watch?v=SysygTAEOqY
.
Parte 5. http://www.youtube.com/watch?v=l3O0-o_nXqo
.
Parte 6 final. http://www.youtube.com/watch?v=IL89gXmABTI
.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Imagens de nebulosa ajudarão estudos sobre formação de estrelas
A Nebulosa de Órion é a região de formação de estrelas de grande massa mais próxima da Terra
.
Composição de imagens inéditas da Nebulosa de Órion, registradas pelo telescópio MPG, do ESO (Observatório Europeu do Sul, na sigla em inglês), instalado no Observatório de La Silla, no Chile, permite aos astrônomos uma observação mais detalhada de uma região de formação estelar de grande massa. Esta possibilidade de observação colaborará no avanço do conhecimento sobre a formação e evolução das estrelas.
Os dados que compõem a imagem foram selecionados por Igor Chekalin, russo, que foi o vencedor do concurso Tesouros Escondidos do ESO, em 2010, com outra composição de imagens.
A imagem é composta por exposições obtidas em cinco tipos de filtros diferentes. Na cor vermelha, aparece o gás hidrogênio e a radiação que atravessaram o filtro vermelho. Em verde, é mostrada a radiação vinda da região verde e amarela da Nebulosa. Em azul, pode-se enxergar a radiação que passou através do filtro ultravioleta.
A Nebulosa de Órion, também chamada de Messier 42, é um conjunto de gás e poeira no qual se formam estrelas de grande massa, sendo a região deste tipo mais próxima à Terra. Seu gás pode ser visto a olho nu da Terra. Se localiza a 1350 anos-luz do planeta.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4898370-EI301,00-Imagens+de+nebulosa+ajudarao+estudos+sobre+formacao+de+estrelas.html
.
Composição de imagens inéditas da Nebulosa de Órion, registradas pelo telescópio MPG, do ESO (Observatório Europeu do Sul, na sigla em inglês), instalado no Observatório de La Silla, no Chile, permite aos astrônomos uma observação mais detalhada de uma região de formação estelar de grande massa. Esta possibilidade de observação colaborará no avanço do conhecimento sobre a formação e evolução das estrelas.
Os dados que compõem a imagem foram selecionados por Igor Chekalin, russo, que foi o vencedor do concurso Tesouros Escondidos do ESO, em 2010, com outra composição de imagens.
A imagem é composta por exposições obtidas em cinco tipos de filtros diferentes. Na cor vermelha, aparece o gás hidrogênio e a radiação que atravessaram o filtro vermelho. Em verde, é mostrada a radiação vinda da região verde e amarela da Nebulosa. Em azul, pode-se enxergar a radiação que passou através do filtro ultravioleta.
A Nebulosa de Órion, também chamada de Messier 42, é um conjunto de gás e poeira no qual se formam estrelas de grande massa, sendo a região deste tipo mais próxima à Terra. Seu gás pode ser visto a olho nu da Terra. Se localiza a 1350 anos-luz do planeta.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4898370-EI301,00-Imagens+de+nebulosa+ajudarao+estudos+sobre+formacao+de+estrelas.html
Evo Morales lança a bebida Coca-Brinco e inicia campanha mundial pela livre mastigação de folha de coca
Evo MOrales, na ONU, em 2009 e a exibir uma folha de coca.
.
–1. O presidente Evo Morales iniciou ontem uma campanha internacional de esclarecimento sobre o uso tradicional e salutar da mastigação da folha de coca.
Sua meta é tirar da lista de proibição das Nações Unidas, decorrente da Convenção de 1961, essa folha natural e lançar, no mercado global, a Coca-Brinco, que, evidentemente, será uma concorrente da Coca-Cola: na origem, a Coca-Cola é natural dos Andes e usava a folha de coca.
Desde ontem, o ministro de Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, está na Europa em campanha. Sua meta é visitar cinco países e obter deles um compromisso de votar pela modificação da Convenção.
Morales, — que já acumulou a presidência do Sindicato de Cocaleiros da Bolívivia com a da república boliviana–, fala em “reparação de dano histórico”. Ele se refere à confusão entre a tradicional mastigação andina da folha natural e a manipulação química que leva ao cloridrato de cocaína.
Em 2009, o presidente Morales esteve na Assembléia da ONU e, com uma folha de coca na mão (confira foto deste “post”), protestou contra a proibição.
Na ocasião, Morales lembrou que os nativos consideram a folha de coca sagrada e a Constituição da Bolívia permite o uso tradicional.
Na Bolívia, como em outras partes do mundo, o cloridrato de cocaína é proibido. E é criminalizado o fabrico e tráfico de cocaína.
Como até o ex-presidente George W.Bush sabe, a Organização Mundial de Saúde (OMS), em estudo realizado em 1995, concluiu “que o uso da folha de coca não provoca efeitos físicos negativos e pode ter valor terapêutico”.
–2. A geopolítica das drogas mostrou que a proibição voltava-se a acabar com a matéria prima (folha de coca) usada na elaboração do cloridrato de cocaína. Absurdamente, deixou-se de lado os valores culturais dos povos andinos. E a confusão foi proposital.
Parêntese: a supracitada Convenção da ONU de 1961, –subscrita pelo Brasil–, entrou em vigor em 1964. Seu o propósito era de eliminar o cultivo e a produção de drogas em 25 anos: o prazo venceu em 1989. Um fracasso absoluto.
–3. PANO RÁPIDO. A Bolívia é a terceira maior produtora de folha de coca. Em 2010, a sua produção cresceu.
Conforme declarou à BBC de Londres Luis Cutipa, — diretor nacional de comercialização da folha de coca, a Bolívia produziu 19.000 toneladas de folha de coca em 2010.
O problema está na falta de fiscalização, pois parte da produção é ilegalmente desviada para o fabrico de cocaína, em laboratórios clandestinos.
O abaixo-assinado, grande consumidor de Coca-Cola Zero, está curioso em saborear a Coca-Brinco, made in Bolívia.
–Wálter Fanganiello Maierovitch–
.
http://maierovitch.blog.terra.com.br/2011/01/19/evo-morales-lanca-a-bebida-coca-brinco-e-inicia-campanha-mundial-pela-livre-mastigacao-de-folha-de-coca/
.
–1. O presidente Evo Morales iniciou ontem uma campanha internacional de esclarecimento sobre o uso tradicional e salutar da mastigação da folha de coca.
Sua meta é tirar da lista de proibição das Nações Unidas, decorrente da Convenção de 1961, essa folha natural e lançar, no mercado global, a Coca-Brinco, que, evidentemente, será uma concorrente da Coca-Cola: na origem, a Coca-Cola é natural dos Andes e usava a folha de coca.
Desde ontem, o ministro de Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, está na Europa em campanha. Sua meta é visitar cinco países e obter deles um compromisso de votar pela modificação da Convenção.
Morales, — que já acumulou a presidência do Sindicato de Cocaleiros da Bolívivia com a da república boliviana–, fala em “reparação de dano histórico”. Ele se refere à confusão entre a tradicional mastigação andina da folha natural e a manipulação química que leva ao cloridrato de cocaína.
Em 2009, o presidente Morales esteve na Assembléia da ONU e, com uma folha de coca na mão (confira foto deste “post”), protestou contra a proibição.
Na ocasião, Morales lembrou que os nativos consideram a folha de coca sagrada e a Constituição da Bolívia permite o uso tradicional.
Na Bolívia, como em outras partes do mundo, o cloridrato de cocaína é proibido. E é criminalizado o fabrico e tráfico de cocaína.
Como até o ex-presidente George W.Bush sabe, a Organização Mundial de Saúde (OMS), em estudo realizado em 1995, concluiu “que o uso da folha de coca não provoca efeitos físicos negativos e pode ter valor terapêutico”.
–2. A geopolítica das drogas mostrou que a proibição voltava-se a acabar com a matéria prima (folha de coca) usada na elaboração do cloridrato de cocaína. Absurdamente, deixou-se de lado os valores culturais dos povos andinos. E a confusão foi proposital.
Parêntese: a supracitada Convenção da ONU de 1961, –subscrita pelo Brasil–, entrou em vigor em 1964. Seu o propósito era de eliminar o cultivo e a produção de drogas em 25 anos: o prazo venceu em 1989. Um fracasso absoluto.
–3. PANO RÁPIDO. A Bolívia é a terceira maior produtora de folha de coca. Em 2010, a sua produção cresceu.
Conforme declarou à BBC de Londres Luis Cutipa, — diretor nacional de comercialização da folha de coca, a Bolívia produziu 19.000 toneladas de folha de coca em 2010.
O problema está na falta de fiscalização, pois parte da produção é ilegalmente desviada para o fabrico de cocaína, em laboratórios clandestinos.
O abaixo-assinado, grande consumidor de Coca-Cola Zero, está curioso em saborear a Coca-Brinco, made in Bolívia.
–Wálter Fanganiello Maierovitch–
.
http://maierovitch.blog.terra.com.br/2011/01/19/evo-morales-lanca-a-bebida-coca-brinco-e-inicia-campanha-mundial-pela-livre-mastigacao-de-folha-de-coca/
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Fumar causa danos genéticos minutos após inalação, diz estudo
Altos níveis de substâncias tóxicas no sangue de voluntários foram registrados no intervalo de 15 a 30 minutos
.
Um estudo realizado por cientistas norte-americanos concluiu que a fumaça do cigarro começa a provocar danos genéticos minutos --e não anos-- após chegar aos pulmões.
Os pesquisadores envolvidos no estudo de pequeno porte descreveram os resultados como um alerta para pessoas inclinadas a fumar.
.
A pesquisa, a primeira feita em humanos que detalha a forma como certas substâncias presentes no tabaco provocam danos ao DNA associados ao câncer, consta na revista científica "Chemical Research in Toxicology".
A publicação, cujos artigos são aprovados por cientistas, é uma entre 38 edições publicadas pela American Chemical Society.
DANOS AO DNA
O cientista Stephen S. Hecht e equipe comentam no artigo que o câncer de pulmão mata 3.000 pessoas por dia, a grande maioria delas em consequência do fumo.
O fumo também está associado a pelo menos 18 outros tipos de câncer.
Há evidências de que substâncias nocivas presentes na fumaça do cigarro, chamadas hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (ou HPAs), seriam responsáveis pelo câncer de pulmão.
Até hoje, no entanto, os cientistas não tinham informações sobre a forma específica como os HPAs presentes na fumaça do cigarro danificavam o DNA humano.
Como parte do estudo, financiado pelo Instituto Nacional do Câncer, os cientistas adicionaram um HPA específico, o fenantreno, a cigarros, e depois monitoraram o progresso da substância no organismo de 12 voluntários que fumaram os cigarros.
SUBSTÂNCIAS TÓXICAS
Os cientistas dizem ter verificado que o fenantreno rapidamente formou substâncias tóxicas no sangue dos voluntários, provocando mutações que podem causar câncer.
Os fumantes tiveram níveis máximos da substância em um intervalo de tempo que surpreendeu os próprios pesquisadores: entre 15 e 30 minutos após os voluntários terminarem de fumar.
Os pesquisadores disseram que o efeito foi tão rápido, que seria o equivalente a injetar a substância diretamente na corrente sanguínea.
"Este estudo é único", escreveu Hecht, um renomado especialista em substâncias causadoras do câncer encontradas na fumaça do cigarro e no tabaco sem fumaça.
Ele é o primeiro a investigar o metabolismo humano de um HPA adquirido por meio de inalação de fumaça de cigarro, sem interferência de outras fontes de exposição como a poluição do ar ou a dieta.
"Os resultados relatados aqui devem servir como um aviso aos que consideram começar a fumar."
.
http://www1.folha.uol.com.br/bbc/862138-fumar-causa-danos-geneticos-minutos-apos-inalacao-diz-estudo.shtml
.
.
Um estudo realizado por cientistas norte-americanos concluiu que a fumaça do cigarro começa a provocar danos genéticos minutos --e não anos-- após chegar aos pulmões.
Os pesquisadores envolvidos no estudo de pequeno porte descreveram os resultados como um alerta para pessoas inclinadas a fumar.
.
A pesquisa, a primeira feita em humanos que detalha a forma como certas substâncias presentes no tabaco provocam danos ao DNA associados ao câncer, consta na revista científica "Chemical Research in Toxicology".
A publicação, cujos artigos são aprovados por cientistas, é uma entre 38 edições publicadas pela American Chemical Society.
DANOS AO DNA
O cientista Stephen S. Hecht e equipe comentam no artigo que o câncer de pulmão mata 3.000 pessoas por dia, a grande maioria delas em consequência do fumo.
O fumo também está associado a pelo menos 18 outros tipos de câncer.
Há evidências de que substâncias nocivas presentes na fumaça do cigarro, chamadas hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (ou HPAs), seriam responsáveis pelo câncer de pulmão.
Até hoje, no entanto, os cientistas não tinham informações sobre a forma específica como os HPAs presentes na fumaça do cigarro danificavam o DNA humano.
Como parte do estudo, financiado pelo Instituto Nacional do Câncer, os cientistas adicionaram um HPA específico, o fenantreno, a cigarros, e depois monitoraram o progresso da substância no organismo de 12 voluntários que fumaram os cigarros.
SUBSTÂNCIAS TÓXICAS
Os cientistas dizem ter verificado que o fenantreno rapidamente formou substâncias tóxicas no sangue dos voluntários, provocando mutações que podem causar câncer.
Os fumantes tiveram níveis máximos da substância em um intervalo de tempo que surpreendeu os próprios pesquisadores: entre 15 e 30 minutos após os voluntários terminarem de fumar.
Os pesquisadores disseram que o efeito foi tão rápido, que seria o equivalente a injetar a substância diretamente na corrente sanguínea.
"Este estudo é único", escreveu Hecht, um renomado especialista em substâncias causadoras do câncer encontradas na fumaça do cigarro e no tabaco sem fumaça.
Ele é o primeiro a investigar o metabolismo humano de um HPA adquirido por meio de inalação de fumaça de cigarro, sem interferência de outras fontes de exposição como a poluição do ar ou a dieta.
"Os resultados relatados aqui devem servir como um aviso aos que consideram começar a fumar."
.
http://www1.folha.uol.com.br/bbc/862138-fumar-causa-danos-geneticos-minutos-apos-inalacao-diz-estudo.shtml
.
Rebaixamento de Plutão pode ter sido precipitado, dizem astrônomos
Ilustração do planeta-anão Éris e seu satélite Disnomia; nova medição mostra que Éris pode ser menor que Plutão
.
No mês em que completa seis anos de descobrimento, o planeta-anão Éris e a sua participação no rebaixamento de Plutão à "série B planetária", em 2006, continuam causando polêmica.
Um grupo de astrônomos liderados por Bruno Sicardy, do Observatório de Paris, disse ter feito uma nova medição que comprovaria que Éris é menor do que Plutão.
Por enquanto, eles não dizem o quão menor. A justificativa, disse Sicardy em entrevista ao "New York Times", é que eles estão poupando o material para um grande artigo na revista científica "Nature".
.
Embora a diferença não deva passar de um punhado de quilômetros, o anúncio já foi suficiente para animar o grupo que quer rever o status de ex-planeta de Plutão.
O que se sabe, até agora, é que a nova medição foi feita no ano passado, no momento em que Éris ocultou uma estrela. A quantidade de luz bloqueada da estrela permitiu estimar o tamanho do planeta-anão.
"Éris é claramente menor", disse Alain Maury, que também observou o fenômeno, no Observatório San Pedro de Atacama, no Chile.
REBAIXAMENTO
Em 2005, quando foi localizado em um ponto distante do Sistema Solar, Éris trouxe um problema para os astrônomos. Como seu diâmetro parecia maior do que o de Plutão, um planeta da "primeira divisão", só havia duas alternativas: reconhecê-lo como o décimo planeta ou rebaixar o outro.
A IAU (União Astronômica Internacional), resolveu colocar ordem na casa e criou uma série de critérios para classificar um planeta. Regras que, apesar de séculos de estudos astronômicos, ainda não existiam.
Com essa nova definição clara, Éris e Plutão foram colocados no grupo de planetas-anões.
Tanto cuidado tem várias explicações, mas um dos motivos mais fortes era o receio dos astrônomos de que, com os instrumentos de observação cada vez mais potentes, haveria uma enxurrada de novos planetas no nosso Sistema Solar.
TRABALHO DIFÍCIL
Batizado em homenagem à deusa grega da discórdia, Éris fica bem mais distante do Sol do que Plutão.
Além da distância, as condições de luminosidade nem sempre favoráveis no Cinturão de Kuiper, onde ambos estão localizados, dificultam precisão das medidas.
Nem mesmo o tamanho de Plutão é considerado definitivo. Nesses 80 anos desde seu descobrimento, a estimativa de seu diâmetro já mudou várias vezes.
Uma medição muito precisa deve acontecer em 2015, quando a sonda New Horizons, da Nasa chegar até lá.
Na opinião de Roberto da Costa, do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP), mesmo que fique comprovado que Plutão é realmente maior do que Éris, isso não deve servir para devolvê-lo ao "primeiro escalão".
"Seja quem for que ganhe definitivamente essa disputa por tamanhos, o critério que separa planetas 'clássicos' dos planetas-anões vai muito além disso", avalia.
"Um dos critérios para tanto é que o corpo deve ter 'limpado gravitacionalmente a sua órbita, e Plutão não o faz", completa Costa.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/861597-rebaixamento-de-plutao-pode-ter-sido-precipitado-dizem-astronomos.shtml
.
No mês em que completa seis anos de descobrimento, o planeta-anão Éris e a sua participação no rebaixamento de Plutão à "série B planetária", em 2006, continuam causando polêmica.
Um grupo de astrônomos liderados por Bruno Sicardy, do Observatório de Paris, disse ter feito uma nova medição que comprovaria que Éris é menor do que Plutão.
Por enquanto, eles não dizem o quão menor. A justificativa, disse Sicardy em entrevista ao "New York Times", é que eles estão poupando o material para um grande artigo na revista científica "Nature".
.
Embora a diferença não deva passar de um punhado de quilômetros, o anúncio já foi suficiente para animar o grupo que quer rever o status de ex-planeta de Plutão.
O que se sabe, até agora, é que a nova medição foi feita no ano passado, no momento em que Éris ocultou uma estrela. A quantidade de luz bloqueada da estrela permitiu estimar o tamanho do planeta-anão.
"Éris é claramente menor", disse Alain Maury, que também observou o fenômeno, no Observatório San Pedro de Atacama, no Chile.
REBAIXAMENTO
Em 2005, quando foi localizado em um ponto distante do Sistema Solar, Éris trouxe um problema para os astrônomos. Como seu diâmetro parecia maior do que o de Plutão, um planeta da "primeira divisão", só havia duas alternativas: reconhecê-lo como o décimo planeta ou rebaixar o outro.
A IAU (União Astronômica Internacional), resolveu colocar ordem na casa e criou uma série de critérios para classificar um planeta. Regras que, apesar de séculos de estudos astronômicos, ainda não existiam.
Com essa nova definição clara, Éris e Plutão foram colocados no grupo de planetas-anões.
Tanto cuidado tem várias explicações, mas um dos motivos mais fortes era o receio dos astrônomos de que, com os instrumentos de observação cada vez mais potentes, haveria uma enxurrada de novos planetas no nosso Sistema Solar.
TRABALHO DIFÍCIL
Batizado em homenagem à deusa grega da discórdia, Éris fica bem mais distante do Sol do que Plutão.
Além da distância, as condições de luminosidade nem sempre favoráveis no Cinturão de Kuiper, onde ambos estão localizados, dificultam precisão das medidas.
Nem mesmo o tamanho de Plutão é considerado definitivo. Nesses 80 anos desde seu descobrimento, a estimativa de seu diâmetro já mudou várias vezes.
Uma medição muito precisa deve acontecer em 2015, quando a sonda New Horizons, da Nasa chegar até lá.
Na opinião de Roberto da Costa, do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP), mesmo que fique comprovado que Plutão é realmente maior do que Éris, isso não deve servir para devolvê-lo ao "primeiro escalão".
"Seja quem for que ganhe definitivamente essa disputa por tamanhos, o critério que separa planetas 'clássicos' dos planetas-anões vai muito além disso", avalia.
"Um dos critérios para tanto é que o corpo deve ter 'limpado gravitacionalmente a sua órbita, e Plutão não o faz", completa Costa.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/861597-rebaixamento-de-plutao-pode-ter-sido-precipitado-dizem-astronomos.shtml
Bactérias com 34 mil anos são reanimadas em experimento
Um complexo ecossistema de bactérias devoradoras de sal sobrevive há 34 mil anos em fluidos no interior de minerais de Death Valley e Saline Valley, no estado da Califórnia (EUA).
A halita, como se denomina o mineral formado por cristais de cloreto de sódio, tem sido o lar dessas bactérias durante dezenas de milhares de anos. A pesquisa consta na edição de janeiro da revista da Sociedade Geológica Americana, "GSA Today".
De acordo com o principal autor do texto, o cientista Brian A. Schubert, do Departamento de Estudos Geológicos da Universidade do Estado de Nova York, as bactérias estavam vivas. Mas a vida delas era limitada à sobrevivência pois não usam energia para nadar nem se reproduzir.
A base de sua sobrevivência é um organismo unicelular, chamado alga Dunaliella, presente em muitos sistemas salinos. Esse organismo produz carvão e outros metabolitos que servem de sustento às bactérias.
Assim, os organismos podem sobreviver, durante períodos imprevisíveis, flutuando em fluidos no interior dos minerais.
"A parte mais emocionante (da pesquisa) foi quando pudemos identificar as células de Dunaliella nos cristais, porque eram indícios de que poderia haver uma fonte de alimento", explicou Schubert ao site Our Amazing World.
O rápido crescimento dos cristais de sal, que envolvem todos os fluidos em pequenas bolhas de ar protegidas em seu interior, é outra das razões da surpreendente longevidade das bactérias, aponta o estudo.
ANTIGOS
A pesquisa de Schubert e sua equipe não é a primeira descoberta de organismos tão antigos. Já foram publicados outros que falam de bactérias vivas de mais de 250 milhões de anos. Esta, entretanto, é a primeira em que os cientistas comprovaram suas conclusões com a repetição de testes.
De acordo com Schubert, ele conseguiu fazer com que os organismos voltassem a crescer uma segunda vez, um resultado também obtido em testes posteriores em laboratórios, o que prova que seu estudo não foi manipulado.
Em cinco dos 900 cristais de sal analisados pela equipe, novas bactérias se reproduziram, indicou Schubert. Os micro-organismos demoraram cerca de dois meses e meio para "despertar" de seu estado de letargia antes de começar a se proliferar.
Os cientistas ainda não determinaram, no entanto, como as bactérias conseguiram sobreviver durante tantos anos com o sustento tão mínimo que a alga lhes proporcionava.
A equipe pretende agora aprofundar essa pesquisa e contrastá-la com outras que exploram a vida microbiana na Terra e no Sistema Solar, onde existem materiais potencialmente capazes de abrigar microorganismos, incluindo aqueles com bilhões de anos de idade.
Por enquanto, Schubert e seus colegas conseguiram algo pouco comum: a reprodução de bactérias que se se reproduzam pela primeira vez após milhares de anos.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/860540-bacterias-com-34-mil-anos-sao-reanimadas-em-experimento.shtml
A halita, como se denomina o mineral formado por cristais de cloreto de sódio, tem sido o lar dessas bactérias durante dezenas de milhares de anos. A pesquisa consta na edição de janeiro da revista da Sociedade Geológica Americana, "GSA Today".
De acordo com o principal autor do texto, o cientista Brian A. Schubert, do Departamento de Estudos Geológicos da Universidade do Estado de Nova York, as bactérias estavam vivas. Mas a vida delas era limitada à sobrevivência pois não usam energia para nadar nem se reproduzir.
A base de sua sobrevivência é um organismo unicelular, chamado alga Dunaliella, presente em muitos sistemas salinos. Esse organismo produz carvão e outros metabolitos que servem de sustento às bactérias.
Assim, os organismos podem sobreviver, durante períodos imprevisíveis, flutuando em fluidos no interior dos minerais.
"A parte mais emocionante (da pesquisa) foi quando pudemos identificar as células de Dunaliella nos cristais, porque eram indícios de que poderia haver uma fonte de alimento", explicou Schubert ao site Our Amazing World.
O rápido crescimento dos cristais de sal, que envolvem todos os fluidos em pequenas bolhas de ar protegidas em seu interior, é outra das razões da surpreendente longevidade das bactérias, aponta o estudo.
ANTIGOS
A pesquisa de Schubert e sua equipe não é a primeira descoberta de organismos tão antigos. Já foram publicados outros que falam de bactérias vivas de mais de 250 milhões de anos. Esta, entretanto, é a primeira em que os cientistas comprovaram suas conclusões com a repetição de testes.
De acordo com Schubert, ele conseguiu fazer com que os organismos voltassem a crescer uma segunda vez, um resultado também obtido em testes posteriores em laboratórios, o que prova que seu estudo não foi manipulado.
Em cinco dos 900 cristais de sal analisados pela equipe, novas bactérias se reproduziram, indicou Schubert. Os micro-organismos demoraram cerca de dois meses e meio para "despertar" de seu estado de letargia antes de começar a se proliferar.
Os cientistas ainda não determinaram, no entanto, como as bactérias conseguiram sobreviver durante tantos anos com o sustento tão mínimo que a alga lhes proporcionava.
A equipe pretende agora aprofundar essa pesquisa e contrastá-la com outras que exploram a vida microbiana na Terra e no Sistema Solar, onde existem materiais potencialmente capazes de abrigar microorganismos, incluindo aqueles com bilhões de anos de idade.
Por enquanto, Schubert e seus colegas conseguiram algo pouco comum: a reprodução de bactérias que se se reproduzam pela primeira vez após milhares de anos.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/860540-bacterias-com-34-mil-anos-sao-reanimadas-em-experimento.shtml
Japoneses querem recriar mamute nos próximos cinco anos
Pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, querem recriar mamute a partir de carcaça conservada na Rússia
.
Pesquisadores japoneses têm um projeto ambicioso. Eles querem dar vida a um mamute, utilizando para isso a tecnologia de clonagem atual. O plano é que o animal, extinto há milhares de anos, ressuscite dentro de cinco anos.
Segundo notícia publicada pelo jornal "Yomiuri Shimbun", a reprodução do animal seria feita a partir de tecidos retirados da carcaça de um marmute, que está preservada em um laboratório russo.
Divulgação
Pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, querem recriar mamute a partir de carcaça conservada na Rússia
Para criar o "gene mamute", os cientistas injetariam células contendo DNA do mamute em células de elefantes sem núcleo.
Depois, o embrião, com as informações genéticas do mamute, se desenvolveria no útero de uma elefanta comum.
Ao contrário dos dinossauros, muitos restos de mamutes encontrados até hoje ainda conservam células que podem ser usadas em clonagens.
O professor AKira Iritani, da Universidade de Kyoto, lidera o estudo. Sua equipe desenvolveu, com sucesso, uma técnica de extrair DNA de células congeladas --antes, elas acabavam danificadas pelas baixas temperaturas.
Criar espécies clonadas a partir de células retiradas de animais mortos não é uma coisa nova no histórico japonês. Eles já viram nascer um camundongo clonados nessas mesmas condições.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/861744-japoneses-querem-recriar-mamute-nos-proximos-cinco-anos.shtml
.
Pesquisadores japoneses têm um projeto ambicioso. Eles querem dar vida a um mamute, utilizando para isso a tecnologia de clonagem atual. O plano é que o animal, extinto há milhares de anos, ressuscite dentro de cinco anos.
Segundo notícia publicada pelo jornal "Yomiuri Shimbun", a reprodução do animal seria feita a partir de tecidos retirados da carcaça de um marmute, que está preservada em um laboratório russo.
Divulgação
Pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, querem recriar mamute a partir de carcaça conservada na Rússia
Para criar o "gene mamute", os cientistas injetariam células contendo DNA do mamute em células de elefantes sem núcleo.
Depois, o embrião, com as informações genéticas do mamute, se desenvolveria no útero de uma elefanta comum.
Ao contrário dos dinossauros, muitos restos de mamutes encontrados até hoje ainda conservam células que podem ser usadas em clonagens.
O professor AKira Iritani, da Universidade de Kyoto, lidera o estudo. Sua equipe desenvolveu, com sucesso, uma técnica de extrair DNA de células congeladas --antes, elas acabavam danificadas pelas baixas temperaturas.
Criar espécies clonadas a partir de células retiradas de animais mortos não é uma coisa nova no histórico japonês. Eles já viram nascer um camundongo clonados nessas mesmas condições.
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/861744-japoneses-querem-recriar-mamute-nos-proximos-cinco-anos.shtml
Czar antidrogas defende na Colômbia nova política contra consumo
O czar antidrogas dos Estados Unidos, Gil Kerlikowske, defendeu nesta terça-feira na Colômbia, principal produtor mundial de cocaína, o novo enfoque da política antidrogas de Washington, com maior insistência na prevenção ao consumo e no tratamento de dependentes.
"Sabemos que os Estados Unidos são um grande mercado", disse o diretor do departamento para o controle de drogas da Casa Branca, que insistiu na "responsabilidade partilhada dos Estados Unidos" nesta luta.
A nova estratégia definida pelo governo de Barack Obama, afirmou, "é balanceada".
"O presidente Obama pediu ao Congresso um aumento (do orçamento) para prevenção e tratamento" da dependência química, enfatizou Kerlikowske após visitar a cidade de Usme, no sul de Bogotá, onde um parque - antes usado por viciados - foi reabilitado com recursos americanos.
O funcionário americano, que chegou na segunda-feira, teve antes um encontro com o ministro da Defesa colombiano, Rodrigo Rivera, e planeja reunir-se à tarde com o presidente da República, Juan Manuel Santos.
A Colômbia, país que Kerlikowske qualificou de "líder regional" na luta contra os traficantes, é o país da América Latina que recebe mais ajuda direta dos Estados Unidos.
Esta se canalizou desde os anos 2000 através do chamado Plano Colômbia de luta contra as drogas e os grupos armados.
A polícia e o exército colombiano têm sido os principais beneficiários da ajuda, que totaliza cerca de 7 bilhões de dólares desde 2000 e que tinha como objetivo principal diminuir a oferta de cocaína, erradicando o seu cultivo.
No entanto, com a mudança de prioridades da política antidrogas americana, esta vem minguando, passando em 2009 de 521 milhões de dólares anuais a US$ 465 milhões para o ano fiscal de 2010.
Segundo Washington, a produção colombiana passou de 700 toneladas de cocaína em 2001 a 270 toneladas em 2009.
As Nações Unidas, ao contrário, estimam que a Colômbia tenham produzido em 2009 umas 410 toneladas, sendo o maior produtor mundial juntamente com o Peru.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4897083-EI8140,00-Czar+antidrogas+defende+na+Colombia+nova+politica+contra+consumo.html
"Sabemos que os Estados Unidos são um grande mercado", disse o diretor do departamento para o controle de drogas da Casa Branca, que insistiu na "responsabilidade partilhada dos Estados Unidos" nesta luta.
A nova estratégia definida pelo governo de Barack Obama, afirmou, "é balanceada".
"O presidente Obama pediu ao Congresso um aumento (do orçamento) para prevenção e tratamento" da dependência química, enfatizou Kerlikowske após visitar a cidade de Usme, no sul de Bogotá, onde um parque - antes usado por viciados - foi reabilitado com recursos americanos.
O funcionário americano, que chegou na segunda-feira, teve antes um encontro com o ministro da Defesa colombiano, Rodrigo Rivera, e planeja reunir-se à tarde com o presidente da República, Juan Manuel Santos.
A Colômbia, país que Kerlikowske qualificou de "líder regional" na luta contra os traficantes, é o país da América Latina que recebe mais ajuda direta dos Estados Unidos.
Esta se canalizou desde os anos 2000 através do chamado Plano Colômbia de luta contra as drogas e os grupos armados.
A polícia e o exército colombiano têm sido os principais beneficiários da ajuda, que totaliza cerca de 7 bilhões de dólares desde 2000 e que tinha como objetivo principal diminuir a oferta de cocaína, erradicando o seu cultivo.
No entanto, com a mudança de prioridades da política antidrogas americana, esta vem minguando, passando em 2009 de 521 milhões de dólares anuais a US$ 465 milhões para o ano fiscal de 2010.
Segundo Washington, a produção colombiana passou de 700 toneladas de cocaína em 2001 a 270 toneladas em 2009.
As Nações Unidas, ao contrário, estimam que a Colômbia tenham produzido em 2009 umas 410 toneladas, sendo o maior produtor mundial juntamente com o Peru.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4897083-EI8140,00-Czar+antidrogas+defende+na+Colombia+nova+politica+contra+consumo.html
Assinar:
Postagens (Atom)