quinta-feira, 29 de novembro de 2012
Cortina de Fumaça - Documentário na Integra
http://medicinnabis.blogspot.com.br/
O filme "Cortina de Fumaça" coloca em questão a política de drogas vigente no mundo, dando atenção às suas conseqüências político-sociais em países como o Brasil e em particular na cidade do Rio de Janeiro.
"Toda verdade passa por três estágios. No primeiro, ela é ridicularizada. No segundo, é veementemente antagonizada, somente no terceiro estágio, ela é aceita."
Através de entrevistas nacionais e internacionais com médicos, pesquisadores, advogados, líderes, policiais e representantes de movimentos civis, o jornalista Rodrigo Mac Niven traz a nova visão do início do século 21 que rompe o silêncio e questiona o discurso proibicionista.
.
Ryan Hreljac – O menino que tirou a sede de 1 milhão de Africanos
O seu nome é Ryan Hreljac, nasceu no Canadá em maio de 1991, hoje (2010) tem 19 anos.
Tudo começou quando ele era pequeno e na escola, com apenas seis anos, sua professora falava sobre como viviam as crianças na África.
Profundamente comovido ao saber que algumas até morriam de sede, pois não tinham água corrente ou poços para tirar água e pensar que a ele bastavam alguns passos para que a água saísse da torneira durante horas…
Ryan perguntou quanto custaria para levar água a eles. A professora pensou um pouco, e se lembrou de uma organização chamada WaterCan, dedicada ao tema, e lhe disse que um pequeno poço poderia custar cerca de 70 dólares.
Quando chegou em casa, foi direto a sua mãe Susan e lhe pediu 70 dólares para comprar um poço para as crianças africanas.
Mas sua mãe não lhe deu e disse que se ele fizesse algumas tarefas em casa Ryan ganharia alguns dólares por semana.
Finalmente Ryan conseguiu os 70 dólares e pediu à sua mãe que o acompanhasse à sede da WaterCan para comprar seu poço para os meninos da África. Quando o atenderam, disseram-lhe que o custo real da perfuração de um poço era de 2.000 dólares.
Então Susan deixou claro que ela não poderia lhe dar 2.000 dólares por mais que limpasse cristais durante toda a vida, porém Ryan não se rendeu. Prometeu aquele homem que voltaria… e o fez!
Com uma meta a cumprir, Ryan pediu ajuda a todo mundo que conhecia, irmãos, vizinhos e amigos. Contagiados, todos trabalharam e conseguiram reunir os 2.000 dólares e Ryan voltou triunfante a WaterCan para pedir seu poço!!!!
Em janeiro de 1999 foi perfurado um poço em uma vila ao norte de Uganda e depois desse dia Ryan não parou de arrecadar fundos e de viajar por meio mundo buscando apoios.
.
Quando o poço em Uganda estava pronto,o colégio começou a trocar correspondências com as crianças do colégio que ficava ao lado do poço, na África.
Assim Ryan conheceu Akana: um jovem que havia escapado das garras dos exércitos e que lutava para estudar a cada dia.
Ryan sentiu-se cativado por seu novo amigo e pediu a seus pais para ir vê-lo. Com um grande esforço econômico de sua parte, os pais pagaram sua viagem a Uganda e Ryan, em 2000, chegou ao povoado onde havia sido perfurado seu poço.
Quando Ryan chegou em Uganda centenas de meninos dos arredores formavam um corredor e gritavam seu nome.
Sabem meu nome? Ryan perguntou a seu guia.
- Todo mundo que vive 100 quilômetros ao redor sabe, ele respondeu.
Hoje em dia, Ryan –com 19 anos- tem sua própria fundação Ryans Well e conseguiu levar mais de 400 poços à África
.
http://alavancasocial.wordpress.com/2011/01/04/ryan-hreljac-o-menino-que-tirou-a-sede-de-1-milhao-de-africanos/
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
Descoberto buraco negro com massa de 17 bilhões de sóis
Astrônomos utilizaram o telescópio Hobby-Eberly (HET, na sigla em inglês), no Texas (EUA), para descobrir a massa do que pode ser o buraco negro mais massivo já conhecido - com 17 bilhões de vezes a massa do Sol. A descoberta foi divulgada nesta quarta-feira na revista especializada Nature.
O "monstro" fica na galáxia NGC 1277, a 220 milhões de anos-luz da Terra, e é responsável pelo equivalente a 17% da massa dela. Esta galáxia e outras observadas podem mudar as teorias sobre a formação de buracos negros e a influência em suas galáxias, afirmam os cientistas. NGC 1277 tem apenas 10% da massa da Via Láctea, o que deixa o achado ainda mais estranho.
"É realmente uma galáxia excêntrica", diz Karl Gebhardt, da Universidade do Texas em Austin. "É praticamente toda buraco negro. Este pode ser o primeiro objeto em uma nova classe de sistemas galáxias-buracos negros". O tamanho do gigantesco buraco negro é o equivalente a 11 vezes o diâmetro da órbita de Netuno - o último planeta do Sistema Solar - ao redor do Sol.
"Atualmente, existem três (teorias de) mecanismos completamente diferentes que reivindicam a explicação para a ligação entre a massa de buraco negro e as propriedades de suas galáxias hospedeiras. Nós não entendemos ainda qual dessas teorias é melhor", diz Remco van den Bosch, líder do estudo, que começou o estudo na universidade americana e atualmente está no Instituto Max Planck de Astronomia, em Heidelberg, na Alemanha.
O maior problema é a falta de dados, já que se conhece a massa de menos de 100 buracos negros - e descobri-las é uma tarefa difícil, pois é necessário muito tempo para se fazer as observações.
Para descobrir a massa do buraco negro de NGC 1277, os astrônomos utilizaram observações anteriores do Hubble, que mediu a luminosidade a diferentes distâncias de seu centro, com novas feitas pelo HET. Ao colocar os dados em modelos através de supercomputadores, o resultado foi 17 bilhões de massas solares, muito mais que o esperado.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6339380-EI301,00-Descoberto+buraco+negro+com+massa+de+bilhoes+de+sois.html
Hominídeo demorou para deixar árvores, aponta análise
O processo de evolução que levou os ancestrais humanos a deixarem de viver sobre as árvores e se tornarem uma espécie totalmente adaptada ao chão foi mais lento do que se imaginava.
Uma nova análise mostra que o Australopithecus afarensis --ancestrais do Homo sapiens que viveram há mais de 3 milhões de anos-- continuou frequentando troncos e galhos com regularidade, apesar de já ser bípede.
Mais conhecidos pelo nome Lucy, fóssil de uma fêmea encontrado em 1974 na Etiópia, os australopitecos vinham desafiando cientistas até agora, porque o formato de seu braço era difícil de estudar em razão da falta de fósseis bem preservados. O novo estudo, liderado pelo anatomista David Green, da Universidade Midwestern, de Illinois (EUA), foi a primeira análise detalhada de uma escápula, osso que liga o ombro ao braço, encontrado em 2000.
.
Um análise do fóssil e uma comparação com macacos mostra claramente que a cavidade da escápula onde o braço se encaixa estava virada para cima, sinal de que Selam era adaptado para se pendurar em árvores. O estudo de Green tem o potencial de encerrar um debate antigo entre paleontólogos, pois muitos ainda defendem que o A. afarensis já passava o tempo todo no andar térreo. Segundo o americano, porém, há outras razões para se acreditar que o processo de adaptação ao chão foi mais longo e complexo.
"Os australopitecos tinham corpo muito pequeno, dentes caninos pequenos, e não produziam ferramentas e armas sofisticadas, se é que produziam alguma coisa", disse Green à Folha. "Como não tinham como se proteger dos predadores que estavam rondando pelo chão, provavelmente teriam de escalar árvores durante a noite. Além disso, a dentição deles sugere que ainda estavam se alimentado de frutas e outros produtos arbóreos, então, subir em árvores era importante para que adquirissem suas provisões."
O estudo de Green, publicado hoje na revista "Science" mostra como é difícil convencer a comunidade de paleoantropólogos a mudar de ideia sobre um assunto. Já se sabe desde as primeiras análises de Lucy que os australopitecos adultos tinham uma escápula apontando para cima, mas isso não convencia os cientistas de que os australopitecos ainda eram adaptados para a vida em árvores. Isso aconteceu porque os paleontólogos acreditavam que os adultos de A. afarensis tivessem uma forma meio "infantilizada" de esqueleto.
Humanos modernos têm a escápula virada para o lado, mas nossos bebês nascem com uma forma primitiva do osso, meio virada, e se transformam a medida que crescem. Criou-se a hipótese, então, de que a escápula de Lucy apontava para cima apenas porque seu corpo era pequeno como o de um juvenil. Estudando a transformação do osso da infância à vida adulta de macacos, dos australopitecos e de humanos, porém, Green mostrou que não é este o caso.
VÁCUO EVOLUTIVO
O estudo do cientista, agora, abre um vácuo no estudo da evolução humana, porque não existem escápula bem preservadas nas espécies que continuaram a linhagem que culminou no Homo sapiens. É possível que até o surgimento do Homo erectus, há "apenas", 1,8 milhão de anos, os hominídeos ainda fossem parcialmente adaptados às árvores.
"A medida que a historia evolucionária continuou, com o bipedalismo ficando cada fez mais importante, e a escalada de árvores menos importante, era de se esperar que essa forma primitiva da escápula fosse essencialmente perdida, mas acreditamos que isso seja apenas parte da história", diz Green. "Na verdade, muitas das características que vemos em humanos modernos têm a ver com a habilidade de manipular ferramentas e objetos na frente do corpo."
Habilidades como essa, talvez, são aquelas que teriam permitido aos humanos primitimos manipular armas e construírem abrigos para se defender melhor dos predadores terrestres.
"Alguns traços da escapula humana moderna podem ter evoluído até mesmo para explorar o espaço atrás do corpo", diz Green. "Para atirar uma pedra ou uma lança, é preciso mover o braço para trás, ao tomar impulso. Talvez seja por isso que nossa escápula tem a forma que vemos hoje."
.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1175281-hominideo-demorou-para-deixar-arvores-aponta-analise.shtml
Jato de matéria tem 2 trilhões de vezes mais energia que o Sol
Astrônomos descobriram um jato de matéria disparado por um quasar com o equivalente a 2 trilhões de vezes a energia liberada pelo Sol. Essa erupção espacial, a mais poderosa já observada, teve cinco vezes mais energia do que qualquer outra observada. O estudo foi divulgado nesta quarta-feira pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês).
Os quasares são centros de galáxias distantes muito luminosos e alimentados por enormes buracos negros. Os astrônomos utilizaram o telescópio VLT, do ESO, para observar um desses objetos, chamado de SDSS J1106+1939. Apesar de serem conhecidos por absorver material, os buracos negros também aceleram alguma matéria ao redor deles e as ejeta depois a altas velocidades.
"Descobrimos o jato de quasar mais energético conhecido até hoje. A taxa à qual a energia é dissipada por esta enorme massa de material ejetado a altas velocidades pelo SDSS J1106+1939 é, pelo menos, equivalente a 2 trilhões de vezes a energia liberada pelo Sol. Isto é cerca de 100 vezes mais do que a energia total liberada pela galáxia da Via Láctea - é, de fato, um jato monstruoso", diz o chefe da equipe Nahum Arav, do Instituto Politécnico da Virgínia (Virginia Tech, EUA). "Esta é a primeira vez que um jato de quasar mostra ter as altas energias previstas pela teoria."
Simulações teóricas indicam que esses jatos podem resolver vários enigmas cosmológicos: como a massa de uma galáxia é afetada pelo buraco negro central, porque existem tão poucas galáxias muito grandes no universo, entre outros.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6335022-EI301,00-Jato+de+materia+tem+trilhoes+de+vezes+mais+energia+que+o+Sol.html
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
Religioso, ator diz que não pode mais atuar em 'Two and a Half Men'
Quase dois anos depois de ter sofrido uma severa reformulação, com a demissão do protagonista, Charlie Sheen, de seu elenco, a série Two and a Half Men pode passar por outra mudança em breve. Em entrevista ao canal virtual Forerunner Chronicles, da igreja norte-americana Forerunner, o ator Angus T. Jones, que interpreta Jake na sitcom do canal CBS, falou sobre sua crescente fé em Deus, em como esta tem afetado sua vida e aconselhou aos fãs: "não assistam mais a Two and a Half Men".
"Se eu não estou fazendo o trabalho de Jesus, Deus pode me levar agora, já posso morrer. Não quero contribuir para o plano dos inimigos. Eu até poderia pensar, 'posso ser um cristão e trabalhar na série', mas, não. Não posso. Você não pode ser um bom cristão estando em um programa de televisão como esses. Eu sei que não posso", disse ele, hoje com 19 anos, há 15 trabalhando como ator.
Durante a entrevista, editada em vídeo com meia hora de duração, Jones fala longamente sobre os caminhos que o levaram à religião, fé abraçada com força por ele nos últimos meses graças a supostos sinais que teria recebido de Deus. "No dia 22 de janeiro, eu estava conversando com um amigo e, na época, não sabia se continuaria no programa ou se iria para a faculdade. Ele me disse que, se estivesse no meu lugar, continuaria na série por causa da situação da sua família. Aquilo me atingiu de uma forma interessante, porque esse cara é um guitarrista muito talentoso que sequer tem amplificador. Depois ele ficou me perguntando um monte de coisas e logo percebi que não era ele e, sim, Deus falando por ele", explicou.
"Então, um outro amigo me contou sobre uma congregação religiosa de negros, essas coisas gospel, e eu gosto de negros. No primeiro dia que fui a ela vi que a mensagem dita ali era feita para mim. Falava sobre a minha vida, sobre o que eu tinha que fazer...descobri que aquela era minha igreja."
Ao final da conversa, concedida a um líder religioso, Jones mirou a câmera e pediu aos seus fãs para deixarem de assistir à série que o tornou mundialmente famoso - além de dono do maior salário entre jovens da televisão americana, recebendo US$ 300 mil por episódio.
"As pessoas me veem e dizem, 'uau, você é o Jake!'. Mas o Jake não significa nada. Por favor, se você vê Two and a Half Men, pare com isso. Estou dentro da série e não quero estar. Por favor, pare de encher sua cabeça com essa bobagem. Dizem que é entretenimento, mas faça uma pesquisa por você mesmo sobre os efeitos da televisão em seu cérebro e você conseguirá formar uma opinião sobre a TV. E as notícias não serão nada boas."
Desde setembro do ano passado, a série, uma das mais vistas da televisão americana, conta com Ashton Kutcher como estrela do elenco, que ainda conta com Jon Cryer no papel do problemático Alan, pai de Jake.
.
http://diversao.terra.com.br/tv/noticias/0,,OI6333161-EI12993,00-Religioso+ator+diz+que+nao+pode+mais+atuar+em+Two+and+a+Half+Men.html
sábado, 24 de novembro de 2012
A 27 dias do "fim do mundo": como a Terra realmente vai acabar
Muito se fala sobre a suposta profecia maia do fim do mundo. A ciência não vê nenhum indício de fim da vida ou do próprio planeta em breve. Mas como os cientistas acreditam que será o fim da Terra?
Para os pesquisadores, a vida na terceira rocha do Sistema Solar não durará para sempre - mas pode resistir por bastante tempo ainda. Colisão de asteroide, raios gama e até mesmo o Sol estão entre as ameaças para a vida destacadas pelos cientistas.
Veja a seguir como a ciência acredita como realmente pode ser o fim do mundo.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6326768-EI238,00-A+dias+do+fim+do+mundo+como+a+Terra+realmente+vai+acabar.html
quinta-feira, 22 de novembro de 2012
O jovem israelense foi para a prisão. Em solidariedade a Gaza
Natan Blanc, 19, se apresentou no dia 19 ao escritório de recrutamento do exército israelense para informar que se recusava a prestar o serviço militar
21/11/2012
Baby Siqueira Abrão*
Correspondente no Oriente Médio
Natan Blanc, 19 anos de idade, nasceu em Haifa, cidade palestina tomada com violência por Israel em 1948. No dia 19 de novembro, ele se apresentou ao escritório de recrutamento do exército israelense, informou aos oficiais que se recusava a prestar serviço militar e foi preso. Essa atitude, de objeção de consciência, é em parte consequência da atual ofensiva sionista contra Gaza. A decisão já tinha sido tomada muito antes de Natan ter conhecimento, no domingo, dia 18, do terrível assassinato de cinco mulheres e quatro crianças, resultado de mais um bombardeio israelense em Gaza.
Leia o depoimento de Natan:
Comecei a pensar em não me alistar no exército durante a Operação Cast Lead [ofensiva militar de Israel a Gaza que matou quase 1,5 mil pessoas, a maioria mulheres e crianças, e deixou centenas de milhares de feridos, além de mais de 50 prédios destruídos, entre 2008-2009], em 2008. A onda de militarismo agressivo que tomou conta do país na época, as expressões de ódio mútuo e a conversa vazia sobre esmagar o terror** e criar um efeito de dissuasão foram os motivos principais da minha decisão.
Hoje, depois de quatro anos cheios de terror**, sem um processo político [em relação a negociações de paz] e sem calma em Gaza e Sderot [cidade no sul de Israel onde as brigadas de Gaza atiram os foguetes Qassan de fabricação caseira], está claro que o governo de [Benjamin] Netanyhau, como o de seu antecessor [Ehud] Olmert, não está interessado em encontrar uma solução para a situação, mas sim em preservá-la. Do ponto de vista deles, não há nada errado em iniciar uma “Cast Lead 2” a cada três ou quatro anos (e depois a cada 3, 4, 5 e 6 anos): vamos falar em dissuasão, vamos matar alguns terroristas**, civis dos dois lados serão mortos e prepararemos terreno para uma nova geração cheia de ódio, de ambos os lados.
Como representantes do povo, os membros do gabinete [do governo] não têm o dever de apresentar sua visão para o futuro do país e podem continuar com esse ciclo sangrento, sem término à vista. Mas nós, como cidadãos e seres humanos, temos o dever moral de recusar participação nesse jogo cínico. Por isso decidi me recusar a entrar para o Exército de Israel no dia de minha convocação, 19 de novembro de 2012.
Natan não é o único a recusar-se ao alistamento no exército israelense, ou a sair dele por rejeição aos crimes praticados contra os palestinos. A organização Breaking the Silence reúne pessoas que, por objeção de consciência, abandonaram as forças armadas sionistas.
No portal da entidade (http://www.breakingthesilence.org.il/) podem-se assistir a vídeos e ler documentos em que ex-soldados e ex-oficiais contam os horrores praticados pelo exército de Israel contra a população desarmada da Palestina.
_________________________________
* Com informações de Adam Keller, da organização pacifista israelense Gush Shalom.
** Natan, assim como toda a população israelense, fala em “terror” e em “terroristas” em função da propaganda dos sucessivos governos israelenses, que usam esses termos para se referir às brigadas de Gaza. Trata-se de mais uma mentira dos sionistas que governam Israel, massivamente divulgada entre os israelenses. A legislação internacional e resoluções da ONU são muito claras em garantir a povos sob ocupação, como os palestinos, o direito à luta armada como defesa de ataques e opressão exercidos pela potência ocupante (no caso, Israel). Portanto, as brigadas de Gaza não são terroristas. Fazem, isso sim, resistência armada, e evitam alvos civis (os foguetes Qassan são atirados, em geral, em locais inabitados). Isso não é terrorismo. Trata-se de autodefesa, ação legal e legítima, assegurada pelo direito internacional.
.
http://www.brasildefato.com.br/node/11193
quarta-feira, 21 de novembro de 2012
Animal que vive sem água pode ajudar no estudo de vacinas e DNA
Alguns organismos têm uma admirável habilidade de sobreviver próximo a uma desidratação, sem nenhum consumo de água. Um dos principais animais microscópicos que podem servir de exemplo e inspiração para os cientistas é o tardigrada, ou "urso d'água". Ele vive em ambientes úmidos dos mais diversos tipos, como o fundo do mar, picos de montanhas, de musgos e algas até a areia da praia, e é capaz de viver anos sem uma gota de água.
"Eles vivem na água e quando o local seca, eles secam também", afirma John Crowe, biólogo da Universidade da Califórnia que estuda anidrobioses (suspensão temporária de organismos vitais para superar uma desidratação) por quatro décadas. De acordo com a BBC, porém, eles não morrem. Permanecem encolhidos, hibernando por décadas, e quando se reidratam, voltam à vida normal.
Essas incríveis ressurreições tão interessantes e curiosas inspiraram cientistas a copiarem os "truques" dessas criaturas para preservar componentes importantes no salvamento da vida, como vacinas, DNA e células-tronco. Os pesquisadores esperam aumentar a vida dessas substâncias de dias para meses ou até mesmo anos, transformando a medicina em qualquer lugar do mundo.
No início da carreira profissional, Crowe se inspirou nos ursos d'água e sua capacidade de desidratação. "Comecei todo esse negócio com uma curiosidade - como eles fazem isso?", conta. "Humanos não podem fazer o mesmo", afirma. Realmente, quando nossas células secam, elas encolhem e murcham. As proteínas no interior das células se unem em grupos e as membranas se fundem, causando danos irreversíveis. Na desidratação, as células geralmente se desintegram completamente.
O tardigrada é um filo que pertence à categoria dos animais invertebrados. Existem centenas de espécies conhecidas de ursos d'água (nome popular dos tardigradas, que também podem ser chamados de tartígrados), mas todas elas têm características semelhantes. Seu tamanho varia de menos de 0,1 mm até 1,5 mm, embora a grande maioria não ultrapasse 0,5 mm. Esses bichos exóticos podem se alimentar de fluidos de plantas, bactérias, células animais, fungos e, quem sabe, até mesmo de companheiros da mesma espécie.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6319742-EI8147,00-Animal+que+vive+sem+agua+pode+ajudar+no+estudo+de+vacinas+e+DNA.html
Vídeo: o maior mapa 3D do universo contém um milhão de galáxias
.
Cientistas criaram o maior mapa 3D do universo até agora, contendo diversas galáxias e buracos negros gigantes, o que pode nos ajudar a solucionar alguns dos mistérios do espaço.
Segundo David Schlegel, do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia (EUA), esse tipo de “atlas” do universo deve ajudar os cientistas a chegar ao fundo de questões intrigantes, como as invisíveis e indetectáveis matéria e energia escuras que parecem dominar todo o universo. Outro problema que pode ser melhor compreendido é a atual aceleração da expansão do universo.
O mapa
Os dados que compõe o mapa vêm do Sloan Digital Sky Survey III (SDSS-III), criado para uso por astrônomos ao redor do mundo em seus próprios estudos, incluindo medidas do SDSS-III Baryon Oscillation Spectroscopic Survey (BOSS), que calcula as distâncias de galáxias que se encontram até 6 bilhões de anos-luz de nós, e buracos negros até 12 bilhões de anos-luz da Terra.
Lançado na quarta-feira, 8 de agosto, o mapa revela a localização de mais de um milhão de galáxias (200 milhões de fotos) ao longo de um volume total de 70 bilhões de anos-luz cúbicos. Um ano-luz é a distância que a luz viaja em um ano, ou cerca de 10 trilhões de quilômetros.
“Nosso objetivo é criar um catálogo que será usado por muito tempo”, disse Michael Blanton, da Universidade de Nova York (EUA).
A solução espacial?
Os cientistas acreditam que o mapa pode ajudar no estudo de mistérios astronômicos, como os fenômenos da matéria escura, da energia escura e da expansão do universo.
“Queremos mapear o maior volume do universo, e usar esse mapa para entender como a expansão do universo está se acelerando”, disse Daniel Eisenstein, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica (EUA), o diretor do SDSS-III.
Pesquisadores acreditam que a prevalência de energia escura no universo é a força que causa a aceleração da expansão do espaço a um volume cada vez maior.
A todo o momento aparecem estudos dizendo que estão mais próximos de solucionar esses problemas espaciais. Mas a solução, que é bom, está demorando um pouco. Quem sabe agora não seja finalmente a hora. No mínimo, o novo mapa é muito bonito e serve para nos mostrar o que realmente somos no universo: menos que poeira galáctica. [LiveScience]
.
http://hypescience.com/video-o-maior-mapa-3d-do-universo-contem-um-milhao-de-galaxias/
terça-feira, 20 de novembro de 2012
Fotógrafo retrata animais em poses 'quase humanas'
Chimpanzés, morcegos, galinhas e corujas são algumas das espécies capturadas pelas lentes do fotógrafo inglês Tim Flach em uma exposição em Londres, no Reino Unido. Na série de fotos intitulada More Than Human (Mais Que Humano, em tradução livre), os animais são flagrados em momentos mais intimistas, como uma troca de carinho.
O fotógrafo é renomado por registrar cachorros e cavalos e, com o projeto recente, usou um estúdio para captar a linguagem corporal de outros animais. "Quando eu comecei a fotografar animais, minha inspiração veio, em parte, de um sentimento de admiração da natureza - algo que eu sentia desde a infância e que ainda faz parte de meu imaginário", diz Flach
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6316297-EI8145,00-Fotografo+retrata+animais+em+poses+quase+humanas.html
Assim como humanos, macacos têm crise de meia idade, diz estudo
Um estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences dos Estados Unidos sugere que chimpanzés e orangotangos podem passar por crises de meia idade assim como humanos. A pesquisa testa a teoria de que o padrão dos humanos em qualidade no tempo de vida pode ter evoluído aos ancestrais da espécie e aos macacos.
Uma equipe internacional de pesquisadores, incluindo o economista e professor Andrew Oswald da Universidade de Warwick e o psicólogo Alex Weiss, da Universidade de Edimburgo, ambas as instituições do Reino Unido, descobriu que, assim como em humanos, o bem-estar (ou a felicidade) dos chimpanzés e dos orangotangos segue uma linha em forma de "U": é alta na juventude, decaindo um pouco na meia idade, mas crescendo novamente na terceira idade.
Os autores estudaram 508 macacos localizados em zoológicos e santuários nos Estados Unidos, Japão, Canadá, Austrália e Singapura. O bem-estar dos animais foi avaliado por treinadores, voluntários, pesquisadores e cuidadores que conheciam bem cada um dos macacos. A felicidade deles era pontuada com uma série de medidas adaptadas a partir de medidas de bem-estar dos seres humanos.
"Esperamos entender um quebra-cabeças famoso na ciência: por que a felicidade dos humanos segue uma linha em forma de "U" ao longo da vida? Acabamos mostrando que não pode ser por causa de hipotecas, fins de relacionamentos, telefones celulares, ou qualquer uma das parafernálias da vida moderna. Macacos também declararam uma crise de meia idade, e eles não possuem nada disso", afirmou o professor Oswald.
O estudo é o primeiro do tipo, e os autores sabiam que seu trabalho seria diferente. "Baseados em outras similaridades - comportamental e de desenvolvimento - entre humanos, chimpanzés e orangotangos, presumimos que haveria semelhanças analisando a felicidade ao longo da vida também. No entanto, nunca se sabe como essas coisas vão aparecer, então é maravilhoso quando eles são consistentes com resultados de diversas áreas", disse Weiss.
A equipe incluiu no estudo primatologistas e psicólogos do Japão e dos Estados Unidos. No texto, o grupo aponta que os resultados encontrados não eliminam a possibilidade de que eventos econômicos, sociais e culturais contribuem em parte na mudança do bem-estar dos humanos. Eles destacam, porém, a necessidade de considerar explicações biológicas e evolucionárias. Por exemplo, indivíduos que se satisfazem em fases da vida onde possuem menos recursos para melhorar seus destinos podem ser menos prováveis de encontrar-se em situações que podem ser prejudiciais a si mesmos ou às suas famílias.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6316859-EI8145,00-Assim+como+humanos+macacos+tem+crise+de+meia+idade+diz+estudo.html
Transplante de célula de focinho faz cão voltar a andar
Cientistas da Universidade de Cambridge conseguiram reverter a paralisia em cachorros após injetar células retiradas do focinho dos animais. De acordo com os pesquisadores, as descobertas mostram, pela primeira vez, que transplantando este tipo de células em uma medula muito lesionada pode trazer melhoras significativas e abre novas possibilidades.
"Acreditamos que a técnica pode vir a ser usada para recuperar parte dos movimentos em pacientes humanos com lesões na medula vertebral, mas há um longo caminho a percorrer até podermos afirmar que eles serão capazes de recuperar todos os movimentos perdidos", diz o biólogo, Robin Franklin que participou da pesquisa.
O estudo foi financiado pelo Conselho Médico de Pesquisa (MRC, na sigla em inglês) da Grã-Bretanha e publicado no jornal científico Brain. A pesquisa é a primeira a testar transplantes em animais com lesões sofridas na vida real, ao invés de usar cobaias de laboratório.
Em uma parceria do Centro de Medicina Regenerativa do MRC e a Escola de Veterinária de Cambridge, os cientistas retiraram amostras de células olfativas do focinho dos cães e as cultivaram em laboratório durante várias semanas.
Os 34 cachorros que participaram da pesquisa haviam sofrido lesões na coluna que os impediam de usar as patas traseiras. Em 23 dos cães foram injetadas células olfativas na coluna e nos outros 11 foi usada uma solução aquosa neutra, sem nenhum efeito, para ser usado como termo de comparação.
Enquanto muitos dos cachorros que receberam o transplante de células apresentaram melhoras significativas e voltaram a andar, nenhum dos caninos do grupo de controle apresentou movimento nas patas traseiras. Entre os cães com história de sucesso, está Jasper, um basset, de dez anos de idade.
Porque o nariz?
Após chegar a idade adulta, o nariz é a única parte do corpo em que terminações nervosas continuam a crescer. As células foram retiradas da parte posterior da fossa nasal. São células especiais que rodeiam os neurônios receptores que nos permitem sentir cheiros e convergir estes sinais para o cérebro.
Os cientistas dizem que as células transplantadas regeneraram fibras na região lesionada da medula. Isto possibilitou que cachorros voltassem a usar as suas patas traseiras e coordenar o movimento com as patas da frente. Em humanos, o procedimento poderia ser usado em combinação com outras drogas para promover a regeneração da fibra nervosa e substituir tecidos lesionados.
Geoffrey Raisman, o especialista em regeneração neurológica da University College London, descobriu em 1985 este tipo de célula olfativa, que foi usada na pesquisa de agora. Ele avalia que este foi o maior avanço dos últimos anos na área, mas diz que não é a cura para lesões de medula. "O procedimento permitiu que um cachorro lesionado voltasse a usar suas pernas traseiras, mas as diversas outras funções perdidas em uma lesão de medula, como uso da mão, controle da bexiga e regulação de temperatura, por exemplo, são mais complicados e ainda estão muito distantes".
Na pesquisa, as novas conexões não ocorreram em longas distâncias, necessárias para conectar o cérebro a medula. Os pesquisadores do MRC disseram que em humanos isto seria vital para pacientes com lesões na medula, que perderam funções sexuais e o controle da bexiga e do intestino.
Por enquanto, o procedimento fez a alegria de May Hay, a dona do cão Jasper: "Antes do tratamento, nós usávamos um carrinho de rodas porque as suas patas traseiras eram inúteis, mas agora ele corre pela casa e no jardim e acompanha os outros cachorro, é maravilhoso!"
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6313770-EI8145,00-Transplante+de+celula+de+focinho+faz+cao+voltar+a+andar.html?ECID=BR_RedeSociais_Facebook_0_Noticia
Em livro, Papa afirma que nascimento virginal de Jesus "não é mito"
Jesus nasceu em Belém no ano 15 do império de Tibério César, e seu nascimento virginal "não é um mito, mas uma verdade", afirma Bento XVI em seu livro "A infância de Jesus", apresentado nesta terça-feira no Vaticano e a partir de amanhã nas livrarias de 50 países.
"É certo que Jesus foi concebido por obra e graça do Espírito Santo e nasceu de santa Virgem Maria?. Sim, sem reservas", diz o pontífice, que ressalta que há dois pontos na história de Jesus nas quais a ação de Deus intervém diretamente no mundo material, no parto de Nossa Senhora e na Ressurreição no Sepulcro, "no qual não permaneceu nem sofreu a corrupção".
Bento XVI ressalta que se a Deus só é permitido atuar na esfera espiritual, e não na material, "então não é Deus", mas que Ele tem esse poder. A Infância de Jesus, terceiro livro da trilogia de Joseph Ratzinger-Bento XVI (são usados os dois nomes, já que a começou como cardeal) sobre Jesus, foi editado em nove idiomas, entre eles o português.
O livro, de 176 páginas, tem um prólogo do Papa e está dividido em quatro capítulos e um epílogo. O primeiro capítulo é dedicado à genealogia do Salvador nos evangelhos de Mateus e Lucas, ambos muito diferentes, segundo o Papa, mas com o mesmo significado teológico-simbólico: a colocação de Jesus na história.
O segundo capítulo fala do anúncio do nascimento de João Batista e de Jesus, e no mesmo Bento XVI escreve que lendo o diálogo entre Maria e o anjo Gabriel, se vê como Deus através de uma mulher busca "uma nova entrada no mundo".
O terceiro capítulo aborda o nascimento em Belém e ao contexto histórico do nascimento de Jesus, o império romano que sob Augusto se estende entre Oriente e Ocidente e que com sua dimensão universal "permite a entrada no mundo de um portador de salvação universal". O quarto capítulo trata dos Reis Magos. No texto, o Papa reconstrói uma ampla gama de informação histórico linguística e científica.
No epílogo, Bento XVI lança mão do Evangelho de Lucas e conta o último episódio da infância de Jesus, a última notícia que se têm dele antes do início de sua vida pública com o batismo nas águas do rio Jordão. Trata-se do episódio de três dias durante a peregrinação da Páscoa, na qual Jesus, com 12 anos, se afasta de Maria e José e permanece no Templo de Jerusalém debatendo com doutores da Lei.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6316650-EI8142,00-Em+livro+Papa+afirma+que+nascimento+virginal+de+Jesus+nao+e+mito.html
domingo, 18 de novembro de 2012
Pesquisadores identificam rede de genes relacionada à esquizofrenia
Pesquisa publicada neste domingo na revista Nature Neuroscience identificou duas redes de genes ligadas à esquizofrenia, fornecendo pistas sobre como se dá a relação entre mutações e o aparecimento da doença. Estudos recentes foram capazes de descobrir mutações no DNA envolvidas com a doença, mas ainda não estão claros os processos por meio do qual essas alterações provocam o distúrbio.
Saiba mais
ESQUIZOFRENIA
O distúrbio mental é caracterizado quando há perda de contato com a realidade, alucinações (audição de vozes), delírios, pensamentos desordenados, índice reduzido de emoções e alterações nos desempenhos sociais e de trabalho. A esquizofrenia afeta cerca de 1% da população mundial. O tratamento é feito com uso de remédios antipsicóticos, reabilitação e psicoterapia.
AUTISMO
Distúrbio que afeta a capacidade de comunicação e de estabelecer relações sociais. O autista comporta-se de maneira compulsiva e ritual. O distúrbio, que pode afetar o desenvolvimento normal da inteligência, atinge cinco em cada 10.000 crianças e é de duas a quatro vezes mais frequente no sexo masculino.
Os pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, usaram uma sofisticada análise computacional para estudar a relação entre centenas de mutações genéticas relacionadas à doença. A abordagem mostrou que a maior parte dos genes estão organizados em duas redes, que tomam parte em poucos, mas importantes processos corporais, como a comunicação dos neurônios e a modificação dos cromossomos.
O estudo também encontrou conexões entre esquizofrenia e autismo. “Se não soubéssemos que essas são duas doenças diferentes, e estudássemos suas mutações genéticas em uma só análise, nós encontraríamos redes muito parecidas”, diz Dennis Vitkup, pesquisador do Centro de Biologia Computacional e Bioinformática na Universidade de Columbia e um dos autores do estudo. “A análise mostra como as redes genéticas do autismo e da esquizofrenia estão entrelaçadas”.
Ainda que as descobertas demorem a ser revertidas em tratamentos, o estudo fornece pistas das causas moleculares por trás da esquizofrenia – e sugere que essas causas podem ser compartilhadas com o autismo e outras desordens psiquiátricas.
Mutações – Os pesquisadores responsáveis pelo estudo desenvolveram um método computacional chamado de NETBAG+ para identificar as redes de genes com mais probabilidade de serem responsáveis por determinada característica corporal. Nessa pesquisa, eles usaram o programa para analisar os dados sobre centenas de mutações genéticas relacionadas à esquizofrenia coletados em estudos anteriores.
O programa localizou duas redes genéticas principais. A primeira está envolvida nas sinapses, na orientação dos axônios - a parte dos neurônios responsável pela transmissão de sinais para outras células - e a migração celular. A segunda rede está envolvida na organização dos cromossomos. Parte de ambas as redes estão muito ativas durante o desenvolvimento pré-natal, sugerindo que as mudanças no cérebro que causam a esquizofrenia podem acontecer muito cedo.
Leia também:
Ter alguém na família com esquizofrenia ou transtorno bipolar aumenta risco de autismo
Rede de pesquisadores vai trabalhar na prevenção de doenças mentais em crianças e adolescentes
A primeira das redes de genes descoberta pelos pesquisadores é muito parecida com outra rede identificada no ano passado, responsável pelo autismo. Segundo os cientistas, isso pode ser explicado pelo fato de que mutações nos mesmos genes podem desencadear doenças diferentes. “Gosto de fazer uma analogia com os freios de carros. Diferentes falhas mecânicas nos mecanismos do freio pode ter consequências muito distintas em sua função”, diz Vitkup.
O pesquisador prevê que ainda devem ser descobertos muitos genes envolvidos com o autismo e a esquizofrenia – provavelmente mais de 1.000 para cada doença. “Até pouco tempo, os cientistas buscavam por poucos genes responsáveis por essas condições, então a ideia de que existam centenas de genes envolvidos é uma grande mudança nesse pensamento”, diz o pesquisador.
.
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/pesquisadores-identificam-rede-de-genes-relacionada-com-a-esquizofrenia
Médicos conseguem se comunicar com paciente em estado vegetativo por meio de ressonância magnética
Depois de sofrer um acidente automobilístico 12 anos atrás, o canadense Scott Routley entrou em coma e, quando despertou, estava em estado vegetativo. Como acontece com outros pacientes nessa situação, Routley se tornou incomunicável, pois os danos em seu cérebro o impediam de emitir sons ou realizar gestos.
Recentemente, porém, uma equipe de médicos foi capaz de quebrar essa barreira: usando uma máquina de ressonância magnética, eles monitoraram o cérebro de Routley e, depois de perguntar ao paciente se ele estava com dor, observaram uma reação em seus neurônios, traduzida (depois de vários experimentos de “calibragem”) como um “não”.
“Scott tem demonstrado que tem uma mente consciente, pensante”, conta o neurologista Adrian Owen. “Nós o escaneamos diversas vezes e seus padrões de atividade cerebral mostram que ele está claramente escolhendo responder nossas questões. Nós acreditamos que ele sabe quem é e onde está”.
Para Owen, foi algo revolucionário. “Perguntar a um paciente algo importante para ele tem sido nossa meta por anos”, destaca. “No futuro, poderíamos perguntar o que fazer para melhorar sua qualidade de vida. Poderia ser algo simples, como entretenimento ou momentos de higiene ou alimentação”.
O sucesso desse procedimento coloca em dúvida a ideia de que pacientes em estado vegetativo perdem totalmente o “contato” com o mundo. “Eu fiquei impressionado e maravilhado porque ele foi capaz de mostrar essas respostas cognitivas”, diz o neurologista Bryan Young, que acompanha Routley há uma década. “Ele tinha a figura clínica de um paciente vegetativo típico, e não mostrava qualquer movimento espontâneo que parecesse significativo”.
Experimentos similares com outros pacientes, contudo, mostraram que poucos conseguem se comunicar usando apenas a atividade cerebral – um em cada cinco, de acordo com estudo feito por Owen e publicado em 2010. Ainda assim, as portas para novas possibilidades de comunicação com pacientes “inalcançáveis” estão mais abertas.
.
http://hypescience.com/medicos-conseguem-se-comunicar-com-paciente-em-estado-vegetativo-por-meio-de-ressonancia-magnetica/
Matéria escura é finalmente encontrada; está em todos os lugares
Pela primeira foi revelado onde está a matéria escura do espaço. Um grupo de físicos japoneses revelou onde está ela está, mas não o que ela é. Ao que parece, a misteriosa substância está em quase toda parte, espalhada por todo o espaço intergaláctico e forma uma rede abrangente de matéria.
A matéria escura é invisível: ela não interage com a luz, por isso os astrônomos não conseguem vê-la. Até o momento, ela só foi observada indiretamente através da força gravitacional que exerce. Baseados na interação gravitacional, os cientistas têm inferido que a matéria escura constitui 22% da matéria-energia do universo, enquanto a matéria detectável comum constitui apenas 4,5%.
Shogo Masaki e seus colegas usaram simulações de computador para modelar os últimos dados observados de 24 milhões de galáxias. Ao determinar como a luz das galáxias se inclinava um pouco ao passar pelo espaço na rota até a Terra – um efeito conhecido como lente gravitacional – os pesquisadores foram capazes de achar a localização da matéria escura.
Um estudo detalhado sobre o assunto foi publicado no Astrophysical Journal na última sexta-feira, dia 10 de fevereiro. O modelo mostra que a matéria escura se estende de cada galáxia distante para o espaço intergaláctico, sobrepondo-se a matéria escura das galáxias adjacentes para formar uma teia difusa que envolve todo o universo.
Na verdade, “o espaço intergaláctico” é um equívoco. A pesquisa mostra que as galáxias não estão contidas em regiões com margens bem definidas e são separadas umas das outras por milhões de anos-luz. Em vez disso, elas são compostos de um amontoado de massa central, visível e rodeados por uma rede de matéria escura que se estende de forma organizada no meio do caminho até a galáxia vizinha.
Além disso, o que chamamos de “galáxias” são apenas os picos desta distribuição de matéria contínua, explicaram os pesquisadores.
O grupo de pesquisadores mapeou a distribuição da matéria escura sobre uma distância de 100 milhões de anos-luz a partir do centro de cada galáxia. Eles observaram que a distribuição da matéria nunca é aleatória ou uniforme, mas é bem organizada.
Inúmeras pesquisas de matéria escura estão sendo realizadas em todo o mundo. Os cientistas suspeitam que o material consiste em indescritível WIMPs (“partícula massiva que interage fracamente”), partículas que são muitas vezes mais pesadas do que prótons e só interagem através da gravidade e da força nuclear fraca. [MSN]
.
http://hypescience.com/materia-escura-e-finalmente-encontrada-esta-em-todos-os-lugares/
Matemáticos incluem matéria e energia escuras nas equações de Einstein
Dois matemáticos, Showhong Wang, professor do Departamento de Matemática da Universidade de Indiana (EUA) e Tian Ma, professor na Universidade Sichuan (China), apresentaram um trabalho científico que altera as equações de Einstein que descrevem a gravidade, sugerindo que a lei da conservação de momento e energia no espaço-tempo só tem valor quando matéria, matéria escura e energia escura são levadas em conta.
Segundo o trabalho, para levar em conta estes fatores é preciso um novo conjunto de equações de campo gravitacional, que leva em conta um novo tipo de energia causada pela distribuição não uniforme da matéria no universo.
Esta nova energia pode ser tanto positiva quanto negativa, e a energia total no espaço-tempo é conservada. A densidade desta energia é alterada conforme as galáxias se movem e a matéria se redistribui, afetando todas as partes do universo como um campo.
Segundo o professor Wang, quando esta energia tem valor negativo, ela produz atração, e quando tem valor positivo, ela produz uma força de repulsão, fundamentalmente diferente das quatro forças conhecidas – gravidade, eletromagnetismo, interação fraca e interação forte.
Desta forma, esta nova energia e as novas equações de campo compõe uma teoria unificada para matéria escura e energia escura, que até agora têm sido consideradas coisas totalmente diferentes, e representariam “a soma da densidade de energia potencial escalar e da energia de acoplamento entre o tensor de energia-momento e o campo potencial escalar”. A parte negativa da soma representa a matéria escura, que produz atração, e a parte positiva representa a energia escura, que está acelerando a expansão do universo.
O trabalho representa uma complementação das equações de Einstein, que, quando fez seu trabalho de relatividade, não tinha ideia da matéria escura ou da energia escura, ou mesmo de que o universo estava em expansão.
O professor Kevim Zumbrun, chefe do Departamento de Matemática da Universidade de Indiana em Bloomington (EUA), disse que a princípio a nova teoria faz sentido. Mas, apesar de matematicamente correta, ela ainda precisa passar pelo teste da experimentação.
Além de alterar as equações da gravidade de Einstein, as novas equações de campo também levam a uma nova fórmula para a força gravitacional newtoniana, uma em que a matéria escura tem um papel importante na escala entre 1.000 e 1.000.000 de anos-luz, mas menos importante em escalas maiores (mais de 10 milhões de anos-luz), onde a energia escura é mais importante.
Se você não tem medo de equações e gosta de calcular integrais de tensores no café da manhã, o trabalho dos professores de matemática pode ser encontrado gratuitamente no arXiv, com o título “Gravitational Field Equations and Theory or Dark Energy and Dark Matter” (“Equações de Campo Gravitacional e Teoria da Energia Escura e Matéria Escura”, em tradução livre).[Science Daily,arXiv, Universidade de Indiana]
.
http://hypescience.com/matematicos-propoe-teoria-que-inclui-materia-e-energia-escuras-nas-equacoes-de-einstein/
Cientistas descobrem que conseguimos resolver equações matemáticas e ler subconscientemente
Seu cérebro pode ler e fazer contas de matemática sem você saber. Já era conhecido o fato que as pessoas podiam ler palavras isoladas mesmo enquanto a mente está em outro lugar. Agora, pesquisadores descobriram que somos capazes de ler e compreender frases inteiras e até mesmo solucionar equações matemáticas enquanto nossa mente consciente está ocupada pensando em outras coisas.
Cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel), liderados pelo professor Ran Hassin, fizeram uma série de experimentos e demonstraram que funções relacionadas com o pensamento humano, como leitura e resolução de equações, não exigem necessariamente consciência. Para os pesquisadores, há uma ligação indiscutível entre o consciente e o subconsciente, e os produtos da inteligência humana podem funcionar a partir do trabalho de ambos.
Para chegar a essas conclusões, a equipe usou uma técnica conhecida como Continues Flash Suppression (Supressão Contínua do Flash). Com ela, é possível apresentar informações para a parte subconsciente da mente dos indivíduos.
A técnica envolve a exibição de informações para um dos olhos da pessoa, enquanto, simultaneamente, o outro olho visualiza imagens coloridas. As imagens coloridas chamam tanto a atenção que as outras informações não são notadas. Bem, ao menos conscientemente.
Em um dos testes, os voluntários receberam imagens de frases curtas com sentido e sem sentido para um dos olhos. Depois, eles tinham que dizer as frases que lembravam. Os pesquisadores descobriram que os voluntários eram mais capazes de lembrar as frases sem sentido do que as outras, indicando que eles tinham as compreendido subconscientemente.
Em um segundo exercício, as informações mostradas aos voluntários foram equações matemáticas simples. Os pesquisadores perceberam que as pessoas davam respostas rápidas do resultado da equação que havia sido mostrada, enquanto eles viam imagens coloridas conjuntamente.
A pesquisa sugere que as pessoas podem não estar cientes da quantidade de informações que a mente subconsciente processa enquanto estamos com a cabeça em outro lugar. E também mostra que temos muito a aprender sobre o nosso próprio subconsciente. [MedicalXpress/Healthline]
.
http://hypescience.com/cientistas-descobrem-que-conseguimos-resolver-equacoes-matematicas-e-ler-subconscientemente/
sábado, 17 de novembro de 2012
Mais de 170 países selam compromisso antitabaco em fórum da OMS
Representantes de 176 países traçaram as prioridades para o controle do tabagismo no mundo todo, desde o aumento de preços até o combate do tráfico ilegal, no fórum bienal antitabaco da Organização Mundial da Saúde (OMS), concluído neste sábado em Seul.
Após seis dias de intensas sessões, a Conferência das Partes do Congresso Mundial para o Controle do Tabaco (CMCT) da OMS determinou aos governos as pautas a seguir na hora de criar políticas para reduzir o hábito de fumar, em queda nos países desenvolvidos, mas em pleno auge nos emergentes.
As partes "declaram sua determinação de apoiar regional, nacional e internacionalmente, iniciativas multisetoriais e coordenadas para o controle do tabaco", para o que deverão "mobilizar os recursos financeiros e técnicos necessários", segundo a Declaração de Seul, adotada hoje ao término do evento.
Um dos principais avanços da Conferência das Partes do CMCT é a convocação aos governos para endurecer suas políticas fiscais sobre o tabaco.
"Auxiliar os governos para que formulem políticas tributárias rigorosas, que incluam o aumento de impostos gerais, é a forma mais direta de reduzir o uso do tabaco", afirmou Laurent Huber, diretor da Aliança para o Convênio Marco, entidade que coordena as organizações de apoio ao CMCT.
Os países-membros também declaram "sua determinação de não permitir interferência alguma da indústria do tabaco para desacelerar ou prevenir o desenvolvimento e aplicação de medidas de controle" sobre este produto, segundo a Declaração de Seul.
O protocolo obriga as 176 nações integrantes do CMCT, que representam 90% da população mundial, a estabelecer em cinco anos diversas medidas, como a implantação de um sistema eficaz de licenças sobre a produção e distribuição de tabaco, mecanismos de acompanhamento e sanções aos infratores.
A OMS calcula o número de fumantes no mundo em mais de 1,2 bilhões de pessoas, aproximadamente um terço da população maior de 15 anos, e considera que o tabaco causa de forma direta e indireta seis milhões de mortes anuais.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6310209-EI294,00-Mais+de+paises+selam+compromisso+antitabaco+em+forum+da+OMS.html
Astrônomos descobrem galáxia mais distante no Universo
Astrônomos descobriram a galáxia mais distante já identificada no Universo, cuja luz viajou 13,3 bilhões anos para chegar à Terra, anunciou nesta sexta-feira o site do Telescópio Espacial Hubble.
Batizada de "MACS0647-JD", a decana das galáxias nasceu 420 milhões de anos depois do Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo, quando nosso Universo tinha apenas 3% de sua idade atual (13,7 bilhões de anos). Isto significa que a galáxia recém-descoberta teria nascido quando nosso Universo tinha apenas 3% de sua atual idade (13,7 bilhões de anos).
Esta descoberta só foi possível graças à combinação dos poderosos telescópios Spitzer e Hubble, indicou o comunicado. Ainda assim, os astrônomos teriam visto apenas fogo, se não tivessem recorrido ao zoom mais poderoso disponível, um fenômeno chamado de "lente gravitacional", proporcionado pelo espaço e que foi teorizado por Albert Einstein.
Há quase um século, Einstein previu em sua teoria da relatividade, que objetos de grande massa, como um conjunto de galáxias, teriam um campo gravitacional tão forte que conseguiram desviar os raios de luz. E, às vezes, esta deformação funciona como uma lupa gigante, ampliando a imagem percebida por um observador situado do outro lado.
Foi um telescópio cósmico deste tipo que permitiu detectar esta nova galáxia, segundo o comunicado, indicando que a luz da galáxia apareceu nos telescópios dos astrônomos com uma intensidade e brilho consideravelmente superior ao original. Sem o efeito dessa lupa cósmica, a MACS0647-JD, que é muito pequena, jamais teria sido detectada. "Sem essa amplificação, observar essa galáxia teria sido uma proeza hercúlea", enfatizou Marc Postman, um dos chefes da pesquisa.
A galáxia parece tão pequena nas imagens captadas que os cientistas acreditam que se trata das primeiras etapas de formação de uma galáxia. Segundo as primeiras observações, seu diâmetro é de apenas 600 anos-luz, o que não é quase nada comparado com o diâmetro da Via Láctea, que é de 150 mil anos-luz.
"Este objeto pode ser um dos muitos blocos de construção de uma galáxia", explicou o cientista Dan Coe, do Space Telescope Science Institute e autor principal do estudo sobre esta descoberta, que será publicada em dezembro, no The Astrophysical Journal.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6305332-EI301,00-Astronomos+descobrem+galaxia+mais+distante+no+Universo.html
Vida alienígena será descoberta em 20 anos, diz astrônomo
O astrônomo americano Edwin Bergin afirmou em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, publicada neste sábado, que os primeiros indícios concretos de vida fora da Terra serão encontrados nos próximos 20 anos. Para ele, o desenvolvimento de novas tecnologias para telescópios possibilitará detectar a presença de água e ozônio em planetas distantes.
"Acredito que nós estamos próximos de inferir a possível presença de vida", afirmou o professor da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. De acordo com Bergin, o estudo de seres que vivem em ambientes inóspitos da Terra dá "esperanças" de que a vida possa ser versátil também em outros planetas.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6310084-EI301,00-Vida+alienigena+sera+descoberta+em+anos+diz+astronomo.html
Imprensa mundial repercute pena de Dirceu, 'braço-direito de Lula'
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que fixou a pena do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu em 10 anos e 10 meses de prisão repercutiu na imprensa mundial nesta segunda-feira. Em seu site, a rede de TV britânica BBC destaca que a condenação de membros do alto escalão do governo "é vista por muitos no Brasil como prova de que os políticos não são mais imunes à punição".
Referindo-se a Dirceu como "principal assessor" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a BBC cita que a pena imposta pelo Supremo implica que Dirceu provavelmente tenha que passar algum tempo na prisão, em vez de cumprir toda a sentença em regime semiaberto. "José Dirceu foi considerado culpado por organizar um esquema ilegal que usou recursos públicos para pagar a parlamentares aliados por seu apoio político", diz a reportagem.
Em sua versão digital, o jornal americano Washington Post afirmou que Dirceu era o "todo-poderoso chefe de gabinete" do governo Lula, mas foi condenado por "orquestrar um esquema de suborno baseado em 'dinheiro-por-votos', para angariar apoio às propostas do presidente no Congresso". O texto, assinado pela agência de notícias Associated Press, aponta que o julgamento é visto como marco da luta por um governo menos corrupto no País.
Já o canal americano de TV Fox News publicou, em seu site, notícia da agência EFE que destaca o fato de o "braço-direito de Lula" ter sido sentenciado à prisão. O texto também cita José Genoino, "co-fundador do PT que participou da resistência armada à ditadura militar, que recebeu pena de 6 anos e 11 meses de prisão".
Condenação
Ex-ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu foi condenado nesta segunda-feira, pelo STF, a 10 anos e 10 meses de prisão, além de 260 dias-multa, que totalizam R$ 676 mil. A punição, que considera os delitos de formação de quadrilha e corrupção de parlamentares no início do governo Lula, ainda pode ser alterada até o fim do julgamento.
Com exceção da pena aplicada a José Genoino, que ficou abaixo dos 8 anos, os demais réus terão de cumprir suas punições em regime fechado. No entanto, levando em conta a progressão do regime, José Dirceu deverá ficar preso por 1 ano e 9 meses, o equivalente a um sexto da pena total. Delúbio Soares, por sua vez, deverá cumprir pelo menos 1 ano e 5 meses em regime fechado.
O mensalão do PT
Em 2007, o STF aceitou denúncia contra os 40 suspeitos de envolvimento no suposto esquema denunciado em 2005 pelo então deputado federal Roberto Jefferson (PTB) e que ficou conhecido como mensalão. Segundo ele, parlamentares da base aliada recebiam pagamentos periódicos para votar de acordo com os interesses do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Após o escândalo, o deputado federal José Dirceu deixou o cargo de chefe da Casa Civil e retornou à Câmara. Acabou sendo cassado pelos colegas e perdeu o direito de concorrer a cargos públicos até 2015.
No relatório da denúncia, a Procuradoria-Geral da República apontou como operadores do núcleo central do esquema José Dirceu, o ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares e o ex- secretário-geral Silvio Pereira. Todos foram denunciados por formação de quadrilha. Dirceu, Genoino e Delúbio respondem ainda por corrupção ativa.
Em 2008, Sílvio Pereira assinou acordo com a Procuradoria-Geral da República para não ser mais processado no inquérito sobre o caso. Com isso, ele teria que fazer 750 horas de serviço comunitário em até três anos e deixou de ser um dos 40 réus. José Janene, ex-deputado do PP, morreu em 2010 e também deixou de figurar na denúncia.
O relator apontou também que o núcleo publicitário-financeiro do suposto esquema era composto pelo empresário Marcos Valério e seus sócios (Ramon Cardoso, Cristiano Paz e Rogério Tolentino), além das funcionárias da agência SMP&B Simone Vasconcelos e Geiza Dias. Eles respondem por pelo menos três crimes: formação de quadrilha, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
A então presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, e os diretores José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório foram denunciados por formação de quadrilha, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro. O publicitário Duda Mendonça e sua sócia, Zilmar Fernandes, respondem a ações penais por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O ex-ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) Luiz Gushiken é processado por peculato. O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato foi denunciado por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) responde a processo por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia inclui ainda parlamentares do PP, PR (ex-PL), PTB e PMDB. Entre eles o próprio delator, Roberto Jefferson.
Em julho de 2011, a Procuradoria-Geral da República, nas alegações finais do processo, pediu que o STF condenasse 36 dos 38 réus restantes. Ficaram de fora o ex-ministro da Comunicação Social Luiz Gushiken e o irmão do ex-tesoureiro do Partido Liberal (PL) Jacinto Lamas, Antônio Lamas, ambos por falta de provas.
A ação penal começou a ser julgada em 2 de agosto de 2012. A primeira decisão tomada pelos ministros foi anular o processo contra o ex-empresário argentino Carlos Alberto Quaglia, acusado de utilizar a corretora Natimar para lavar dinheiro do mensalão. Durante três anos, o Supremo notificou os advogados errados de Quaglia e, por isso, o defensor público que representou o réu pediu a nulidade por cerceamento de defesa. Agora, ele vai responder na Justiça Federal de Santa Catarina, Estado onde mora. Assim, restaram 37 réus no processo.
.
http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/julgamento-do-mensalao/noticias/0,,OI6295242-EI20760,00-Imprensa+mundial+repercute+pena+de+Dirceu+bracodireito+de+Lula.html
Mensalão: associações de juízes defendem STF de críticas do PT
Entidades de classe de juízes saíram em defesa do Supremo Tribunal Federal (STF) diante das críticas do PT sobre o julgamento do mensalão. As posições foram divulgadas nesta sexta-feira, em notas públicas, pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).
As entidades argumentam que as manifestações do PT são legítimas, mas não fazem jus ao STF, especialmente porque a maioria dos ministros foi indicada pelo próprio partido - já que os ministros são nomeados pela Presidência da República - e está atuando com independência.
Para o presidente da Ajufe, Nino Toldo, o inconformismo diante das penas é compreensível dentro do contexto do julgamento. "Por esta razão, a crítica do PT deve ser recebida como expressão de inconformismo, no exercício da liberdade de expressão. Nada mais do que isso."
A Anamatra alega que o STF aceitou todos os tipos de recurso - "até os sem cabimento algum" - e classifica como uma conquista para a sociedade a teorização das responsabilidades sobre os crimes do "colarinho branco". A entidade ainda defende que o mesmo rigor seja aplicado a todos os casos de corrupção, e finaliza a nota, defendendo a valorização da magistratura.
"Ao contrário de falsas expectativas, os magistrados integrantes do Supremo Tribunal Federal deram provas - todos eles - de honradez e correção durante o julgamento da AP 470 (ação penal), adstritos, cada um, aos limites de suas consciências e das provas dos autos, e nada mais que isso", destaca o presidente da Anamatra, Renato Henry Sant'Anna.
O mensalão do PT
Em 2007, o STF aceitou denúncia contra os 40 suspeitos de envolvimento no suposto esquema denunciado em 2005 pelo então deputado federal Roberto Jefferson (PTB) e que ficou conhecido como mensalão. Segundo ele, parlamentares da base aliada recebiam pagamentos periódicos para votar de acordo com os interesses do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Após o escândalo, o deputado federal José Dirceu deixou o cargo de chefe da Casa Civil e retornou à Câmara. Acabou sendo cassado pelos colegas e perdeu o direito de concorrer a cargos públicos até 2015.
No relatório da denúncia, a Procuradoria-Geral da República apontou como operadores do núcleo central do esquema José Dirceu, o ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares e o ex- secretário-geral Silvio Pereira. Todos foram denunciados por formação de quadrilha. Dirceu, Genoino e Delúbio respondem ainda por corrupção ativa.
Em 2008, Sílvio Pereira assinou acordo com a Procuradoria-Geral da República para não ser mais processado no inquérito sobre o caso. Com isso, ele teria que fazer 750 horas de serviço comunitário em até três anos e deixou de ser um dos 40 réus. José Janene, ex-deputado do PP, morreu em 2010 e também deixou de figurar na denúncia.
O relator apontou também que o núcleo publicitário-financeiro do suposto esquema era composto pelo empresário Marcos Valério e seus sócios (Ramon Cardoso, Cristiano Paz e Rogério Tolentino), além das funcionárias da agência SMP&B Simone Vasconcelos e Geiza Dias. Eles respondem por pelo menos três crimes: formação de quadrilha, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
A então presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, e os diretores José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório foram denunciados por formação de quadrilha, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro. O publicitário Duda Mendonça e sua sócia, Zilmar Fernandes, respondem a ações penais por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O ex-ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) Luiz Gushiken é processado por peculato. O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato foi denunciado por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) responde a processo por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia inclui ainda parlamentares do PP, PR (ex-PL), PTB e PMDB. Entre eles o próprio delator, Roberto Jefferson.
Em julho de 2011, a Procuradoria-Geral da República, nas alegações finais do processo, pediu que o STF condenasse 36 dos 38 réus restantes. Ficaram de fora o ex-ministro da Comunicação Social Luiz Gushiken e o irmão do ex-tesoureiro do Partido Liberal (PL) Jacinto Lamas, Antônio Lamas, ambos por falta de provas.
A ação penal começou a ser julgada em 2 de agosto de 2012. A primeira decisão tomada pelos ministros foi anular o processo contra o ex-empresário argentino Carlos Alberto Quaglia, acusado de utilizar a corretora Natimar para lavar dinheiro do mensalão. Durante três anos, o Supremo notificou os advogados errados de Quaglia e, por isso, o defensor público que representou o réu pediu a nulidade por cerceamento de defesa. Agora, ele vai responder na Justiça Federal de Santa Catarina, Estado onde mora. Assim, restaram 37 réus no processo.
.
http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/julgamento-do-mensalao/noticias/0,,OI6307250-EI20760,00-Mensalao+associacoes+de+juizes+defendem+STF+de+criticas+do+PT.html
Israel bombardeia sede do governo do Hamas em Gaza
Ataques israelenses destruíram a sede do governo do Hamas neste sábado. O edifício foi visitado horas antes pelo premiê egípcio Hisham Qandil, que está na região para negociar a paz.
"Atacamos esta noite a sede de Ismail Haniyeh no norte da Faixa de Gaza", confirmou à Agência Efe um porta-voz militar israelense.
Outro alvo foi uma delegacia da Polícia do Hamas, informou a agência de notícias palestina Ma''an, que elevou a 31 o número de palestinos mortos e a 280 o balanço de feridos desde o início da operação militar, na última quarta-feira.
Em Gaza foi possível ouvir um intenso bombardeio entre 4h e 5h (horário local). Segundo a Ma''an, 30 civis foram feridos em ataques contra o campo de refugiados de Bureij, onde a Força Aérea israelense bombardeou uma mesquita e a casa de um miliciano do Hamas.
Durante a noite, as milícias palestinas seguiram lançando foguetes contra o território israelense, um dos quais matou na terça-feira três civis israelenses.
Dois projéteis caíram sobre a região do Conselho de Ashkelon, um na área de Sderot e outro na de Shaar Negev, sem deixar vítimas, informou a versão digital do diário israelense "Yedioth Ahronoth".
O gabinete de Israel sinalizou a possibilidade de invadir a Faixa de Gaza por terra após autorizar, nesta sexta-feira, a mobilização de até 75 mil reservistas, depois que militantes palestinos atacaram pela primeira vez em décadas os arredores de Jerusalém com um foguete e dispararam contra Tel Aviv pelo segundo dia.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6309699-EI308,00-Israel+bombardeia+sede+do+governo+do+Hamas+em+Gaza.html
Estudo analisa cérebro de médiuns brasileiros em transe
Os cérebros de médiuns brasileiros mostraram transtornos de funcionamento durante sessões nas quais, em transe, escreviam mensagens supostamente ditadas por "espíritos", segundo um artigo divulgado nesta sexta-feira pela revista Public Library of Sciences.
A pesquisa foi feita por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Thomas Jefferson, da Filadélfia, para determinar os fluxos de sangue em diferentes regiões do cérebro durante os transes.
Os pesquisadores estudaram o comportamento de dez médiuns que, segundo o artigo, tinham entre 15 e 47 anos de psicografia, realizando-a até 18 vezes por mês.
Todos eles, indicou o estudo, eram destros, gozavam de boa saúde mental, não usavam psicotrópicos e indicaram que eram capazes de alcançar seu estado de transe durante a tarefa psicográfica.
Os pesquisadores usaram tomografia computadorizada por emissão de fótons únicos para a observação das áreas ativas e inativas durante a prática.
"Se sabe que as experiências espirituais afetam a atividade cerebral. Mas a resposta cerebral à mediunidade recebe pouca atenção científica e, a partir de agora, devem ser feitos novos estudos", sustentou Andrew Newberg, diretor de pesquisa do Myrna Brind Center of Integrative Medicine, que colaborou neste trabalho com o psicólogo clínico Júlio Peres, do Instituto de Psicologia da USP.
Os cientistas observaram que os médiuns mais experientes mostravam durante a psicografia níveis mais baixos de atividade no hipocampo esquerdo (sistema límbico), no giro temporal superior e no giro pré-central direito no lóbulo frontal.
As áreas do lóbulo frontal estão ligadas ao raciocínio, ao planejamento, à geração de linguagem, aos movimentos e à solução de problemas, pelo que os pesquisadores acreditam que durante a psicografia ocorre uma ausência de percepção de si mesmo e de consciência.
Por outro lado, os médiuns com menos experiência mostraram o oposto: níveis maiores de ativid
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6308306-EI8147,00-Estudo+analisa+cerebro+de+mediuns+brasileiros+em+transe.html
sexta-feira, 16 de novembro de 2012
Asherah, a deusa cananéia e o desenvolvimento do Monoteísmo
Ative a legenda para o Português !!!
Asherah, the Canaanite Goddess & the Development of Monotheism
Darwin no Rio de Janeiro !!!
Charles Darwin no Rio de Janeiro:
Charles Darwin nasceu em Shrewbury em 1809, aos 22 anos,em 1831, depois de se formar em Edinburgh e em Cambridge, iniciou a grande viagem de sua vida rumo à América do Sul, a bordo do HMS Beagle, viagem financiada pela Marinha Inglesa.
No dia 20 de fevereiro, a embarcação alcançou o arquipélago de Fernando de Noronha. Darwin descreveu o lugar da seguinte maneira:
“Tanto quanto pude observar, durante as poucas horas em que estive nesse lugar, a constituição dessa ilha é vulcânica, embora, provavelmente, não de época recente. A característica mais notável é uma colina cônica, de aproximadamente 1.000 pés de altura, cuja parte superior é extremamente íngreme e que se projeta sobre sua base, de um lado.”
Charles Darwin ainda observou a cobertura florestal da ilha que, em virtude da aridez do clima, não se tornou com aparência exuberante. Entre os dias 4 e 5 de abril de 1832, Darwin chegou ao Rio de Janeiro, resolveu acompanhar um inglês proprietário de Terras situadas ao norte de Cabo Frio. Num grupo de sete pessoas, cruzaram as montanhas atrás da Praia Grande (Niterói), Darwin sentiu admirado com a intensidade das cores do céu e das águas calmas da Baía de Guanabara. Depois de descortinar alguns campos cultivados, entrou numa floresta, passou por um vilarejo chamado Itacaia, e logo que a Lua surgiu foram em direção à Lagoa Maricá, onde pernoitariam. Nesse trecho haviam seguido à cavalo.
A estada utilizada emaranhava-se e atravessava uma área deserta de pântanos e lagunas. No dia 9 de abril, ainda seguiam pela estrada que atravessava uma planície estreita e arenosa, entre o mar e as lagunas salgadas habitadas por aves ribeirinhas (garças-reais e os grous), o ambiente ainda possuía a presença de árvores atrofiadas cobertas por plantas parasitas. Darwin e seu grupo ainda almoçariam em Mandetiba.
Porém, ao observar o modo das vendas encontradas no caminho, Darwin criticou a má educação de seus proprietários, a ausência de conforto, higiene e de utensílios como colher e garfos. Mas, sentiu-se bem recebido em Campos Novos, onde fartou-se com arroz, aves, biscoitos, vinho, peixe e café.
Em 14 de abril, Darwin e o seu grupo alcançaram o Rio Macaé, descrito como a última região cultivada, em sua observação, Charles Darwin ainda descreve:
“Levando-se em conta a vasta extensão do Brasil, a proporção de área cultivada é irrelevante comparada ao que resta em estado de natureza: no futuro, que imensa população esse país comportará.”
Em todo o resto de sua permanência no Rio de Janeiro, ainda conheceria outros vilarejos e cidades, na capital residiu num chalé na Baía de Botafogo. No Rio de Janeiro, limitou-se a observar os animais invertebrados, mais notadamente, o gênero Planária que encontraria em terra seca. Numa outra ocasião, partindo em direção à montanha da Gávea, penetrou no interior de uma floresta, numa altura de 500 ou 600 pés, onde pode observar uma visão panorâmica do Rio de Janeiro. Anos depois, em 1859, Charles Darwin publicaria a obra que o deixaria famoso no meio científico, “A Origem das Espécies”, considerada um suporte científico por filósofos e cientistas alemães e, posteriormente, de outros países, mas que também enfrentaria a oposição de outros teóricos.
Fontes:
Livro “O Beagle na América do Sul – Darwin, Charles. Ed. Paz e Terra. São Paulo. 1996.
Livro “Miranda Azevedo e o Darwinismo no Brasil” – Alves Ferreira Coccichio, Terezinha. Ed. Unesp e Ed. USP. São Paulo. 1988.
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
Empresa treina ratos para detectar explosivos em aeroportos
Uma empresa israelense desenvolveu uma técnica nova para detectar explosivos e drogas, baseada no olfato de ratos treinados. De acordo com o diretor da Bioexplorers, Israel Alva, os ratos têm um olfato tão aguçado como o dos cães, porém sua manutenção é muito mais barata e o treinamento é bem mais rápido.
Alva desenvolveu um mecanismo que tem a mesma aparência dos aparelhos para detectar metais utilizados nos aeroportos, mas, em vez de raio-X, há ratos treinados que detectam cheiros suspeitos. Alva explicou à BBC Brasil que os ratos são colocados em um espécie de gaveta que fica atrás de uma parede. A pessoa a ser examinada entra em uma cabine e é submetida a uma rajada de ar que é expelida por uma espécie de ventilador. O ar, que se impregna com os odores da pessoa, entra por orifícios na parede e chega até os ratos. Ao detectar odores suspeitos, os ratos são condicionados a subir para o "andar" superior da gaveta.
"É como se, em vez de um focinho (de cachorro), tivéssemos oito focinhos examinando a pessoa ou o objeto", disse Alva e explicou que, em cada gaveta, são colocados oito ratos.
Sinal vermelho
Quando mais de três ratos reagem positivamente ao cheiro, o mecanismo é acionado indicando que há substâncias suspeitas, e uma lâmpada vermelha se acende. A partir desse momento, o trabalho passa para as forças de segurança, que irão examinar mais detalhadamente a pessoa considerada suspeita.
Quando não há nenhum cheiro suspeito, os ratos não se deslocam para a prateleira superior e se acende uma luz verde. De acordo com Alva, ratos podem ser treinados a detectar qualquer tipo de cheiro, como explosivos, drogas ou qualquer outra substância.
A empresa expôs a técnica pela primeira vez ao público durante uma conferência internacional de Segurança Nacional, que está sendo realizada nesta semana em Tel Aviv. O mecanismo com os ratos treinados tornou-se a principal atração da conferência.
Alva, que é especialista em comportamento de animais, afirma que a nova técnica não causa prejuízo à saúde das pessoas pois não as expõe a radiação alguma. Os ratos, denominados "biosensores", vivem cerca de dois anos, e são usados pela empresa durante 18 meses.
O treinamento básico dos ratos dura cerca de duas semanas, e pode-se acrescentar um número ilimitado de cheiros a serem detectados. Para cada cheiro novo, é necessário um treinamento adicional de alguns dias. Segundo Alva, a eficácia do sistema é "quase total" e há um índice "quase nulo" de alarmes falsos.
A manutenção do sistema é barata e cada gaveta deve ser aberta apenas uma vez a cada duas semanas, para a colocação de comida e água e limpeza. Alva também disse que houve questionamentos por parte de associações pelo bem-estar dos animais, mas, segundo ele, "a vida dos nossos ratos é relativamente boa".
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6298903-EI308,00-Empresa+treina+ratos+para+detectar+explosivos+em+aeroportos.html
terça-feira, 13 de novembro de 2012
Polícia israelense usa balas de borracha e gás lacrimogêneo em escola beduína (prefeito)
JERUSALÉM, 12 Nov 2012 (AFP) -A polícia israelense entrou nesta segunda-feira em uma escola de uma localidade beduína do deserto do Neguev, no sul de Israel, onde usou bombas de gás lacrimogêneo e atirou com balas de borracha, afirmou o prefeito de Bir Hadaj. Vinte e nove alunos, de oito a doze anos de idade, foram atendidos no hospital, depois de terem inalado gás lacrimogêneo, declarou à AFP o prefeito Salman Abu Hamid. Pouco tempo depois, as crianças foram liberadas. A polícia israelense desmentiu essas acusações, reconhecendo que houve incidentes a 300 metros da escola, quando seus agentes, que acompanhavam representantes do Ministério do Interior que tinham ido inspecionar construções realizadas sem permissão, enfrentaram manifestantes. "Altos funcionários do Ministério do Interior (...) acompanhados da polícia, entraram na localidade para seguir ordens de demolição (de casas), provocando choques e pedradas", afirmou Abu Hamid. "A polícia usou bombas de gás lacrimogêneo e entrou na escola", acrescentou. Uma porta-voz do centro médico de Soroka, na cidade vizinha de Beersheva, confirmou à AFP que 29 alunos tinham inalado gás lacrimogêneo e deram entrada no local, onde foram atendidos. mab-sah-tg-agr/dm
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6295350-EI294,00-Policia+israelense+usa+balas+de+borracha+e+gas+lacrimogeneo+em+escola+beduina+prefeito.html
Jihadista convoca destruição de Esfinge e Pirâmides do Egito
Um líder jihadista egípcio convocou a população muçulmana para destruir a Esfinge e as Pirâmides de Gizé, informa o site árabe Al Arabiya. Murgan Salem al-Gohary, que afirma ter ligações com o Talibã, pediu que os egípcios repetissem o que foi feito no Afeganistão, quando estátuas de Buda foram removidas após a chegada dos fundamentalistas ao poder.
"Todos os muçulmanos devem aplicar os ensinamentos do Islã e remover tais ídolos, como nós fizemos no Afeganistão quando destruímos as estátuas de Buda", disse Gohary no sábado em entrevista a um canal privado amplamente assistido por egípcios e árabes, segundo a Al Arabiya. "Alá ordenou que o profetá Maomé destruísse ídolos".
Em resposta aos comentários de Gohary, o vice-presidente do Ennahda, partido governista da Tunísia, ligou para o programa e afirmou que o histórico comandante militar muçulmano Amr ibn al-Aas optou por deixar as construções ancestrais intactas quando conquistou o Egito. "Então quem é você para fazer isso?", perguntou Sheikh Abdel Fattah Moro. "O Profeta destruiu ídolos porque as pessoas os veneravam, mas ninguém venera a Esfinge e as Pirâmides".
Gohary, 50 anos, é conhecido no Egito por defender a violência. Ele já foi sentenciado duas vezes à prisão durante o regime do ex-presidente Hosni Mubarak. Uma das sentenças o condenava à prisão perpétua, mas ele foi libertado por uma ordem judicial após a queda do antigo regime.
Seus comentários foram feitos um dia após milhares de ultraconservadores religiosos egípcios se reunirem na Praça Tahrir para pedir a aplicação da Sharia (lei islâmica) à nova Constituição do país.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6293758-EI17615,00-Jihadista+convoca+destruicao+de+Esfinge+e+Piramides+do+Egito.html
Austrália: arcebispo diz que imprensa "exagera" em casos de pedofilia
Autoridade máxima da Igreja Católica na Austrália, o Cardeal George Pell, da Arquidiocese de Sydney, convocou entrevista nesta terça-feira para defender a religião de acusações de abuso sexual a crianças. George acusou a imprensa de fazer "campanha" contra os católicos, com fatos "exagerados". As informações são do jornal Sydney Morning Herald.
Com um dossiê em mãos, o religioso pediu a oportunidade de provar que não ajudou a encobrir casos de pedofilia envolvendo padres. "Estou pronto para cooperar totalmente. É uma grande oportunidade de ajudar as vítimas e desfazer exageros, separando fatos da ficção", afirmou.
"A Igreja Católica se esforça para apurar os casos e considera importante a investigação da polícia. Ficará provado que as denúncias são exageradas. Há uma campanha persistente da imprensa para atacar a Igreja nesse caso. Uma pergunta a ser feita é se é positivo para as vítimas esse furor da imprensa. A busca por justiça é um direito de todos", declarou Pell.
Na última segunda-feira, a premiê australiana Julia Gillard anunciou uma comissão para apurar casos de pedofilia cometidos por padres no país, após a polícia divulgar escândalo de abuso sexual de menores em uma escola católica no oeste de Sydney.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI6295804-EI17616,00-Australia+arcebispo+diz+que+imprensa+exagera+em+casos+de+pedofilia.html
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)