quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Fragmento de um osso de dedo decifrou código genético de um primo dos humanos modernos
.
Um pequeno fragmento de osso de dedo permitiu aos cientistas mapear o código genético dos Denisovans, um primo pouco conhecido dos seres humanos modernos.
As evidências sugerem que os Denisovans viveram na Sibéria há 50.000 anos, possuíam pele escura, cabelos e olhos castanhos. Pesquisas anteriores sugeriram que eles existiram na época dos Neandertais e teriam cruzado com a nossa própria espécie, os Homo sapiens.
A existência dos Denisovans só foi confirmada em 2010. Os cientistas fizeram a descoberta depois de estudar o DNA de um pedaço de osso de dedo e dois molares encontrados na caverna Denisova nas montanhas de Altai, sul da Sibéria.
Hoje, o mesmo grupo de pesquisadores apresentou os resultados do sequenciamento completo do genoma. Como pouco material genético foi preservado, Svante Pääbo desenvolveu um sistema de descompactar o DNA de modo que cada uma das duas cadeias possam gerar moléculas sequenciais.
Este método permitiu que a equipe gerasse uma sequência genômica extremamente completa, similar em qualidade ao que os pesquisadores conseguem em amostras nos seres humanos atuais.
Os cientistas descobriram que os Denisovans eram geneticamente mais próximos à aborígenes australianos e populações encontradas em ilhas do sul da Ásia.
Foi possível identificar 100.000 alterações no código genético humano que ocorreram após o Homo sapiens e os Denisovans se separarem no caminho da evolução.
Eles também mostraram que o DNA dos Denisovans possuíam variantes genéticas relacionadas com a pele escura, além de olhos e cabelos castanhos, nos mesmos padrões que são encontrados nos humanos atuais.
Há indícios de que os Denisovans e Neandertais surgiram a partir de uma única população que veio da África. Estima-se que os seres humanos modernos deixaram a África e colonizaram outras partes do mundo milhares de anos depois.
Com o tempo, o Homo sapiens herdou a Terra, enquanto os Neandertais e os Denisovans foram extintos.
.
http://jornalciencia.com/sociedade/diversos/2044#.UEAexrMJ9Kw.facebook
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário