terça-feira, 30 de outubro de 2012
Fotos microscópicas: barreira de proteção no cérebro ganha prêmio
A foto vencedora do concurso anual Nikon Small World foi feita pelos pesquisadores Jennifer Peters e Michael Taylor, que pela primera vez conseguiram captar a formação da barreira hematoencefálica em um animal vivo, um embrião de peixe-zebra
Foto: Nikon Small World/Jennifer Peters e Michael Taylor/BBC Brasil
.
Uma foto que mostra a formação da barreira de proteção do cérebro em um embrião de peixe foi escolhida como a vencedora do prêmio Nikon Small World 2012, que elege as melhores fotos microscópicas do ano.
A imagem vencedora foi feita pelos médicos Jennifer Peters e Michael Taylor, do hospital St. Jude Children's Research Hospital, em Memphis, Estados Unidos e, mostra a barreira hematoencefálica em um embrião de peixe-zebra.
Esta barreira é uma estrutura que atua principalmente para proteger o sistema nervoso central de substâncias químicas presentes no sangue. No total, 97 imagens do mundo todo concorreram ao prêmio. Imagens feitas por pesquisadores e outros fotógrafos que usam as técnicas da fotografia microscópicas.
A foto enviada por um brasileiro ficou entre as dez melhores, retratando a imagem de um ofiuróide feita por Alvaro Migotto, do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo.
Entre as imagens escolhidas está a foto de um câncer em um osso humano, que tirou o terceiro lugar, uma formiga carregando uma larva e embriões de um morcego.
A competição anual da Nikon procura pela excelência no trabalho em microfotrafia de pesquisadores de todo o mundo, que consigam atingir um equilíbrio entre os elementos científico e artístico nestas fotos.
.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI6265439-EI238,00-Fotos+microscopicas+barreira+de+protecao+no+cerebro+ganha+premio.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário