sábado, 11 de agosto de 2012
Qualidade das fotos da Curiosity em Marte é questionada
Assim que a sonda Curiosity da Nasa pousou em Marte, na última segunda-feira, imediatamente começou a enviar fotos do planeta vermelho à Terra. Porém, para o preço de US$ 2,5 bilhões, as imagens tem menos qualidade do que o esperado - uma resolução máxima de 2 megapixels, menos que a qualidade das fotos de um iPhone -, reportou o jornal britânico Daily Mail.
Cientistas responderam às criticas explicando que existem duas razões para a qualidade das imagens não ser de 8 megapixels, como as de um iPhone. O processo de desenvolvimento do jipe e limitações na transmissão de dados interplanetários é um deles, de acordo com o gerente de projeto de câmera Mike Ravine, do Sistema de Ciência Epacial Malin (MSSS, na sigla em inglês). Segundo ele, técnicos estão trabalhando nas câmeras do robô desde 2004, e as especificações foram de uma memória de oito gigabytes, o que pode soar como bastante, mas na verdade não é muito considerando que a missão da sonda terá dois anos de duração.
A outra justificativa é que uma câmera de dois megapixels produzirá imagens que são pequenas o bastante para permitir que milhares de fotos sejam armazenadas na memória. Além disso, o design da câmera foi proposto há oito anos, quando o suporte de memória não era tão grande como os de atualmente.
A Curiosity envia os dados para dois satélites que estão orbitando em Marte, para só depois enviar as informações para a Terra. A velocidade do processo é lenta. De acordo com um especialista, a chave para missões futuras será a invenção da internet intergaláctica.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6069720-EI301,00-Qualidade+das+fotos+da+Curiosity+em+Marte+e+questionada.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário