Os seres humanos podem resolver problemas durante o sono
.
Sonhos e evolução
Uma teoria para explicar os sonhos, ou qualquer outro comportamento humano sobre esse assunto, precisa levar em conta a evolução, disse Barrett. Muitas teorias mais antigas sobre os sonhos não abordavam a evolução, ou simplesmente a contradiziam, disse ela.
Sigmund Freud, por exemplo, propôs que os sonhos existem para satisfazer nossos desejos. Mas tal gratificação em um mundo imaginário faria pouco para nos ajudar a adaptar os nossos instintos para o mundo físico, que é um ponto-chave na evolução, disse Barrett.
Outros propuseram que os sonhos não são mais que um efeito colateral do ciclo do sono. Os sonhos ocorrem geralmente durante a fase "Rapid Eye Movement", conhecida como REM, do sono. Acredita-se que esta fase sirva para várias funções: para descansar uma parte do cérebro (uma vez que algumas áreas estão ativas, enquanto outras não estão) e repor substâncias químicas do cérebro, tais como os neurotransmissores.
Isto levou alguns a afirmarem que os sonhos acontecem simplesmente porque o sono REM acontece, disse Barrett. O psicólogo Steven Pinker comparava os sonhos aos protetores de tela de computadores, dizendo que talvez "não importe qual seja o conteúdo, desde que certas partes do cérebro estejam ativas."
A pesquisadora Barrett discorda. "Minha opinião é que a evolução não é apenas um desperdício, que as coisas evoluem para uma finalidade e que geralmente não continuam ao longo do tempo tendo a mesma finalidade sempre. Nada que não seja útil continua a ser refinado", ela disse em uma entrevista ao Live Science.
A pesquisadora também chamou a atenção para o fato de que o sono REM existe há muito tempo, desde que os mamíferos evoluíram, há 220 milhões de anos. "Quanto mais tempo uma coisa existe ao longo da história evolutiva, mais provável é que ela venha a ter outras funções sobrepostas", disse.
.
0 comentários:
Postar um comentário