domingo, 6 de janeiro de 2013
Papa diz que Reis Magos representam o povo em busca de Deus
O papa Bento XVI afirmou neste domingo que os Reis Magos representam o povo, as civilizações, as culturas e as religiões que estão "no caminho para Deus, em busca de seu reino da paz, da justiça, da verdade e da liberdade."
Após a realização da Missa da Epifania, durante a qual nomeou quatro novos bispos, entre eles, a seu secretário particular, Georg Gänswein, o Papa se assomou na janela de seu escritório no Palácio Apostólico para dirigir-se aos milhares de fiéis e peregrinos que, em um dia ensolarado o aguardavam para a reza do Angelus.
Pouco antes da missa, Bento XVI assegurou que "realizamos a Epifania do Senhor, enquanto muitas Igrejas Orientais, segundo o calendário juliano, realizam o Natal".
Essa pequena diferença - disse - na qual se sobrepõem os dois momentos, destaca "o Menino, que nasceu na humildade da gruta de Belém, e a luz do mundo (os Magos), que ilumina o caminho de todos os povos". É uma combinação - explicou - que faz pensar do ponto de vista da fé: por um lado, no Natal, diante de Jesus, vemos a fé de Maria, José e dos pastores, e hoje, na Epifania do Senhor, na fé dos Magos que vieram de Oriente para adorar o Rei dos Judeus.
O papa Ratzinger fez referência a María, "filha de Sião": um núcleo de Israel, o povo que conhece e tem fé no Deus que se revela aos patriarcas. Essa fé chega a sua plenitude em Maria, "bendita porque acreditou, o Verbo fez-se carne, Deus apareceu no mundo", disse. A fé de Maria se transforma em precedente - assegurou - e "é o modelo da fé da Igreja", povo da Nova Aliança.
Mas este povo começa a ser "universal, e isto o vemos hoje nas figuras dos Magos, que chegaram a Belém, seguindo a luz de uma estrela e os sinais das Sagradas Escrituras".
E fez alusão a São Leão Magno que assegurou: "Em um tempo lhe foi prometido a Ahraham uma inumerável descendência que seria gerada não só pela carne, mas também pela fecundidade da fé". E São Leão - lembrou o Papa - convidou "todos os povos a adorar o Criador do universo, que Deus seja conhecido não só na Judéia, mas em toda a Terra".
Nesta perspectiva - concluiu - "podemos ver também as ordenações episcopais que tive a alegria de dar esta manhã na Basílica de São Pedro: dois dos novos bispos permanecerão a serviço da Santa Sé, e os outros dois começarão a ser representantes pontifícios das duas nações". Depois do Angelus, o Papa cumprimentou os peregrinos em sete línguas.
.
http://noticias.terra.com.br/mundo/papa-diz-que-reis-magos-representam-o-povo-em-busca-de-deus,fd4152672260c310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário